
EDITORIAL
O técnico Cuca (foto) declarou ao cronista esportivo Cristian Toledo, do jornal O Estado do Paraná, “que já passamos pelo nosso mau momento e que chegou a hora da recuperação. E de que temos condição para esta recuperação”.
Com tais declarações, fica demonstrado que a confiança e motivação voltaram de vez para o Alto da Glória. Comissão técnica e jogadores estão na mesma sintonia, com a mesma vontade, porém com os pés no chão, pois sabem da extrema dificuldade de se jogar contra o Juventude em seus domínios.
A confiança no grupo é tanta, que o técnico Cuca já escalou o time que irá enfrentar time gaúcho com dois dias de antecedência, confirmando a estréia do zagueiro Anderson, o retorno do zagueiro Vagner, fechando o trio defensivo com Allan. Com isso, Cuca volta a utilizar o sistema tático com três zagueiros, ficando o zagueiro Anderson na sobra.
Confirmada também está a mudança no meio campo, pois Jackson deixa o time, já que cumpre suspensão, sendo que para a sua posição, o técnico Alviverde irá deslocar o meia atacante Caio, abrindo-se assim uma vaga no ataque que será preenchida pelo veloz atacante Maia, muito elogiado apesar do pouco tempo que jogou em sua estréia na última partida contra o Fluminense. Maia fará a dupla de ataque do Verdão Coxa-Branca ao lado de Renaldo.
Desta forma, Cuca espera uma equipe consistente e equilibrada, já que contará com a segurança do festejado goleiro Douglas, um dos melhores em campo na última partida, ao lado do seu forte sistema defensivo, formado pelos zagueiros Vagner, Anderson e Allan e pelos volantes Reginaldo Nascimento e Luis Carlos Capixaba, sendo que este último terá a função de marcar e auxiliar na criação Alviverde.
Com isso, os laterais passam a ser alas, tendo mais liberdade para atacar, estando confirmados os jogadores Rubens Jr. pela esquerda e James pela direita, que terão a função de auxiliar o meia atacante Caio no municiamento aos atacantes Maia e Renaldo.
Já pelo lado do Juventude, as coisas não andam bem. O time gaúcho não vence há quatro rodadas, sendo goleado nas duas últimas partidas, 5 a 2 para o Vasco e 3 a 0 para o Paysandu, porém esse retrospecto não credencia o Coritiba como favorito à vitória, pelo contrário, o Juventude jogando em casa se torna um time muito perigoso, ainda mais agora que está “mordido” e precisa da vitória para se reabilitar na competição.
Para tanto, o técnico do Juventude, Sebastião Lazaroni, alterou seus sistema tático e também utilizará três zagueiros, pelo menos foi assim que ele treinou sua equipe durante a semana, podendo alterar, durante a partida para o 4x4x2, sacando da equipe um zagueiro (Éderson) para a entrada do meia Tucho. Deve-se ressaltar que Lazaroni não contará com os zagueiros Antônio Carlos e Daniel, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, porém contará com o reforço de Enilton, que ficará a disposição no banco de reservas, e a estréia do ala direito Lucas, que ajudou na campanha vitoriosa do time do Paulista (SP) na conquista da Copa do Brasil deste ano.
Portanto Torcedor Coxa-Branca, apesar do frio que deverá fazer na serra gaúcha, a partida promete ser quente dentro das quatro linhas, pois as duas equipes estão na incomoda posição intermediária da tabela, sendo que a vitória poderá levar as equipes ao grupo dos 11 times que participarão da Sul-Americana 2006.
Para o Verdão a vitória seria fundamental para seus planos de finalmente dar a tão esperada guinada na competição, pois quando voltar do Rio Grande do Sul, fará três partidas em Curitiba, contra o Vasco, Paraná Clube (Pinheirão) e Goiás, tendo grande chance de fazer enorme pontuação, o que deixaria a equipe Alviverde muito próximo do topo da tabela. Raça Verdão!
Juventude x Coritiba
Data: 22/09/2005, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Juventude:
Fabiano; Éderson, Índio e Chicão; Lucas, Wellington Monteiro, Lauro, Caíco e Róger; Marcelinho e Josiel. Técnico: Sebastião Lazaroni.
Coritiba:
Douglas; Allan, Anderson e Vagner; James, Reginaldo Nascimento, Capixaba, Caio e Rubens Junior; Renaldo e Maia. Técnico Cuca.
Árbitro: Romildo Correia (SP);
Auxiliares: Giovani César Canzian (SP) e Francisco Rubens Feitosa (SP).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)