
EDITORIAL
Em partida válida pela 28º rodada do Brasileirão 2004, o Coritiba venceu o São Paulo por 3x2, nesta noite de quarta-feira e chegou aos 41 pontos na tabela. Com o resultado o Coxa volta a brigar por uma vaga na Libertadores e quebra um tabu de 19 anos - o Alviverde não vencia o São Paulo no Morumbi desde 1985.
O Coritiba volta a campo no sábado às 18h30 contra o São Caetano em partida válida pela Sul-Americana, marcada para ser disputada no Estádio Anacleto Campanella. Pelo Brasileirão o Coxa volta a jogar na próxima quinta-feira, contra a Ponte Preta, no Estádio Couto Pereira.
Após vir de uma derrota injusta no clássico, o Coritiba fez uma brilhante partida no Morumbi. A equipe teve muita determinação e raça, com destaques especiais para Fernando, Tesser e Brum, que estiveram perfeitos.
O jogo
Bem postado em campo, o Coritiba logo no primeiro minuto de jogo, roubou a bola do adversário e Tesser que fez linda jogada pela direita, passando por três adversários, indo à linha de fundo e cruzando na medida para Aristizábal, que de peixinho abriu o placar. Este foi o gol de nº 700 do Coritiba em partidas pelos Campeonatos Brasileiros.
Mal deu tempo para comemorar e o São Paulo chegou ao empate, logo aos 4 minutos, com Danilo aproveitando a sobra de uma confusão na área do Verdão e chutando no canto esquerdo do gol de Fernando.
O Coritiba não se abalou com o gol e continuou muito bem na partida, principalmente o “renegado” Tesser que fazia boas jogadas pela direita.
Aos 17 minutos Adriano em uma linda jogada de contra-ataque, sofreu pênalti cometido por Cicinho. O artilheiro Tuta, que voltou ao time após cumprir suspensão, cobrou com muita perfeição fazendo 2x1.
O Coxa cadenciava muito bem o jogo através de Capixaba e Vital, fazendo com que Tesser e Adriano levassem as melhores chances de ataque do verdão.
Aos 34 minutos Tesser fez outra linda jogada e cruzou na área e Aristizábal cabeceou onde a bola passou raspando o travessão de Rogério.
O Coritiba ditava o ritmo de jogo, com uma defesa muita bem postada e um meio de campo com uma ótima marcação, fazendo com que o time paulista não conseguisse impor o seu jogo.
Aos 38 minutos o técnico Cuca muito irritado com sua equipe faz sua primeira alteração, colocando Gabriel em lugar de Fábio Santos. A alteração surgiu efeito, tanto que o tricolor quase empata com Souza que bateu cruzado, mas Adriano tirou em cima da linha.
Aos 41 minutos saiu o grande lance da partida: Tuta recebeu a bola e lançou para Brum, esse levantou a cabeça viu Rogério Ceni adiantado e num toque de alto estilo de muita categoria fez um golaço por cobertuta, ampliando o placar para 3x1.
O segundo tempo foi de muita raça e determinação da equipe alviverde, que manteve um bom padrão de jogo e jogando nos contra-ataque. Já a equipe paulista voltou para tudo ou nada, onde o técnico Cuca “queimou” suas susbstituições logo no intervalo.
Logo aos 2 minutos o São Paulo já mostrou que queria o empate de qualquer maneira. Tanto é que Gabriel fez boa jogada individual e chutou para o gol, mas Fernando fez tranqüila defesa.
O Coxa continuava muito bem postado em campo e aos 6 minutos Reginaldo Vital cobrou falta e Rogério fez boa defesa.
O São Paulo era só pressão, aí foi a vez do excepicional goleiro Fernando (foto) começar a aparecer. Aos 16 minutos César Sampaio cebeceou muito bem e o goleiro Coxa se esticou todo para fazer grande defesa mandando a bola para escanteio. Aos 19 minutos foi a fez de Rondon fazer bela jogada e chutou com força ao gol Coxa, obrigando Fernando a fazer uma defesa espetacular.
Aos 34 minutos Grafite que já possuia cartão amarelo fez falta dura em Flávio e foi expulso. O São Paulo, mesmo com um jogador a menos em campo, melhorou na partida e aos 37 minutos Tiago Soler que acabará de entrar tromba com o atacante do time paulista dentro da área e o árbitro marca pênalti. Rogério Ceni cobra à meia altura no canto direito e Fernando faz defesa espetacular, mostrando que esta em ótima fase.
Mais aos 38 minutos em falha da defesa Coxa, o time paulista desconta com César Sampaio antecipando a Fernando um cruzamento pela esquerda, originário de uma cobrança de falta inexistente.
Nos minutos finais a equipe do Coritiba, mostrou muita determinação, raça e soube segurar a pressão do time paulista.
Lopes fez duas alterações após o tempo regulamentar para esfriar a partida e garantir mais uma vitória Coxa fora de casa, tirando a invencibilidade do time paulista jogando em casa, como também renasceu no Campeonato Brasileiro.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)