
EDITORIAL
O time do Coritiba enfrentará o Fluminense logo mais, a partir das 18h10, em Volta Redonda em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto do Cori contra um dos líderes da competição será transmitido para todo o Brasil. Este é o segundo jogo consecutivo do Cori que terá transmissão nacional.
O técnico Cuca, que vê semelhanças na forma de atuar entre Fluminense e São Paulo, optou por reforçar o sistema defensivo do Alviverde, escalando o volante Márcio Egídio (foto) no lugar de Reginaldo Vital que deixou a equipe por causa de uma contusão na coxa direita. Com a presença do "cão de guarda" na frente da zaga, Cuca espera dar maior liberdade para o meia Capixaba ajudar nas jogadas ofensivas.
O objetivo é novamente preparar uma armadilha para o adversário, tomando-se a bola no meio campo e saindo com extrema velocidade para o ataque. Para tanto, o técnico Cuca chegou a realizar um treinamento durante a semana que consistia na equipe tomar a bola no seu campo defensivo, avançar e finalizar em gol em até 30 segundos, buscando assim alcançar uma maior objetividade nas ações do ataque Alviverde.
Mas os treinamentos não se limitaram apenas a esse sistema, pois os atacantes foram bastante cobrados pela falta de pontaria e tiveram que treinar muito o fundamento do arremate a gol, sendo que quem saiu perdendo foi o atacante Marciano, que cedeu sua vaga ao jovem Tiago, artilheiro do campeonato paranaense.
Quanto ao sistema defensivo, o goleiro Fernando, apesar de viajar para Volta Redonda/RJ junto com a delegação, não deverá enfrentar o tricolor carioca em função de dores no ombro esquerdo, assumindo a vaga o bom goleiro Douglas.
Outro que desfalca o Verdão Coxa-Branca é o volante/zagueiro Reginaldo Nascimento que cumpre suspensão. Para seu lugar está definida a entrada de Vagner, zagueiro que possui características interessantes para a partida contra o tricolor carioca: velocidade, agilidade na saída para o combate e bom toque de bola.
Já o Fluminense, que estréia uniforme novo na partida de hoje, pode não contar com um de seus destaques, o volante Diego, que teria pedido dispensa ao técnico Abel Braga por já estar negociado com um clube europeu. Na segunda-feira este atleta deve se apresentar à Seleção Brasileira Sub-20, fazendo companhia ao ala Rafinha, também convocado. A opção tricolor para ocupar seu lugar deverá ser Preto Casagrande.
O Fluminense, que atualmente está com as atenções voltadas à Copa do Brasil, deve manter a mesma cautela que vem tendo em todas as suas partidas. Jogando com o esquema tático semelhante ao do time Coxa-Branca, com três zagueiros, o técnico Abel Braga vem explorando a velocidade dos seus jovens jogadores, em harmonia com a pontaria e experiência do atacante Tuta, que deverá jogar com uma máscara protetora, já que está com o nariz fraturado.
Ambas as equipes irão procurar explorar o erro do adversário. Com a vantagem de estar jogando em "casa", o Flu tem, teoricamente, a obrigação de buscar o ataque com mais insistência, atitude, esta, esperada pelo técnico Cuca que planeja explorar muito os contragolpes, na tentativa de surpreender a zaga adversária.
Com a presença de Márcio Egídio na frente da zaga, Luis Carlos Capixaba terá maior liberdade para encostar nos atacantes Alviverdes, sendo apoiado pelos alas Ricardinho e Rafinha, este último deverá ser a principal válvula de escape para o ataque do Coritiba, caso o meio campo esteja congestionado.
O Coritiba deverá entrar em campo com Douglas; Miranda, Flávio e Vagner; Rafinha, Márcio Egídio, Capixaba, Jackson e Ricardinho; Alexandre e Tiago.
Com um sistema defensivo forte, o torcedor Coxa-Branca espera que os atacantes Alviverdes corrijam suas pontarias, pois as oportunidades estão aparecendo. Com esse grande "detalhe" corrigido, o Coritiba pode finalmente deslanchar e encostar na ponta da tabela, onde realmente merece estar.
Serviço
A FutebolTotal, empresa que administra os bares e lanchonetes do Estádio Couto Pereira está disponibilizando um telão para os torcedores do Coritiba poderem acompanhar o televisionamento da partida de hoje, Fluminense x Coritiba.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)