
EDITORIAL
No sábado de Carnaval, o Coritiba jogou com simplicidade e facilidade para golear o União Bandeirante por 5x1 na partida realizada sob forte sol em Maringá. Numa partida onde o time adversário pouco marcou, o Coxa jogou bastante com lançamentos e troca de passes pelos lados do campo. A facilidade encontrada dentro de campo, poderia até ser transformada em mais gols, pois os atacantes do Cori perderam diversas chances de marcar mais gols. A vitória levou o Cori para a primeira colocação do grupo A, com 10 pontos, na co-liderança, junto com a ADAP, que fica em primeiro pelos critérios de classficação. Na próxima quarta-feira, o Coxa vai até o litoral enfrentar o Rio Branco, às 21h45, pela sexta rodada da primeira fase do primeiro turno do Campeonato Paranaense.
Primeiro tempo
O Coritiba que entrou em campo no sábado, sob forte calor ocorrido na cidade de Maringá teve duas mudanças básicas: uma, no ataque, com Luiz Carlos como titular no lugar de Negreiros, machucado; a outra mudança foi no uniforme do goleiro Fernando, que deixou o usual preto para usar um uniforme na cor laranja, atendendo a um pedido do quarto árbitro, já que o time do Bandeirante usa um uniforme nas cores preto e branco.
O Coritiba que jogou em Maringá fez um primeiro tempo quase perfeito. Com muita determinação, o Cori mostrou novamente ao povo maringaense que é o favorito ao Tricampeonato estadual.
Jogando um futebol solto e repleto de lançamentos para os atacantes, o Coritiba chegava aos 3x0 já no primeiro tempo da partida.
O Coritiba usava bastante as jogadas pelos lados do campo, tanto com James ou Ricardinho, como com os atacantes Luiz Carlos, mais pelo lado esquerdo, e com Marciano, um dos destaques, que jogava mais pela direita e triangulava pelo meio do campo, com Capixaba e Marquinhos.
O primeiro gol ao Alviverde ocorreu logo aos 13 minutos. Em bela jogada de Marquinhos que passou para Vital, o mesmo colocou Capixaba na cara do gol, onde Capixaba só teve o trabalho de escolher o canto para inaugurar o placar.
Após o gol o Coritiba continuou em cima do adversário, mas não conseguia furar a retranca do União. A equipe do Norte só chegou com perigo aos 33 minutos da primeira etapa, quando Fernando fez ótima defesa e evitou o gol de empate do time do Bandeirante.
Dois minutos depois da grande defesa de Fernando, foi a vez de Vital fazer o segundo gol coritibano. Em boa jogada pela esquerda, o atacante Luiz Carlos cruzou à área e a bola sobrou para Vital, que não vaciolou para balançar as redes da meta do goleiro Nivaldo.
Ainda na primeira etapa, Marciano (foto) fez um golaço, depois de perder uma boa oportunidade minutos antes. O atacante Coxa recebeu um passe perfeito na intermediária, fintou dois zagueiros e acertou um belo chute no ângulo, fazendo 3x0 para o Verdão.
Segundo Tempo
No segundo tempo o Coritiba voltou com a mesma vontade da etapa inicial, tocando bons passess e buscando o jogo em velocidade, mesmo sob o forte calor. Logo aos 7 minutos Marciano, depois de receber um bom passe de Luiz Carlos, entrou em velocidade, ganhou dos zagueiros e chutou forte para fazer 4x0 para o Cori.
O Coritiba dominava a partida chegando com muita facilidade ao gol adversário, perdendo boas oportunidades para fazer outros gols.
Durante o desenrolar da etapa final, Lopes mudou o Coritiba, colocando em campo o meia Pepo e o atacante Marcelo e tirando Capixaba, aparentemente cansado, e Marciano, o goleador da partida.
Aos 26 minutos da etapa final foi a fez do bom atacante Luiz Carlos deixar sua marca nas redes adversárias. Depois de fazer o passe para dois gols, desta vez ele quem recebeu uma bola perfeita para fazer 5x0 em favor do Coritiba.
O atacante Marcelo ainda perdeu uma chance incrível para marcar seu primeiro gol com a camisa do Alviverde. Ele recebeu um ótimo lançamento do meio de campo, ganhou na velocidade dos zagueiros e fintou o goleiro, que saiu da meta para tentar interceptar o lance. Ao fintar o goleiro do União, Marcelo perdeu um pouco do ângulo e acabou chutando a bola na trave.
No final da partida, o União descontou com Diego, num lance de desatenção da zaga coritibana. Após um lance pela direita, a zaga Coxa não intercepta o cruzamento, e aproveitando uma confusão na área alviverde, Diego pegou um rebote da defesa e fechou o placar em 5x1.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)