
EDITORIAL
Terminado o julgamento na noite de quinta-feira na sede do STJD no Rio, com a “goleada” do Coritiba no BID, por 7 votos a 0, o Presidente Giovani Gionédis declarou para a imprensa: “Agora convoco a nação Coxa-Branca para comparecer ao jogo com o A. Mineiro, dia 22, no Couto, e partimos para a classificação novamente à Libertadores. Essa vitória devolveu moral ao torcedor, à comissão técnica, aos jogadores e diretores”.
E o apelo de Giovani nem precisaria ser feito. Em entrevista telefônica ontem à noite com Osvaldo Dietrich, o “Porkys”, Diretor da Torcida Império Alviverde, declarou: “Esta vitória não tem um dono, ela foi a vitória da união da torcida Coxa”.
Osvaldo lembrou da mobilização feita pelos torcedores que divulgaram junto aos sites do Coritiba dos absurdos encontrados no BID, como é o caso de um jogador já falecido que constava no BID especial do Internacional. Este fato chegou a ser destacado no voto de um dos auditores do STJD.
Leonardo Boguszewski, um dos responsáveis pela Bateria da Império, foi um dos primeiros torcedores a perceber o erro no BID do clube gaúcho. Numa parceria com o site Coxan@utas, a notícia foi divulgada chegando a causar grande impacto junto aos torcedores do Coritiba, que mobilizaram-se em torno da defesa do Coritiba.
Grande número de mensagens de torcedores Coxas circulava pelos principais veículos de comunicação do país demonstrando a insatisfação pela decisão tomada em primeira instância no TJD, uma vez que havia inúmeros erros administrativos por parte da CBF quanto a publicidade dos registros dos jogadores.
Começava ali uma aliança entre torcedores para preservar os direitos e interesses do Coritiba que terminou com um final feliz na decisão do STJD.
Encerrado uma grande batalha fora de campo, ganha pelo Coritiba e sua torcida, e que fará história no futebol brasileiro, as atenções voltam ao lugar que nunca deveriam ter deixado de estar: para dentro dos gramados.
Para o jogo do próximo dia 22, um sábado, os dirigentes da Torcida Império já definiram alguns pontos da festa que ocorrerá nas arquibancadas. O objetivo da torcida organizada será o de levar o maior número possível de torcedores do Coritiba ao Estádio Couto Pereira para ajudar o Coxa na busca da vaga à Libertadores.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)