
EDITORIAL
Em tarde deste domingo, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), o Coritiba perdeu a chance de sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado pelo A. Mineiro por 1x0. Pior, o time vê de perto a Segunda Divisão.
Agora restam apenas dois jogos para o Coritiba, 19º, com 45 pontos, tentar permanecer na Série A da competição, contra São Caetano, no Anacleto Campanella, domingo próximo, e Internacional, no Couto Pereira. E para continuar vivo, o Coxa precisa vencer os dois últimos jogos.
"Foi um jogo muito igual, mas sofremos o gol em uma jogada individual. Agora, não tem segredo. Temos que correr atrás de duas vitórias para sair desta situação", afirmou o zagueiro Reginaldo Nascimento.
Primeiro tempo
O Coritiba, do técnico Márcio Araújo, que preferiu Vagner a Flávio na defesa e a formação 4-4-2, começou pressionado. Empurrado por sua torcida, o time da casa começou melhor; os visitantes buscavam o gol em raros contra-ataques.
A primeira chance de gol aconteceu aos 12 minutos, numa bobeada da zaga, a bola sobrou para Rodrigo Silva bater para fora. As respostas do Coritiba vinham de chutes de fora da área, mas Bruno estava atento. Outra boa oportunidade do Galo mineiro ocorreu aos 34, após um cruzamento, Pablo Gimenez subiu com liberdade e cabeceou por sobre o gol.
No minuto seguinte, os mineiros abriram o placar. Pablo Gimenez aproveitou falha de Vagner e chutou forte. A bola explodiu em Rodrigo Dias e sobrou para ele mesmo concluir e colocar sua equipe em vantagem no marcador.
O gol fez o Coritiba abandonar a postura defensiva, dando mais liberdade para seus laterais atacarem. Aos 41, o Coxa chegou pela primeira vez com perigo. Ricardinho aproveitou rebote de uma cobrança de falta de Anderson e chutou forte. Bruno, bem colocado, espalmou para escanteio.
Segundo tempo
A segunda etapa começou como foi a primeira, com as duas equipes mostrando muita disposição, mas criando poucas situações de gol. Observando isso, o técnico Márcio Araújo sacou James, Ricardinho e Capixaba. Em seus lugares entraram Rodrigo Batata, Rubens Jr. e Anderson Gomes.
As substituições surtiram efeitos e aos 18min o Coxa teve a melhor oportunidade do jogo. Caio fez bela jogada, driblou um marcador dentro da área e, de frente para a meta, bateu forte. O goleiro Bruno, mesmo caindo, conseguiu desviar com a mão esquerda e mandar a bola para fora.
Os mineiros responderam cinco minutos depois, com Marques. O atacante recebeu lançamento em profundidade e chutou rasteiro, mas Douglas conseguiu desviar, evitando o segundo gol. Dois minutos depois Renato carimbou a trave.
No final da partida, o Coritiba foi para cima e quase empatou. Aos 40 minutos da etapa final, Rubens Jr. cobrou falta pela direita do ataque e acertou o travessão mineiro. Mas foi só: A. Mineiro 1x0.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)