
EDITORIAL
Um símbolo pode estar gravado numa camisa. Às vezes, num gramado, palco do Alto de Tantas Glórias. Outras vezes, no coração, na memória e na alma de muita gente.
O Coritiba caiu. A vitória sobre o melhor conjunto do Campeonato Brasileiro, o Internacional, merecidamente vice-campeão nacional, não foi suficiente, infelizmente.
A derrota (queda) sentida por todos e chorada por muitos torcedores do Coritiba tornou-se emblemática. Foi mais um momento que ficou na história da mobilização da torcida Coxa-Branca, repetindo os AtleTibas de 1995, 2004 e 2005; os ParaTibas de 1995 e 1999; os confrontos contra Santos em 2005, São Caetano em 2005. Os vinte minutos finais da partida do último domingo, contra o Internacional, ficaram na memória de milhões de brasileiros.
Cléber Machado, narrador da partida pela Rede Globo, a maior emissora de TV do Brasil, uma das maiores do mundo, emocionou-se com a manifestação de fé e de amor da torcida Coxa-Branca:
“Olha que bonita a manifestação da torcida do Coritiba. Prestem atenção: (ao fundo, o ensurdecedor grito de ”Eu sou COXA-BRANCA, com muito ORGULHO e muito AMOR!!!”) o Estádio com mais de 25 mil pessoas, acompanhando o time que está caindo para a série B com os resultados da rodada e cantando que é ”COXA-BRANCA, com muito ORGULHO e muito AMOR!!!””
Mais de 27 mil coritibanos cantaram sem parar seu amor pelo Clube, mesmo depois de saber que mesmo vencendo, o Cori cairia para a segunda divisão. E isto emocionou muito mais gente do que os 32.021 torcedores que pagaram ingresso no domingo.
Nem tudo na vida pode ser comprado. Imagina o que se passou pela cabeça de certos marqueteiros locais quando Cléber Machado destacou a Ode de Amor da Torcida Coxa? Certas coisas não tem preço senhores. Anos de trabalho árduo, para criar um falso mito, aquele de que a torcida Coxa é fria, não expressa seus sentimentos despencou, como um castelo de areia numa praia assolada por um Tsunami...
A verdade que nós Coxas-Brancas já sabíamos, que o ”O AMOR é maior que a paixão” agora é sabido por todo o Brasil.
Parabéns torcida coritibana: amar o COXA não tem preço!!!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)