
EDITORIAL
O Coritiba conseguiu brilhante vitória por 2x1 contra o time do Goiás, em pleno Serra Dourada, onde o time da casa não havia sofrido derrota até a penúltima rodada da primeira fase do Brasileirão. Com esta vitória o Coritiba termina o sábado na 14ª posição, com 30 pontos. A próxima partida do Coxa será na quinta-feira, dia 12, contra o Criciúma.
O desempenho do Coritiba nesta partida foi muito bom, segundo as equipes esportivas que cobriram a partida. Uma forte marcação na defesa, fez o Coxa parar o segundo melhor ataque da competição. O time do Goiás chegou ao seu gol apenas aos 45 minutos do segundo tempo, numa cobrança de pênalti, originária de uma jogada infeliz do volante Ataliba, que vinha tendo um ótimo desempenho até então.
A defesa Coxa teve grande sintonia neste jogo. Alexandre e Miranda tiveram sucesso tanto nas jogadas por baixo como pelo alto. Os volantes Ataliba e Egídio possibilitaram que os laterais Jucemar e Adriano fossem ao ataque com segurança.
Jucemar foi bem nas cobranças de falta e nos cruzamentos para Tuta e Alemão. Adriano não teve um brilhante desempenho, mas sua estrela brilhou no lance do primeiro gol do Coritiba. Das mãos dele iniciou-se novo golaço de Capixaba, o Artilheiro do Sol: Adriano cobrou o lateral para Tuta, que ao mesmo tempo segurou a zaga e assistiu ao Capixaba, que chutou forte de fora da área para belíssimo gol do vice-artilheiro Coxa, o quinto gol dele no Brasileirão.
Durante o início do jogo o Coxa dava as ordens em campo, sufocando o Goiás no campo de defesa. Apenas em cobranças de falta ou escanteio é que o time da casa teve suas chances de gol.
O jogador com mair participação na partida sem dúvida foi o jovem Rafael, que atuou na posição de meia direita. Rafael atuou tanto ofensiva como defensivamente, sendo um verdadeiro motor para o Coritiba.
Depois de um brilhente primeiro tempo, e antes de ser substituído, no início do segundo tempo, Rafael forçou um cartão amarelo. Ele cumprirá a suspensão automática na próxima partida, quarta-feira contra o Criciúma, partida na qual Rafael não jogaria, pois estará servindo à Seleção Brasileira Sub-20 num torneio no Japão.
No ataque, Tuta e Alemão tiveram boas chances de marcar ainda no primeiro tempo. Em diversas oportunidades, Rafael, novamente um dos melhores em campo, e Capixaba puxavam os ataques do Cori, criando oportunidades tanto para Tuta como para Alemão.
A estrela de Tuta brilhou novamente, ao final das luzes. Antes do apagar das luzes, aos 49 minutos do segundo tempo, a partida estava empatada em 1x1 quando Tuta sofre pênalti. O artilheiro das decisões não titimbeou e bateu forte e no alto, fazendo o gol da vitória, o seu sétimo gol no Campeonato. Com este gol de Tuta o Coxa quebrou a invencibilidade do Goiás no Serra Dourada. Placar final, Goiás um, Coritiba dois.
Análise tática
O técnico Antônio Lopes surpreendeu muitos analistas e torcedores ao escalar Rafael como meia direita. Durante a semana ele havia treinado com Pepo, Fávaro e Juninho. Aparentemente um destes três jogadores seria o substituto do volante Brum, que contundido não jogaria em Goiânia.
Mas na hora do jogo, Lopes colocou Jucemar pela lateral direita e jogou só com dois volantes, Ataliba e Egídio. Com a presença de Capixaba e Rafael nas meias, o Coxa jogou em velocidade e alimentando as jogadas ofensivas com Alemão e Tuta.
Com o 4x4x2 tradicional, o time de Lopes dominou o jogo no primeiro tempo e teve as principais chances de gol. No segundo tempo, o time Coxa continuava melhor, cadenciando o jogo e não sofrendo pressão do time da casa em jogadas com a bola em jogo. As principais chances do Goiás ocorreram em cobranças de falta e nos escanteios cobrados pelo lateral Paulo Baier.
Com o transcorrer do segundo tempo, Lopes acabou mudando seu esquema tático, colocando Pepo, Juninho e Vagner nos lugares de Rafael, Alemão e Egídio. Com esta mudança, o Coxa perdeu o domínio ofensivo e passou a ser mais atacado pelo time da casa.
As mudanças tornaram o Coxa um time mais defensivo, só com Tuta fixo na frente, sem muitas opções de triangulações. A proposta mais defensiva de Lopes, que parecia querer a vitória simples, fez com que o Goiás atacasse mais fortemente, incentivado pelas mudanças promovidas por Celso Roth e pela sua toricida (quase 12 mil torcedores).
A pressão goiana resultou no gol de empate, numa jogada desnecessária de Ataliba, que cometeu um pênalti. O artilheiro do time goiano bateu e empatou a partida, aos 45 do segundo tempo.
Para a felicidade da torcida Coxa, no último minuto dos acréscimos, Tuta sofreu o pênalti. Naquele momento Tuta era o único atacante Coxa em campo. Tuta bate e marca, decretando a vitória Coxa, que poderia ter sido facilitada se o time tivesse tido opções mais ofensivas no segundo tempo.
Os principais lances do jogo
1º. tempo
5' Em falha do goleiro, Alemão faz boa jogada mas é desarmado pela zaga;
9' Rafael cruza para Alemão, que chuta na zaga;
13' no lançamento de Adriano, Alemão fica em impedimento;
14' O Goiás procura atacar, mas Somália se perde com a bola;
14' Coxa ataca com Alemão e o goleiro se arroja aos pés do atacante Coxa;
15' O Goiás ataca, mas Alexandre recupera e lança Tuta, que não consegue superar a zaga;
17' Fernando segura firme na primeira jogada de perigo do Goiás, num chute de fora;
18' Escanteio para o Coxa, Jucemar cruza e Tuta perde boa chance;
20' Tuta perde boa chance, chutando em vez de passar para Alemão. Novo escanteio para o Coxa;
Rafael toca de primeira para Alemão, que sufoca a zaga;
27' No contra-ataque, Paulo Baier chuta e arranca um escanteio;
27' Alemão puxa o contra-ataque e força nova defesa do goleiro goiano;
31' Na cobrança da falta por Jucemar, o goleiro sai bem e pega a bola antes de Tuta;
31' Rafael finta bem a Danilo, mas a zaga tira;
34' Em defesa arrojada, Fernando defende bem, apesar do impedimento do ataque goiano;
2º. tempo
3' Em nova falta para os goianos, Paulo Baier cobra para defesa de Fernando;
4' Em bonita jogada de Rafael, Tuta perde chance;
5' Jucemar chuta forte em vez de passar para Alemão na primeira grande chance do tempo complementar;
18' Jucemar lança Tuta, que sofre falta próxima da grande área. Jucemar bate forte, mas para fora;
21' Em má jogada, Adriano fura na grande área;
23' GOL! Novo golaço de Capixaba! Mais uma vez, Capixaba chutando forte. A jogada surgiu num lateral cobrado por Adriano, que passou para Tuta rolar para Capixaba;
33' Falta frontal contra Fernando. Fábio bate bem, mas a bola toca a trave e sai;
42' O Coxa comete um pênalti desnecessário, através de Ataliba. Alex marca, empatando a partida;
50' Tuta sofre pênalti. GOL! Tuta, o artilheiro Coxa cobra e faz 2x1.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)