
EDITORIAL
No mundo selvagem, na luta pela sobrevivência, quem tem medo está morto. Assim sendo, a lei do mais forte foi impiedosa com o Coritiba na sua última partida no domingo passado, pois o Verdão Coxa-Branca não apresentou a mínima força ofensiva e, aliado ao medo de enfrentar o decadente líder do Brasileirão 2005, decretou-se mais uma derrota do Alviverde.
Por força do destino, o técnico Coxa-Branca, Márcio Araújo, será obrigado a abandonar a postura defensiva do sistema tático 3x5x2 para adotar uma postura mais ofensiva com o 4x4x2.
Com os desfalques do zagueiro Flávio e do volante/zagueiro Reginaldo Nascimento, ambos suspensos, e Maia, contundido, Márcio Araújo deverá montar a equipe com dois zagueiros, Vagner e Anderson, promovendo o retorno do lateral direito James ao time titular, deslocando Jackson para o meio campo, sua posição de origem. Para o lugar de Maia, o técnico Coxa-Branca optou pelo jovem Anderson Gomes.
Com uma postura mais ofensiva da equipe Alviverde, a Nação Coxa, que novamente irá lotar o Couto Pereira para apoiar a equipe durante toda a partida, espera uma pressão ofensiva do Verdão Coxa-Branca em busca de gols desde o início da partida.
Uma eventual cobrança dos torcedores Alviverdes sobre alguns jogadores, como por exemplo Renaldo, deve ser encarada pelos mesmos, como uma forma de incentivo, pois a torcida Coxa-Branca só quer o melhor para o seu Clube de coração: quer que os jogadores atuem com raça, dedicação e, principalmente, vontade de vestir a camisa do Glorioso Alviverde.
A Ponte Preta que já não tinha maiores aspirações na competição, sendo que já estava começando a planejar o próximo ano, existindo notícias sobre uma possível lista de dispensas, terá que rever sua posição, pois com 48 pontos e com uma vitória do Coritiba esta noite, a Macaca torna-se a mais nova candidata à zona de rebaixamento.
O que agravou a situação das equipes, sendo bem pior para o Coritiba, foram os péssimos resultados dos jogos de ontem pela 39ª rodada do campeonato, pois Flamengo, Figueirense e São Caetano, saíram vitoriosos de seus confrontos, deixando o Cori na zona de rebaixamento por mais uma rodada, mesmo com a vitória do Verdão hoje.
De qualquer forma, ainda o time Coxa-Branca depende apenas de suas próprias forças para se manter na elite do futebol brasileiro, pois tem um confronto direto com o São Caetano, mas para que tal condição se mantenha, a vitória é obrigatória nesta noite.
Portanto jogadores Alviverdes, vistam o sentimento da Nação Coxa-Branca que não merece estar passando por isso tudo. Mergulhem de cabeça na alma guerreira desta Nação. Honrem a tradição e a camisa do Glorioso Alviverde e nos dêem esta tão importante vitória! Porque nós, 31 mil torcedores Alviverdes, estaremos lá ao seu lado, os apoiando, incentivando e cantando nosso amor ao Coritiba, orgulho dessa terra. Raça Verdão! Você é Campeão!
Coritiba x Ponte Preta
Data: 17/11/2005, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Estádio Couto Pereira, o Monumental do Alto da Glória.
Coritiba
Douglas; James, Anderson, Vagner e Ricardinho; Peruíbe, Capixaba, Jackson e Caio; Anderson Gomes e Renaldo. Técnico: Márcio Araújo.
Ponte Preta
Lauro; Rissut, Galeano, Rafael Santos e Bruno; Ângelo, Éverton, André Silva e Élson; Evando e Tico.
Técnico: Estevam Soares.
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva/RS FIFA
Assistente 1: Altemir Hausmann/RS FIFA
Assistente 2: Sérgio Buttes Cordeiro Filho/RS
4º Árbitro: José Ricardo Bigaski Stoller/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)