
EDITORIAL
O Coritiba venceu e venceu bem ao Náutico por 3x0 numa partida bastante movimentada, realizada para mais de 7 mil torcedores do Coritiba no Estádio do Pinheirão. Marquinhos, Rubens Jr e Capixaba fizeram os gols que levaram o Coxa para a terceira fase da Copa do Brasil. O próximo adversário do Verdão será o Treze da PB, que empatou em 1x1 contra o São Caetano, no ABC paulista.
A partida realizada na noite de quarta-feira mostrou um Coritiba mais ofensivo, adotando uma mescla dos esquemas táticos do 4x4x2 com o 4x3x3, com o aproveitamento de Rodrigo Batata pelo lado esquerdo do campo, muitas vezes como um ponta esquerda.
A novidade tática de Lopes deu resultado, pois o Coxa perdeu muitas chances de gols, mas acabou aproveitando três destas chances para transformá-las em gols, que surgiram dos pés de Marquinhos, Rubens Jr e Capixaba, autor de um golaço que selou o passaporte Coxa para a terceira fase da Copa do Brasil.
No ataque, Marciano pouco inspirado e muito marcado, e Laércio, muito dedicado e pouco eficiente não tiveram um bom aproveitamento. Tanto que os gols do Alviverde foram marcados pelos meio campistas e um lateral.
Na defesa, Nascimento formou dupla com Miranda e teve um melhor desempenho nesta função se comparado com os desempenhos obtidos nos jogos anteriores, quando atuou como volante. Marcio Egídio foi bem na marcação.
Contra o Náutico, os lateraias do Verdão foram bem ofensivos, aproveitando os espaços do time alvirrubro, preocupado apenas em marcar e esperar pelo tempo correr.
O jogo começou com muita marcação pelo lado pernambucano, que não queria deixar o Coxa jogar. Parando a partida com muitas faltas, cometidas por um ferrolho defensivista, o time do Náutico pouco atacou durante a primeira etapa.
Apoiado pela torcida, o time Coxa-Branca procurava a vitória forçando o ataque pelos dois lados do campo, mas com dificuldades de entrar na área do goleiro alvirrubro, congestionada por muitos defensores.
Depois de algumas tentativas sem sucesso, o primeiro gol do Coxa aconteceu aos 21 minutos, num lance que começou com Marciano pela direita, que cruzou para Marquinhos, de peixinho, abrir o marcador em favor do Verdão.
Minutos depois do gol, o time do Coritiba ampliou a pressão e arrematou uma bola no travessão, numa cabeçada de Rodrigo Batata, após outro cruzamento pela direita do ataque Coxa.
Na primeira etapa, o time adversário pouco atacou, tendo apenas uma boa chance para marcar, mas a conclusão foi errada. O Coxa ditava o ritmo do jogo, forçando as jogadas de linha de fundo com Rafinha e Rubens Jr, com destacada atuação.
Durante o primeiro tempo, o Coxa teve outras duas ótimas oportunidades para marcar, mas a conclusão alviverde foi imprecisa, facilitando as defesas do goleiro do Náutico, um dos detaques na partida.
Para o segundo tempo, o Cori voltou ainda mais encima da defesa pernambucana, sufocando o Náutico no campo de defesa. Aos 12 minutos, num chute forte de Rubens Jr, a bola cruzou toda a extensão da grande área e entrou na diagonal da meta defendida pelo goleiro do time alvirrubro, num bonito gol do Verdão.
Em vantagem no placar, o Coxa procurava trocar bem os passes e buscar seu terceiro gol. Lopes mudou o time, colocando Luiz Carlos, Vital e Pepo no lugar de Laercio, Marquinhos e Capixaba.
As mudanças mantiveram o domínio tático da partida, fazendo o Cori ter um bom desempenho ofensivo, apesar dos gols perdidos.
O placar de 2x0 dava a classificação para o Cori, mas o incentivo da torcida Coxa fez com que os jogadores mantivessem o ritmo em busca de mais gols.
Aos 37 minutos da etapa final, Capixaba (foto) selaria a classificação Coritibana, ao marcar um golaço. O meia recebeu uma assistência de Vital, entrou na grande área e chutou com muita categoria, deslocando o goleiro Nilson da jogada e fazendo o mais belo gol da partida.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)