
EDITORIAL
Mesmo que lentamente, o futebol brasileiro está mudando. Com o Estatuto do Torcedor e a crescente profissionalização do futebol brasileiro, novidades vêm ocorrendo no cenário nacional. Face ao novo momento, o mau comportamento dos torcedores tem saído caro para alguns clubes brasileiros.
O co-irmão A. Paranaense, que ano passado já havia perdido mandos de jogos no Campeonato Brasileiro devido ao mau comportamento de seus torcedores novamente foi punido, desta vez por um fogo de artifício que foi atirado ao gramado do Estádio da Baixada. O fato foi percebido pelo árbitro Leonardo Gaciba, que relacionou o ocorrido na súmula, o que acabou sendo decisivo para a punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que puniu o A. Paranaense com a perda de dois mandos de campo (contra Figueirense e Fortaleza).
Punido pelo STJD, resta agora ao co-irmão A.Paranaense deverá atuar em outro estádio de Curitiba, mas com os portões fechados, além de ter que pagar uma multa de R$ 60 mil.
Que este exemplo de punição sirva para ampliar o grau de conscientização dos torcedores do Coritiba, Clube que depois da criação do Estatuto do Torcedor nunca foi punido pelo mau comportamento de seus torcedores.
A Diretoria do Alviverde inovou em 2005, retirando as grades do fosso do Estádio Couto Pereira, possibilitando uma melhor visibilidade e conforto aos torcedores do Cori em jogos no Alto da Glória. Por outro lado, a responsabilidade da torcida Coxa amplia, pois atitudes incorretas de seus torcedores, como invasões de campo e arremesso de objetos no gramado ou contra o trio de arbitragem ou jogadores do time visitante originarão punições ao Clube Alviverde.
Cabe agora aos torcedores do Cori intensificar a prática do bom comportamento no Couto. Manter o bom comportamento nas arquibancadas só faz refletir a grandiosidade do Coxa perante o Brasil, fato que já vem sendo destacado pela mídia de fora de Curitiba, atenta à participação entusiástica e fiel da massa alviverde, a torcida paranaense que mais tem comparecido aos jogos do seu time do coração.
Torcedor Coxa, fiscalize e colabore com o Coritiba Foot Ball Club. Mantenha o bom comportamento no Alto da Glória e continue incentivando o Cooxxaaaaaaaaaa!!! sem parar!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)