
EDITORIAL
A torcida de um clube de futebol é o início e o fim de tudo. Está acima de momentos do seu time, dentro e fora de campo. Felizes ou não, são momentos, passam. E outros momentos estão por vir.
No fim das contas, o torcedor não é tão exigente como aparentemente parece ser, quando o assunto é analisado pelos teóricos de plantão, que tratam os torcedores como se eles não entendessem de futebol. É um erro. Podem até não entender os conceitos táticos, as malandragens dos bastidores, as estratégias de marketing. Mas sabem muito bem o que sentem.
O torcedor Coxa-Branca não pede muito: pede um time vestindo as suas cores, as cores que ele está sempre tão acostumado. Pede um estádio onde ele possa levar os filhos, maridos ou esposas, amigos e parentes, sem se preocupar com segurança ou conforto. Pede onze jogadores em campo que se dediquem ao máximo, que lute, que vibre, que busque a vitória no mesmo ritmo e intensidade do amor da sua torcida.
A torcida não pede muito. Pede um ingresso com preço justo, um trio de arbitragem correto, um comentário do jogo isento.
A torcida não espera mais dos seus jogadores do que eles possam ser: se não podem jogar mais do que sabem, não irão se transformar em Pelés e Garrinchas, como num passe de mágica. Mas os torcedores esperam sim que eles tenham vergonha na cara para dividir todas as jogadas, não desistir nunca e buscar o gol até o último segundo.
Pagamos seus salários. Se os ingressos arrecadados não bastam para este pagamento, é outro problema, que, aliás, não é da torcida. Mas não entramos de graça no Estádio e por isto temos direito sim de exigir que pelo menos o time busque incansavelmente o gol, sem que o treinador os atrapalhe.
Sábado a torcida Coxa voltará ao Couto Pereira, o Alto da Glória de tanta gente que ama verdadeiramente o Coritiba. Gente que, independente de qualquer coisa, ainda se emociona verdadeiramente ao comemorar uma vitória do Coritiba.
Torcedor Coxa: faça a sua parte, como sempre tem feito. Vista sua camisa, vá ao Alto da Glória, leve seus amigos e parentes para torcer pelo Verdão. Faça do seu amor pelo Coxa uma prova viva de que a nossa torcida está fazendo a sua parte.
Equipe Coxan@utas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)