
EDITORIAL
Devido a uma contusão do zagueiro Flávio e da suspensão do volante/zagueiro Reginaldo Nascimento, o técnico Cuca ainda não definiu a equipe coritibana que enfrentará o Corinthians. Ou se já definiu, opta pelo segredo como forma de surpreender o adversário.
Com dois desfalques garantidos na zaga, Reginaldo Nascimento e Flávio, o técnico Alviverde pode alterar o sistema tático da equipe, passando a jogar no 4x4x2, formando a zaga com Alexandre Luz e Vagner. Mas tal mudança parece improvável, visto que o Coritiba enfrentará o vice-líder da competição fora de seus domínios, optando, assim, pela cautela.
A provável formação tática do Verdão terá três zagueiros: Alan, Alexandre Luz e Vagner, que terão a cobertura do primeiro volante Márcio Egídio e do segundo volante Capixaba.
Quem está praticamente garantido para a partida é o lateral direito Rafinha (foto), dono da camisa número 2 do Coritiba e da Seleção Brasileira Sub-20 e que está em negociação com o clube mais popular da Alemanha, o Schalke 04.
Outros que têm o provável retorno à equipe são o meia Marquinhos que cumpriu suspensão e o lateral esquerdo Rubens Jr.
Desta forma o Coritiba continua com o seu ritmo de jogo que vem lhe dando uma invencibilidade de quatro jogos, atuando no sistema 3x6x1, tendo apenas o veloz Alexandre no ataque Alviverde.
Em contrapartida, com seis jogadores no meio campo, o Verdão Coxa-Branca costuma dominar seus adversários, seja jogando em casa ou fora, sendo a finalização o ponto fraco da equipe.
Pelo lado do Corinthians, que atualmente vive uma crise política entre sua diretoria e a empresa MSI, o técnico efetivado Márcio Bittencourt procura deixar seus comandados alheios à discussão política, mantendo-os focado somente no campeonato.
O técnico do time paulista muda sua equipe após a goleada sofrida na última rodada contra o Santos, passando a utilizar o sistema tático 4x4x2, sacando o zagueiro Marinho e promovendo o retorno do volante Marcelo Mattos. E, ainda, quem cumpre suspensão e desfalca a equipe é o lateral Édson, em seu lugar está garantido o bom cobrador de faltas, Coelho.
Para que gosta de fortes emoções, a partida de hoje será ‘um prato cheio’. O Corinthians, empurrado pela sua torcida jogará aberto, buscando a vitória para tentar chegar à liderança do campeonato ainda hoje, dependendo de combinações de resultados. Já o Coritiba, invicto há quatro jogos, busca engrenar e sair do incômodo grupo intermediário e encostar nos líderes o mais rápido possível.
Jogando com obediência tática e, principalmente, tranqüilidade, o Coritiba tem todas as condições de deixar o Pacaembu com os 3 pontos na bagagem e finalmente iniciar sua arrancada rumo ao topo da tabela.
Campeonato Brasileiro 2005 - 17ª rodada
Corinthians x Coritiba
Data: 03/08/2005, quarta-feira
Horário: 20h30
Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo
Corinthians:
Fábio Costa; Coelho, Sebá Dominguez, Betão e Gustavo Nery; Marcelo Mattos, Mascherano, Rosinei e Roger; Tevez e Jô. Técnico: Márcio Bittencourt.
Coritiba:
Vizotto; Alan, Alexandre Luz e Vágner; Rafinha, Egídio, Capixaba, Marquinhos (Jackson), Caio e Rubens Jr; Alexandre.
Técnico: Cuca.
Árbitro: Alicio Pena Junior/MG FIFA
Assistente 1: Helberth Costa Andrade/MG
Assistente 2: Marco Antônio Martins/MG
4º Árbitro: Luiz Edmar Remondine/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)