
EXCLUSIVO
Por Fabiano Utrabo Merlin e Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
Quando Renè Simões aqui chegou, em 2007, veio cheio de desconfiança por parte da torcida, já que o Coritiba tinha começado o Brasileirão - Série B de 2007 meio claudicante. Pois bem, Renè conseguiu colocar o time nos eixos, com frases de efeito e cheio de psicologia para tentar levantar a moral dos atletas. E o fim da história todo mundo conhece: Coritiba campeão da Série B e, o mais importante de tudo, com lugar garantido na Primeira Divisão do Brasileiro em 2008.
Hoje em dia, Renè Simões se transformou num profissional em gestão e administração dos clubes e em um bate papo exclusivo para o COXAnautas, mostrou mais uma vez seu conhecimento e amor ao Verdão. "Há dois anos tenho andado na administração de clubes, dois gigantes, São Paulo e Vasco, os acertos e erros foram muitos. Conclui o primeiro curso de gestão, direito e marketing realizado pela FIFA aqui no Brasil e me sinto muito preparado para ser bem sucedido nesta área". Tal qual a profissão de treinador, ser manager causa desgastes também. Da sua passagem pelo Vasco, Renè teve dissabores, como falta de pagamento de salários e condições precárias de trabalho.
Dando uma pausa no trabalho de gestão e administração esportiva, Renè atendeu ao apelo do A.Goianiense para que treinasse a equipe ainda no início da temporada. "Assim que sai do Vasco atendi aos apelos do Atlético Goianiense , vieram ao Rio e ficaram alguns dias me convencendo. Assumi o time e logo percebi que o Vasco havia me desgastado muito. Pedi demissão com seis jogos, pois percebi que não poderia ajudá-los. Precisava descansar e colocar meus negócios em ordem aqui no Rio (Renè tem uma pequena rede de restaurantes no Rio de Janeiro)".
Mas é com o Coritiba que o treinador/gestor tem as ligações mais profundas. Com duas passagens pelo alviverde (teve uma rápida passagem em 2009), que inclusive renderam um livro que fala exatamente sobre o retorno para a primeira divisão na temporada de 2007, Renè fala em como aprender com os erros cometidos para poder evoluir como profissional, principalmente quando o assunto é segunda divisão. "Em 2005 tive minha primeira experiência na segunda divisão do brasileiro com o Vitória, após ganhar o campeonato Baiano de forma invicta, cometemos tantos erros que caímos para a terceira. Relato isso no meu livro, 'Do caos ao Topo', e pude, graças a esse aprendizado, não cometer os mesmos no Coritiba em 2007, subir e ser campeão".
Com tanta afinidade com o Coritiba, Renè Simões voltaria hoje para o clube? "Recebi convites de alguns clubes e avisei que só pensaria em janeiro, inclusive estou comentando na Fox aos domingos a noite, às 22 horas. Mas quando meus amigos me ligaram dai de Curitiba, nada ligado ao clube é bom que se frise, somente amigos, não pensei duas vezes e respondi que poderiam dizer que tenho interesse sim. Se for para janeiro ótimo, mas se tiver que ser agora para o meu Coxa vou correndo. No que for preciso eu estarei a disposição, não é todo dia que você pode trabalhar no clube que você torce".
E você, torcedor Coxa-Branca? O que acha de um possível retorno de Renè Simões ao Coxa?
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)