
EDITORIAL
E acabou a Copa do Mundo... Não agora, mas no dia 04 de dezembro de 2005, por volta das 18h, quando o árbitro mato-grossense apitou o final da partida do Coritiba diante do Internacional. Desde então, para qualquer Coxa-Branca, 2006 não seria o ano da Copa, das eleições ou de qualquer outro evento. Seria (e será), sim, o ano de reparar erros que nos custaram muito caro. Seria (e certamente será, tem que ser) o ano de voltarmos à Primeira Divisão.
Para que 2006 seja lembrado eternamente como o ano da redenção coritibana, a torcida faz um pedido e oferta reconhecimento e agradecimento eternos caso ele seja atendido. Dos jogadores, nada mais queremos que dedicação e respeito à camisa alviverde.
Se, em algum momento de determinada partida, em vocês jogadores bater aquele desânimo, dêem uma olhada para os lados que, com absoluta certeza, seja lá em que lugar do país vocês estiverem, encontrarão um coração alviverde a apoiá-los. Não esmoreçam jamais, por favor. Ouçam nossos gritos, que nessa hora serão de apoio, e não os transformem em gritos de protesto. Saibam que a torcida do Alviverde sempre confiará incondicionalmente em cada um de vocês, desde que nos ajudem a resgatar nosso orgulho ferido, desde que possamos ver o comprometimento nos olhos de cada um de vocês. E não, não se trata aqui de simplesmente propor mais um 'pacto'. O que desejamos, sim, é uma relação de simbiose entre vocês, jogadores, e nós, torcedores.
Àqueles atletas que não estavam no Clube no ano passado, vale sugerir que assistam às imagens do comportamento da torcida Alviverde no último jogo daquele fatídico campeonato. Quem, ao observar aquelas imagens, não se sentir por elas tocado, deve deixar-nos agora, pois a torcida lutará até o fim, sem desistir. Aos que estiveram em campo naquele jogo, pedimos que relatem aos companheiros o quanto a torcida se empenhou para tentar evitar o desastre, ainda que aquele empenho tenha sido em vão.
Agora chegou a hora da verdade. O campeonato não pára mais, e aqueles que tiverem mais para oferecer, certamente serão brindados com uma das quatro vagas à Série A do próximo ano. Mais do que nunca, o Coritiba precisará da raça, da dedicação e do comprometimento de seus atletas. Tecnicamente, o Coritiba nada tem a dever a nenhum de seus rivais. É preciso apenas que o grupo se feche em torno desse objetivo e busque seu espaço no campeonato, demonstrando a grandeza e a força do Verdão do Alto da Glória.
Sabemos da qualidade e da força que tem esse grupo. Se todos se unirem e 'comprarem essa briga', todos comemoraremos juntos no fim do campeonato. A torcida vai continuar fazendo a parte dela, mas é preciso que haja uma contrapartida desse grupo. Em não havendo comprometimento, as cobranças inevitavelmente surgirão, pois o Coritiba não pode mais errar. Vamos unir nossas forças para voltar ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído.
O ano de 2006 para nós começa agora. Será um ano atípico, com seis meses apenas, ao final dos quais certamente estaremos sorrindo felizes por termos obtido a tão desejada reciprocidade do nosso amor. Não nos passa pela cabeça outra situação e nem temos outra expectativa senão a volta por cima. Contem conosco. Nós iremos apoiar! E cobrar, sempre que for preciso.
Equipe COXAnautas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)