
SÓCIOS
Por Fabiano Utrabo Merlin - COXAnautas
“Em três meses perdemos cerca de 5 mil sócios. Isso representa um furo no fluxo de caixa terrível para o clube. Nós temos cerca de 22 mil sócios fiéis e o restante são sócios de resultado”
Essa foi a declaração do presidente Vilson Ribeiro de Andrade dada ao repórter Gustavo Ribeiro, em reportagem para o Portal RPC. Assim, mais uma vez, o presidente coloca a culpa no maior patrimônio de um clube de futebol, a sua TORCIDA. E aproveita para justificar, com isso, o atraso de oito meses de direitos de imagem, segundo a mesma reportagem, como no caso do atacante Deivid.
A verdade é que o presidente cometeu um erro de julgamento no caso, já que ficou refém de uma receita que é sazonal e oscilante. Fácil de entender: quando o time ganha, o torcedor vai a campo e paga suas mensalidades em dia. Quando perde, a tendência sempre é diminuir a receita. Apostando arriscadamente em optar por essa modalidade, o clube agora se vê em dificuldades para honrar compromissos, já que a queda foi de aproximadamente 10% no total líquido.
Ainda segundo a reportagem, seis atletas recebem direitos de imagem, enquanto o restante recebe somente salários, o que, de acordo com o presidente, estão rigorosamente em dia. Vilson Ribeiro de Andrade ainda citou que a parcela de direitos de imagem está em 15% do total da folha, extremamente inchada também pelo excessivo número de funcionários no departamento administrativo. "Da nossa folha de pagamento, o direito de imagem representa em torno de 15%. Mas estamos evitando isso ao máximo porque traz muitos transtornos e deixa um passivo trabalhista significativo", explicou.
Update 26 de outubro
A diretoria do Coritiba Foot Ball Club publicou, no site oficial do clube, a seguinte nota:
O Coritiba vem, por meio desta nota, esclarecer a toda a nação coxa-branca que a matéria publicada no caderno de esportes da Gazeta do Povo, na edição de hoje, especialmente a manchete “Abandono dos sócios irrita presidente do Coritiba”, não reflete a verdade. A preocupação do presidente manifestada na entrevista, em relação ao aumento da inadimplência dos sócios do clube, em jogos de maus resultados, foi usada de maneira distorcida pelo jornal. O Coritiba reafirma a sua confiança em seu quadro social, que honra a história do clube, e é a sua razão de ser.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)