
EDITORIAL
Enfim, o Coritiba volta ao campo de batalha neste Brasileirão. Domingo (13), às 16 horas, no Alto da Glória, o Glorioso vai enfrentar a maior expressão do ABC paulista, o São Caetano. Na incômoda 21.ª posição da tabela, o Coxa só fala em reabilitação. E a aposta do técnico Antônio Lopes para furar o bloqueio do Azulão está concentrada no trio de ataque Luis Mário, Tuta e Aristazábal. “Temos obrigação de vencer”, reconheceu Lopes, que comemorou neste sábado 63 anos de idade.
A equipe que entra em campo neste domingo não é considerada a titular pelo treinador. Dois desfalques por contusão frustaram a intenção de Lopes de contar com o time completo contra o São Caetano.
Desta forma, o técnico promove duas alterações forçadas. Rafael assume a ala-direita no lugar de Jucemar, que fica mais três semanas afastado do time tratando de uma pubalgia (inflamação no púbis). O garoto de 18 anos garantiu a posição durante os treinos da semana e desbancou Tésser, que também disputava a vaga deixada por Jucemar.
E Roberto Brum, o Senador, entra na vaga do volante Márcio Egídio, que sofreu um estiramento muscular de 1.° grau na coxa direita e permanece mais uma semana no Departamento Médico. O Senador volta a vestir a camisa Alviverde depois de protagonizar com Lopes uma discussão pública que findou em um rompimento oficial. Após cerca de dois meses na geladeira, Brum reconciliou-se com o treinador e retorna neste domingo prometendo muita garra e disposição. “Vou tirar proveito desse sentimento para ajudar o Coritiba a ficar no lugar que merece, que é na cabeça lutando por títulos", anunciou o Senador.
Reforços
Concentrado para a partida, o time está alheio às especulações, que circularam durante toda a semana na imprensa local, a respeito da possibilidade de o clube apresentar reforços para a disputa do campeonato. Na zona do rebaixamento da competição, com apenas sete pontos, a pressão e a cobrança, tanto da torcida quanto da imprensa, pela vinda de jogadores de qualidade aumentam a cada dia.
Em meio à intertemporada na Estância Betânia, a diretoria reconhece a carência da equipe – principalmente, no meio-de-campo – e trabalha nos bastidores para reforçar o time. O mais badalado até agora pela imprensa é o meia Marquinhos, do São Paulo. Oficialmente, a diretoria não confirma a contratação do jogador de 25 anos. Além de um meia, o Coritiba também procura um lateral-direito.
O adversário
Na quarta posição da tabela, com 14 pontos, o São Caetano tem possibilidades de alcançar a liderança do Brasileirão neste fim de semana. Tudo depende de uma combinação de resultados em várias partidas.
Contra o Coritiba, a equipe do técnico Muricy Ramalho não poderá utilizar quatro titulares. O zagueiro Gustavo, os alas Ânderson Lima e Triguinho, além do atacante Somália desfalcam a equipe por suspensão nesta 9.ª rodada do Brasileirão.
Colaborou o jornalista Eduardo Gomes Nunes
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)