
EDITORIAL
Em partida válida pela 29ª rodada do Brasileirão 2004, o Coritiba venceu a Ponte Preta por 2x0, nesta noite de quinta-feira e chegou aos 44 pontos na tabela. Com o resultado o Coxa subiu para a 10º colocação e volta a brigar por uma vaga na Libertadores 2005.
O resultado foi excepcional para o Coritiba que volta a entrar na disputa pela ponta da tabela. E novamente o Coxa quebra outro tabu pois já fazia quatro anos que não ganhava da Ponte. Na próxima rodada o Verdão enfrentará o A. Mineiro, domingo, às 18h em Belo Horizonte.
O jogo
O Coritiba começou a todo vapor e não tomou conhecimento do sistema defensivo da equipe de Campinas, que veio para Curitiba buscar um empate. Aos 7 minutos o Coxa teve a primeira boa chance, Aristizábal roubou a bola no meio de campo e tocou para Tuta que bateu fraco.
O Coxa continuava em cima da Macaca, mas dava a opção do contra-ataque para a Ponte que levava perigo ao gol de Fernando, principalmente nas bolas paradas.
Com a pressão Coxa, o gol não demorou a sair. Aos 17 minutos Capixaba roubou uma bola no meio de campo e lançou Aristizábal (foto), o craque da partida, que levantou a cabeça e num toque com muita maestria e classe, serviu Tuta que subiu no terceiro andar e fez Coritiba 1x0.
Aos 21 minutos por pouco o Coritiba não amplia, em linda jogada individual de Ricardinho, que driblou a defesa adversária e cruzou para Tuta, que cabeceou rente a trave, perdendo uma chance incrível para o Coxa.
Aos 29 minutos em outro grande lance do Alviverde, Ricardinho arrematou de fora da área, para grande defesa do goleiro Lauro.
O Coritiba possuia total domínio da partida e o time da Ponte só conseguiam chegar ao gol Coxa nas bolas paradas.
Aos 41 minutos Gustavo covardemente após fazer uma falta em Ataliba, chutando o volante sem bola na frente do árbitro Luciano de Almeida, que aplicou direto o cartão vermelho ao jogador pontepretano.
Após o término da primeira etapa, Aristizábal e Alexandre se desentenderam no meio campo e o gringo usou de sua experiência internacional para sair da confusão sem mais complicações.
Segundo tempo
O Coritiba voltou para a segunda etapa com uma alteração: Pepo entrou em lugar de Ataliba que sentiu uma indisposição.
Mas a alteração não afetou a maneira do Verdão jogar, que voltou com a mesma determinação e pegada da primeira etapa.
A Ponte, com um atleta a menos, se preocupava apenas em “catimbar a partida” e explorar os contra-ataques.
Antônio Lopes de forma muito inteligente percebeu que o caminho para a vitória seria atacar a equipe adversária e sacou Capixaba colocando Alemão em campo. Esta alteração trouxe um resultado tático espetacular, pois com a entrada de Alemão, o craque Aristizábal recuou para a posição de Capixaba e presenteou com um verdadeiro show os torcedores presentes no Alto da Glória.
Aos 24 minutos em lindo lance do Coxa, Ari tocou para Tuta que devolveu o passe com açúcar ao colombiano que de primeira bateu cruzado na saída de Lauro fazendo um golaço para o Coritiba.
Com o resultado garantido a equipe alviverde começou a tocar bola obrigando o adversário a fazer mais faltas. Aos 35 minutos Jucemar em bela cobrança de falta obrigou Lauro a fazer difícil defesa.
Nos minutos finais, o Coxa apenas administrou o belo resultado obtido frente à Ponte Preta, para felicidade dos torcedores presentes, que sairam do Alto da Glória convencidos com o belo futebol apresentado pelo time do Coritiba.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)