
EDITORIAL
A diretoria do co-irmão A. Paranaense conseguiu mobilizar mais do que a sua torcida na última semana, numa tentativa de mandar no Estádio da Baixada o jogo contra o São Paulo, pela Libertadores. Governo do Estado, Procon PR e imprensa paranaense mobilizaram-se, apoiando a iniciativa daquela diretoria, que construiu arquibancadas tubulares para 17 mil torcedores (segundo noticiou a imprensa), ampliando a capacidade da Baixada para 41 mil torcedores.
Apesar da FIFA desaconselhar o uso deste tipo de arquibancadas em estádios de futebol, estas obras agora dão condição para que o clássico AtleTiba de domingo seja disputado perante mais de 40 mil torcedores, já que o A. Paranaense afirma ter laudos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e CREA-PR que garantem a segurança dos 17 mil torcedores que ficarão pulando nestas arquibancadas tubulares.
Será interessante o A. Paranaense divulgar publicamente cópias destes laudos, afinal é sempre bom saber quem está garantindo o critério de segurança dos torcedores, algo que sempre foi cantado em verso e prosa, e em alto e bom tom, pelos dirigentes do clube co-irmão como sendo um dos padrões internacionais adotados por eles, lá na Baixada.
Os ¾ do Estádio da Baixada construídos em armações de concreto pré-moldado tinham a capacidade para atender 24 mil torcedores. Agora a outra parte restante do estádio, o ¼, em estrutura de arquibancadas tubulares cabem, segundo divulgou a imprensa, mais 17 mil torcedores, o que totalizariam 41 mil lugares (faltando a Federação Paranaense de Futebol, através da sua Comissão de Vistoria de Estádios manifestar-se publicamente, referendando tais números).
Certamente a diretoria do co-irmão poderia disponibilizar pelo menos 4.100 ingressos para os torcedores do Coritiba, algo que nos AtleTibas anteriores era argumentado pela diretoria do co-irmão como impossível, devido à estrutura do estádio. Ou melhor: quem sabe, os dirigentes do A. Paranaense pensem na grandeza do espetáculo e liberem 20% da carga dos ingressos, calculados sobre esta nova capacidade da Baixada. Seria muito frustrante saber que a diretoria deles não acreditasse na força das duas torcidas e liberasse menos do que os 41 mil lugares que eles afirmam existirem na Baixada.
Pois bem, chegou a hora! AtleTiba para 41 mil torcedores na Baixada? É esperar para ver.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)