
EDITORIAL
Jogando a responsabilidade do favoritismo para o adversário, os jogadores do Verdão Coxa-Branca esperam não desperdiçar as chances que aparecerem para, finalmente, tornarem a tão desejada arrancada em realidade.
“Clássico é clássico”, já dizia o ditado, portanto o placar é imprevisível. Porém, ao Paraná Clube, melhor classificado na tabela do campeonato do que o Coxa, sobrou à pecha de “favorito”, ainda mais jogando em seus domínios, no Estádio do Pinheirão, com o apoio de sua torcida. É dessa forma que os jogadores Alviverdes estão encarando a partida.
Mas o favoritismo fica mesmo só no discurso, pois o fator campo, deverá atrapalhar ambos os times, visto que o gramado do Pinheirão não é tido como um dos melhores, muito pelo contrário. E quanto ao fator torcida, é fato que a torcida Alviverde é a maior do Paraná e mesmo na casa do adversário, em menor número, é a mais vibrante.
Portanto, o jogo deverá ser decido mesmo dentro das quatro linhas. Quem errar menos terá mais chances de sair do estádio da federação paranaense com os três pontos. Para isso, o técnico Cuca aposta em mudanças no elenco, deixando-o mais experiente, consistente e pegador.
Pelo que se acompanhou nos treinos durante a semana, Rubens Júnior perdeu a vaga para o garoto Ricardinho (20 anos), que segundo o técnico do Alviverde, vem subindo de produção. Com essa alteração, Cuca espera mais agressividade e velocidade pelo setor esquerdo.
Outra mudança é quanto ao retorno do segundo volante Capixaba que se recuperou de uma tendinite e garante que está pronto para a partida. Com isso, sobrou para o lateral direito James, que deixa a equipe, sendo deslocado para o setor o meia Jackson, que diz já estar adaptado na função.
No sistema defensivo há mudanças e ainda uma dúvida, com as saídas de Allan e Flávio, ambos lesionados, o técnico Cuca preferiu recuar o primeiro volante Reginaldo Nascimento para ser um de seus três zagueiros. O trio de zaga deverá ser formado por Reginaldo Nascimento, pela esquerda, Anderson fazendo a função miste de terceiro zagueiro e de volante, e Douglas Ferreira, cobrindo o setor direito.
Cuca optará por um sistema tático diferente do habitual. Nascimento fará a dupla de volantes com Peruíbe, mas também poderá atuar em determinadas situações como terceiro zagueiro, numa marcação mais específica. Seriam duas linhas de quatro jogadores (na zaga e no meio de campo), com variação para o 3x5x2.
Já o setor ofensivo está confirmado. O craque Caio (foto), que vem honrando a camisa nº. 10 do Verdão com muita vontade e dedicação é o novo xodó da torcida Alviverde, com isso ganha mais moral para a partida. Caio terá a função de, ao lado de Capixaba, municiar os atacantes Maia e Renaldo, na tentativa de furar o bloqueio defensivo paranista.
Renaldo, que não vem agradando parte da torcida do Cori, deixou as promessas de gols de lado e voltou ao discurso mais moderado e humilde. O artilheiro acredita que fazendo apenas um gol, ele espantará a má fase e voltará a ser o matador que sempre foi, para isso conta com o apoio dos jogadores e da comissão técnica.
Pelo lado tricolor, o técnico Barbieri prefere não confirmar a equipe que entrará em campo logo mais, deixando um ar de mistério envolvendo o clássico. Sabe-se que confirmado mesmo, só o retorno do goleiro Flávio.
Mas, como diz outro velho ditado, “Em time que está ganhando não se mexe”. Portanto, o técnico paranista não deverá inovar na escalação e nem fugir do padrão tático que vem utilizando em sua equipe, mantendo, desta forma, o 3x5x2, esperando o Coritiba em seu campo para poder explorar os contra-ataques.
Devido às propostas de jogo semelhantes, o clássico de logo mais será de muita marcação, obediência tática e poucas falhas, pois uma falha pode definir o resultado da partida, pode-se arriscar a dizer que o duelo será mais tático do que técnico, onde o dedo do treinador será fundamental para a conquista dos três pontos. Mas, não podemos esquecer que Caio pode desequilibrar a partida.
Portanto, aos jogadores Alviverdes, fica o pedido da Nação Coxa-Branca: Raça! Verdão! Você é Campeão!
Campeonato Brasileiro 2005 - 29ª rodada
Paraná Clube x Coritiba
Data: 01/10/2005, sábado
Horário: 16h
Local: Estádio Pinheirão
Coritiba:
Douglas; Jackson, Douglas Ferreira, Anderson e Ricardinho; Nascimento, Peruíbe, Capixaba e Caio; Renaldo e Maia.
Técnico: Cuca.
Paraná Clube:
Flávio; Daniel Marques, Marcos e Aderaldo; Neto, Pierre, Mário César, Éder e Edinho; Borges e André Dias.
Técnico: Barbieri.
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra/SP
Assistente 1: Márcio Luiz Augusto/SP
Assistente 2: Nilson de Souza Monção/SP
4º Árbitra: Sueli Teresinha Tortura/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)