
EDITORIAL
Sem mistérios, o técnico Antônio Lopes viajou para Criciúma já com a equipe escalada. E como em time que está vencendo não se mexe, Lopes manterá o esquema 3x5x2 utilizado nas últimas partidas. Já o Criciúma terá o reforço de alguns jogadores nesta partida que é a mais importante do Tigre nest campeonato.
Uma das falhas apontadas pela torcida do Alviverde no decorrer do Brasileirão 2004 é de que como o Coritiba não tinha um bom meio campo, deveria jogar no esquema 3x5x2. Neste esquema tático, que prioriza a marcação e as saídas de bola rápidas e mortais nos contra-ataques, o Coxa poderia ter tido maior sucesso, já que tínhamos atacantes para este modelo de jogo. Porém Antônio Lopes demorou para aceitar tal fato, utilizando tal sistema somente agora no final do Campeonato Brasileiro.
Para este jogo contra o Tigre, o 3x5x2 é o sistema mais correto, pois o adversário precisa desesperadamente do resultado positivo, devendo atacar o Verdão Coxa-Branca desde o início da partida. Sabendo controlar a pressão inicial e encaixando bons contra-ataques, o Coxa tem todas as condições de sair de Criciúma com a vitória, pois está levando um ataque extremamente jovem e muito veloz, com Alemão e Laércio, ambos com 20 anos, além da jovem promessa Guilherme, 18 anos, que ficará a disposição do Delegado no banco de reservas.
Reginaldo Nascimento estará em campo, formando a segunda melhor zaga da competição, e como sempre, demonstrando toda sua vontade e competência vestindo a camisa do Verdão. A tendência de que Nascimento poderia deixar o Coxa foi revertida nos últimos dias: o Coxa utilizaria das receitas da TV (que para 2005 foram aumentadas) e de uma readequação no elenco para ficar com Nascimento, desde que a proposta do jogador não fosse acima do teto para a próxima temporada.
Completam a segunda melhor zaga do Brasil, Flávio e Miranda, este um dos destaque Coxa na temporada, que vem ganhando muito respeito no futebol internacional. No gol, Douglas continua titular, já que Fernando não foi liberado pelo Departamento Médico para este jogo.
Formam o meio campo do Coritiba os atletas Ataliba, Roberto Brum e Capixaba, que ano que vem deverá voltar a sua posição original de segundo volante. Nesta posição, Capixaba foi destaque nos times por onde passou.
Na ala direita do Verdão joga Rafinha, que novamente foi convocado à Seleção Brasileira Sub-20; na esquerda joga o simpático, qualificado e aguerrido Ricardinho, que deverá ser o titular da posição para o ano que vem, pois dificilmente Adriano permanecerá na equipe até o final da temporada de 2005.
Para o Criciúma, resta jogar e torcer. Torcer muito, pois o time catarinense não depende só de si para se livrar da segunda divisão em 2005: o Tigre deverá ganhar e torcer pelo tropeço de Flamengo ou Botafogo ou Atlético Mineiro, ou ainda, pelo menos empatar com o Coritiba e torcer para que o Vitória, o Botafogo ou o Atlético Mineiro, sejam derrotados na última rodada do Brasileirão.
Para a diretoria Alviverde fica aí um ano de aprendizado, principalmente referente a planejamento. A equipe que ficou em 5º lugar no Campeonato Brasileiro do ano passado e se classificou para a Libertadores desse ano foi desmontada, trazendo reflexos numa regular campanha em 2004. Para o torcedor Coxa-Branca fica a esperança para um ótimo 2005, visto que os erros foram identificados e estão sendo corrigidos. Os reforços estão chegando e a posições carentes estão sendo preenchidas com jogadores de qualidade, formando “no papel” uma equipe muito equilibrada e competitiva.
Serviço
O site Coxan@utas irá transmitir a partida, AO VIVO, lance a lance, a partir das 16h.
Foto: Gustavo Garrett para os Coxan@utas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)