
EDITORIAL
Torcedores, jogadores e dirigentes têm que se conscientizar da gravidade do momento e buscar as atitudes atinentes a cada um para solucionar os problemas do time no campeonato. A situação se complicou de tal forma que a zona do rebaixamento já se tornou uma realidade para o Coritiba, apesar de não ter entrado nela nenhuma vez neste campeonato.
Porém, para que haja uma mudança da atitude não é necessário que o Clube venha a ocupar uma das quatro posições que levam um time à série B do campeonato brasileiro, situação em que as dificuldades serão triplicadas.
Para este jogo no Rio Grande do Sul, Cláudio Marques, um dos grandes ídolos da história do Coritiba, será o técnico interino, fato que já gera uma expectativa de melhor organização tática do time em campo, considerando-se que Cláudio tem uma experiência muito grande dentro do futebol.
Desfalques certos são Nascimento, Flávio e Capixaba. Marques tende a adotar o esquema tático 3x5x2, reconduzindo Allan, Peruíbe, Maia e Renaldo à condição de titulares. A zaga deve ser formada com Anderson, que volta de suspensão, Vagner e Allan, este depois de um longo período volta a atuar como titular na zaga do Alviverde.
Na cabeça-de-área a jovem revelação Peruíbe, que a cada dia prova que não pode ser reserva deste time. A ala direita será ocupada por James e na esquerda Ricardinho está mantido. Completando o meio-campo Jackson, que terá um pouco mais de liberdade para criar, ocupando assim o espaço de sua origem, e Caio, que tem sido o melhor jogador do Cori nos últimos jogos.
No ataque Renaldo deve reaparecer após as turbulências com ânimo renovado, espera-se que o artilheiro inicie uma nova fase com a camisa do Verdão. Ao seu lado o rápido atacante Maia, que estava suspenso em virtude da expulsão no clássico contra o Paraná Clube.
A equipe do Inter, assim como o Coxa, vem de uma verdadeira maratona de jogos, mas ao contrário do Cori em termos de resultados, está certamente embalada por uma bela campanha no brasileiro, ocupando atualmente a 3ª colocação com 59 pontos.
Além disso, os vinte cinco mil convites colocados à disposição foram distribuídos (vale lembrar que não houve cobrança de ingresso, já que se trata de jogo anulado pelo STJD) e contando também com o fato de o time ter conseguido uma importante vitória frente ao Goiás, jogando fora de casa na última terça-feira, pelo placar de 1x0.
Único desfalque do time gaúcho será o bom atacante Rafael Sóbis, revelação do colorado e da Seleção Sub-20.
Com tantos fatores jogando contra si, o Coritiba terá, mais uma vez, a difícil missão de afastar a crise que ronda o Alto da Glória, respirar fundo e partir com tudo para cima do Flamengo na próxima segunda-feira e depois, na quinta-feira, encarar o Figueirense no Couto, mudando todo o panorama atual em menos de uma semana, são momentos decisivos em que o torcedor, novamente, será fundamental, mesmo à distância o pensamento deverá estar voltado para o Verdão Coxa-Branca.
A esperança é verde!
Internacional x Coritiba
Data: 28/10/05, sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Internacional:
Clemer (André); Élder Granja, Vinícius, Edinho e Jorge Wagner; Gavilán, Paulo César Tinga, Perdigão e Ricardinho; Fernandão e Rentería
Técnico: Murici Ramalho.
Coritiba:
Douglas; Anderson, Vagner e Allan; Peruíbe, James, Ricardinho, Jackson e Caio; Maia e Renaldo.
Técnico interino: Cláudio Marques.
Árbitro: Clever Assunção Gonçalves/MG
Assistente 1: Marco Antônio Martins/MG
Assistente 2: Edgard Sales Abreu/MG
4º Árbitro: Vinicius Costa da Costa/RS
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)