
Setor Pro Tork
Por Fabiano Utrabo Merlin - COXAnautas
Com um investimento de R$ 16.600.000,00, o Setor Pro Tork entrou na fase final de construção. Com previsão de entrega da obra para 31 de julho, a obra agora entra na fase de acabamento.
Segundo Mario Forcadell, engenheiro responsável pela obra, a entrega será na segunda quinzena de julho, já que os órgãos responsáveis pelo licenciamento e liberação do espaço precisarão emitir o OK para que o torcedor possa assistir os jogos com segurança e conforto. Um ponto que foi discutido e que pode ocasionar algum atraso é o fato do estádio ter sido requisitado pela FIFA, já que as obras precisariam ser paralisadas nos dias de treino das seleções requisitantes.
Mario explicou ainda que, em relação aos possíveis pontos cegos localizados na altura do terceiro anel, novas estruturas em aço serão construídas no local para acomodar a nova iluminação do estádio. "Trabalhamos hoje com uma potência próxima dos 450 lux. A nova iluminação deve chegar a 1.200 lux, quase o triplo da atual".
Financiamento e parceria com a Pro Tork
O diretor comercial do Coritiba, Paulo Castro, explicou como é a parceria entre o Coritiba e a Pro Tork. "Tínhamos a possibilidade de um financiamento em bancos públicos para essa obra. Procuramos o BNDES e até a Caixa para isso, mas nos fecharam as portas, alegando que a linha de crédito era apenas para estádios da Copa. A familia Bonilha nos ofereceu esse financiamento à juros de mercado, com a possibilidade de início da quitação das parcelas somente quando o clube começasse a lucrar com o espaço". Em tempos de dificuldade, a oferta da Pro Tork foi aceita, e hoje o clube finalmente realiza o sonho do torcedor de ver o estádio completo. "A intenção é revitalizar todo o Couto Pereira, proporcionando o mesmo conforto do Setor Pro Tork aos outros setores do estádio", afirmou Paulo.
Já o diretor da Pro Tork, Marlon Bonilha, disse que “sempre é um prazer fazer negócios com o Coritiba. É um clube-empresa que está sendo muito bem administrado; desde o marketing, suas diversas diretorias e a presidência, comandada por Vilson Ribeiro de Andrade. As pessoas que trabalham e se dedicam ao clube são de alto nível; o que nos faz pensar em fazer novos negócios com o clube”.
Ainda nos termos da parceria, a própria Pro Tork fará as cadeiras que serão instaladas no novo espaço. Retrátil e de alta resistência, a nova cadeira é semelhante ao modelo instalado no Maracanã, por exemplo. A empresa já disponibilizou três máquinas injetoras para produzir o protótipo.
Espaço elitista?
Uma questão que divide a torcida nesse assunto é o valor cobrado pela adesão ao novo espaço. Em algumas ocasiões, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade falou das dificuldades de se fazer futebol nos dias de hoje. E isto se reflete exatamente nas receitas que o clube projeta para o futuro. Para se fazer um time, é preciso arrecadar. Para trazer o torcedor ao estádio é preciso fazer um time. Uma questão complicada, que contribui para que a administração do futebol seja vista de um forma totalmente diferente hoje em dia. Resta saber se o torcedor alviverde está realmente preparado para pagar mais pelo serviço prestado, e se este serviço está sendo satisfatório.
Em contrapartida, o clube anunciou a extinção de cobrança da jóia, inicialmente estipulada no lançamento do empreendimento. Os associados que pagaram R$ 1 mil tiveram o valor convertido em mensalidades. Além disso, a mensalidade ficou mais barata para quem autorizar a cobrança direto na fatura do cartão de crédito. Associando-se agora, o torcedor paga a primeira parcela, que será revertida em mensalidade no primeiro mês de utilização. A cobrança só será retomada no segundo mês de uso.
A diretoria do Coritiba espera que o espaço esteja aberto ao público no jogo diante do Corinthians (SP), no dia 4 de agosto.
Confira mais detalhes sobre o Setor Pro Tork clicando AQUI e AQUI
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)