
EDITORIAL
Na versão 2005 da Copa São Paulo de Futebol Juniores o time do Coritiba ficará no grupo D, com sede na cidade de Louveira.
A Copa São Paulo de Juniores de 2005 terá 22 grupos com 4 times em cada grupo. Na versão 2004 da competição, o Coritiba ficou na 4ª colocação, a melhor colocação de um time paranaense em toda a história da Copa São Paulo.
O Coxa está no grupo D, com sede na cidade de Louveira. No grupo do Coxa estão os times do Campinas FC (SP), time do ex-centroavante Careca, São Caetano (SP) e o Chapadinha FC (MA).
Em entrevista exclusiva por telefone Edson Borges, técnico do Coxa Jrs., gentilmente parou suas férias para atender a equipe do site Coxan@utas e contar um pouco sobre o planejamento que o Clube vem fazendo nas categorias de base, em especial, para as disputas da Copa São Paulo de Futebol Juniores.
Os 25 atletas que deverão seguir de Curitiba para São Paulo já estão praticamente definidos. O elenco de juniores está em férias e se reapresenta no próximo dia 27, quando reiniciam os treinos para a principal competição da categoria no Brasil.
Nos últimos dias, o time de juniores realizou três amistosos, vencendo todos: Figueirense (1x0, no CT Bayard Osna), Operário de Ponta Grossa (2x1, fora) e XV de Colombo (goleada de 4x0).
Segundo o técnico Edson Borges, o time base para 2005 vem bastante reformulado se comparado com o time que este ano alcançou a melhor colocação em todos os tempos do futebol paranaense: um quarto lugar, depois de ser desclassificado da final numa dramática disputa de pênaltis contra o Corinthians, tradicionalíssimo clube formador de atletas nesta categoria.
O treinador do Verdão fez uma análise sobre as diferenças entre os dois elencos do Coritiba: "Em 2004 (foto) tínhamos um time formado há mais de um ano. Os atletas tiveram um comportamento exemplar, vinham de um título Parananse da categoria (N.E.: conquistado contra o A. Paranaense em pleno CT do Umbará) e entenderam perfeitamente a responsabilidade deles na Copa São Paulo. Este foi um dos fatores do sucesso naquela competição" lembrou o treinador dos juniores.
Borges destaca que o atual elenco da categoria de juniores está bastante reformulado se comparado com o time do início do ano. "Estamos iniciando uma nova fase do trabalho, pois muitos atletas foram levados para a equipe principal e o Coritiba contratou cinco novos atletas para a disputada da Copa São Paulo", destacou o treinador do Alviverde.
Daquela equipe vitoriosa no início do ano, o Clube revelou os zagueiros Miranda e Vagner, os alas Rafinha e Ricardinho, os volantes Egídio e Cacique e os atacantes André Nunes e Laércio que disputaram muitas partidas como titulares do Coxa, tanto no Campeonato Paranaense, como no Campeonato Brasileiro.
Sobre o processo de reformulação no time de juniores, Borges comentou: "Com tantos jogadores saindo dos juniores para o elenco profissional, montamos uma nova equipe durante este ano. Nossa expectativa é passar pela primeira fase e tentar reeditar uma boa campanha. Mas também é importante dar continuidade à revelação de atletas para o time profissional. O Coritiba possui uma grande estrutura e o Clube precisa estar revelando novos jogadores". Mais do que uma boa campanha do Coxa Jrs. na competição nacional, percebe-se uma constante preocupação do Clube em estar revelando novos jogadores para o time principal, uma tendência que o Coritiba vem tendo há alguns anos.
Dos novos contratados pelo Verdão, Edson Borges destacou: o meia esquerda Fábio Lopes (contratado junto ao Moto Clube), o quarto-zagueiro Leonardo e Tiago (ambos vindos do Malutrom), o lateral esquerdo CAmacho (ex-Avaí).
O técnico do time do Alto da Glória afirma estar muito confiante com estes novos contratados para o time de juniores. Segundo Borges, o zagueiro Leonardo tem muitas chances de sair direto da Copa São Paulo para o time profissional: "O Leonardo é um excelente zagueiro. Estou muito feliz com a contratação dele. Apesar de destro, ele joga pelo lado esquerdo da zaga e tem ótimas qualidades. Se manter o ritmo, certamente fará sucesso no Coritiba" conta o treinador.
Outros jogadores também foram destacados pelo comandante do time de juniores: o lateral Camacho e o meia esquerda Fábio Lopes, que tem muita qualidade no toque de bola: "São dois jogadores de muito bom toque de bola".
Edson Borges também mostrou grande expectativa com o desempenho do zagueiro Henrique: "Ele foi recentemente convocado para a Seleção Brasileira" e do volante Marco Antônio, capitão do time de juniores: "O Marco Antônio é um jogador muito promissor. Ele tem tido ótimo desempenho, tanto que poderia sem dúvidas compor o elenco do time profissional na próxima temporada" explica Edson Borges.
Para Borges, o time Coxa conta com bons retornos aos gramados, como são os casos do lateral direito James e do meio campista Renan, ambos recuperados de graves contusões que os afastaram por longo tempo do time do Coritiba: "O James e o Renan ficaram afastados do time, por estarem contundidos. O Renan voltou recentemente, deve compor o elenco em São Paulo. Já o James treinou e treinou bem nos três últimos amistosos".
Estes dois jogadores também são considerados pela gente ligada ao futebol amador do Clube como dois expoentes das categorias fundamentais do time do Alto da Glória. No Campeonato Brasileiro deste ano, James atuou em uma partida, entrando durante o segundo tempo (Coritiba 1x1 Internacional, em 28.04.2004). Já o meio campista Renan atuou no amistoso do Coxa B em Cianorte (chegou a marcar um dos gols da vitória Coxa por 2x1). Renan foi um indicado direto de Antônio Lopes para assinar seu contrato profissional com o Clube.
Perguntado sobre o atacante André Nunes, o treinador do Cori demonstra grande confiança no atleta: "O André é um ótimo atacante. Ele precisa ter um trabalho de continuidade, o que lhe dará confiança no time profissional. Ele tem melhores qualidades que o Marcel". O meio campista Pedro Ken, que recentemente foi Vice-Campeão pelo time de juvenis deverá compor a delegação Coxa que viaja no início do ano para São Paulo, a pedido do treinador Edson Borges.
Confira também:
Pedro Ken.
Revelações.
Henrique.
Talentos.
Renan.
Fique de olho:
Alguns jogadores do Coxa Jrs. podem brilhar na competição. Se mantiverem as últimas atuações, Pedro Ken (meia), Renan(meia), Marco Antônio (volante), Guilherme (atacante), James (lateral direito), Henrique e Leonardo (zagueiros) devem chamar muito a atenção da imprensa e dos torcedores brasileiros.
Eles são tidos como sendo algumas das promessas do Departamento de Futebol Amador do Coritiba para as próximas temporadas.
Comissão Técnica - Coritiba Juniores
Técnico:
Edson Borges
Observador Técnico:
Acir Cortes
Preparador Físico:
Vanderlei Pereira de Carvalho
Preparador de Goleiro:
Rafael Carolino Santa Cruz
Roupeiro:
Arlon Souza Alves
Massagista:
Ruben França dos Reis
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)