
EDITORIAL
Um dos mais respeitados jornais da América do Sul, a Folha de São Paulo, em recente coluna Painel FC publicou nota sobre um levantamento informal feito pelo Clube dos 13, que visava saber quais os clubes brasileiros com as finanças melhor equilibradas.
Segundo o C13, eis os clubes com melhor situação financeira do Brasil: Coritiba, Corinthians (parceiro da multinacional MSI, Santos e A. Paranaense.
O resultado final até pode surpreender os menos avisados ao apresentar dois times paranaenses e dois times paulitas. Mas o avanço do futebol paranaense, através da dupla AtleTiba, é nítido.
Com relação ao Coritiba, o processo de reestruturação pelo qual o Clube passa nos últimos anos, fruto de uma gestão integrada entre os diversos Conselhos do Alviverde e de seus sócios e torcedores, traz à tona os primeiros resultados: além dos avanços na área patrimonial, o Coritiba tem alcançado bons resultados no pagamento de sua dívida, o que possibilita a médio prazo prever mais conquistas dentro e fora de campo.
É natural que num futebol brasileiro à beira da falência, e muito longe de ser um esporte efetivamente profissional, em especial se comparado ao sucesso comercial dos clubes europeus, o resultado obtido pelo Coritiba nesta análise do C13 deve ser muito bem avaliado pela comunidade Coxa Branca. O Clube ainda passa por um severo processo de reestruturação, o que tem dificultado mais avanços com mais investimentos. Entretanto, este resultado verificado é uma mostra de que o Coritiba está se preparando muito bem para o século 21.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)