
EDITORIAL
O time do Coritiba entre em campo às 20h30 com dois objetivos: jogar bem para vencer o Palmeiras e para tirar as más impressões que parte da imprensa paulista tem tido depois das péssimas apresentações do Coritiba frente ao Corinthians e Santos em rodadas anteriores do Campeonato Brasileiro. Para vencer (e convencer), o treinador Cuca leva a campo um Coxa com muitos jogadores oriundos das Categorias de Base do Alviverde, objetivando resgatar a tradição Coxa-Branca de ser o time da raça. James, Vagner, Ricardinho e Periúbe são os nomes da nova geração coritibana. Além deles, Douglas Ferreira (zagueiro) estará no banco. No time titular do Cori, outro jogador revelado no CT Baryard Osna: o zagueiro Flávio. Contra o Palmeiras, Cuca perdeu os meio campistas Reginaldo Nascimento e Marquinhos, além de Rodrigo Mancha, que sentiu uma contusão durante um treino na semana. No lugar de Rodrigo, Cuca optou por Silas. Uma boa notícia para os torcedores coritibanos é o retorno de Caio ao time titular, depois dele cumprir uma partida de suspensão automática.
O Cori que entra em campo nesta quinta-feira, às 20h30, no Parque Antártica, busca a recuperação na competição, visto que o time tem apresentado uma incrível instabilidade, além de não consiguir pôr um fim na série de contusões que têm assolado o elenco Coxa.
Depois de perder por um tempo Egídio, Allan, Nascimento e Marquinhos, deste vez foi o jovem Rodrigo Mancha que acabou sentindo uma contusão num treino às vésperas do jogo, forçando o treinador Coxa a mudar novamente os planos. No lugar de Rodrigo, Cuca escolheu Silas, um jogador com menor poder de marcação e maior mobilidade na saída de bola.
Sobre os desfalques, o treinador do Cori comentou à imprensa: “Sem Marquinhos, Allan, Nascimento e Egídio, abrimos algumas vagas que podem ser completadas. Vamos jogar com os meninos da base, buscando com a força jovem, fazer um jogo de pegada, procurando trazer um bom resultado”, ressaltou Cuca, ao definir o time Coxa.
Na zaga, o Cori mantém Douglas no gol. James, um jogador de enorme potencial apresentado nas Categorias de Base do Coritiba tem uma grande oportunidade de manter-se titular. Na zaga, Flávio e Vanger foram os escolhidos por Cuca, que optou por Ricardinho na lateral esquerda neste jogo no Parque Antártica.
Para o meio de campo, o Cori terá a presença do jovem Peruíbe, vindo dos Juniores, para fortalecer a marcação em frente da grande área e redobrar os cuidados com Pedrinho, Juninho e Marcinho.
Na armação de jogadas, o Verdão terá Capixaba, jogando um pouco mais pela intermediária e buscando o jogo no campo de defesa, possilitando os avanços dos laterais do Coritiba. Jackson fechará o meio de campo do Coxa, buscando as arrancadas em velocidade e as triangulações com Caio, que cairá pelos lados do campo, e Renaldo.
Sobre os comentários pejorativos de alguns jornalistas da imprensa paulista, o elenco Coxa procura criar mais motivação para reverter a situação e comprovar que o elenco do Alviverde tem condições de fazer o time chegar numa vaga à Libertadores: “Lá eles podem falar o que quiser. Dentro de campo é que tem que mostrar”, disse o meia Capixaba, um dos principais líderes do grupo.
Pelo lado do alviverde paulista, o treinador Leão tem como certas voltas dos laterais Baiano e Fabiano. Já no meio-campo, o Palmeiras tem uma dúvida: Correa ou Roger. No gol, Sérgio continua titular, já que Marcos ainda não se recuperou totalmente de uma contusão num dos dedos.
No ataque, os palestrinos devem ter o argentino Gioino, liberado pelo DM, que deverá fazer companhia com o ótimo Marcinho.
O Palmeiras vem de uma franca recuperação depois da contratação do técnico Émerson Leão, que teve uma rápida passagem pelo Coritiba, no final da década de 80. O jogo desta noite deve ser marcado pela forte disputa no meio de campo. E o time com maior dedicação em campo deverá levar vantegem no confronto.
Ficha Técnica
Palmeiras x Coritiba
Local: Estádio Palestra Itália, São Paulo
Data: 08/09/2005, quinta-feira
Horário: 20h30
Palmeiras:
Sérgio; Baiano, Daniel, Gamarra e Fabiano; Marcinho Guerreiro, Roger (Correa), Juninho e Pedrinho; Marcinho e Gioino.
Técnico: Emerson Leão.
Coritiba:
Douglas; James, Flávio, Vagner e Ricardinho; Peruíbe, Silas, Capixaba e Jackson; Caio e Renaldo.
Técnico: Cuca
Árbitro: Willian Marcelo Souza Neri/RJ
Assistente 1: Edinei Guerreiro Mascarenhas/RJ
Assistente 2: Nalcy José da Silva/RJ
4º Árbitro: Bernardino Demônico Junior/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)