
EDITORIAL
Mesmo atravessando uma semana bastante conturbada, devido à forma com que foi derrotado em Belém, além da saída do treinador e o afastamento de alguns jogadores, o torcedor Coxa-Branca promete lotar o Couto Pereira para levar o Verdão, no grito das arquibancadas, ao triunfo sobre o rival.
Sai Cuca, assume Júnior Lopes que, mesmo de forma interina, tem a grande oportunidade de estrear como técnico na série A do Campeonato Brasileiro. Júnior, tem grande conhecimento do elenco Alviverde, pois era auxiliar técnico desde o início de 2004, chegando a comandar um jogo da equipe B do Coritiba.
O maior problema e, conseqüentemente, o maior segredo será como escalar o Verdão Coxa-Branca para a partida de logo mais. A preocupação nem é quanto à forma com que a equipe adversária vá atuar, mas sim com quais jogadores o novo técnico, Júnior, poderá contar.
Com o afastamento temporário de alguns jogadores do elenco Alviverde, o técnico Júnior terá que montar uma equipe no mínimo competitiva, sendo que o maior reforço virá mesmo das arquibancadas do Monumental do Alto da Glória.
O adversário já mostrou as cartas, declarando que o time que enfrentará o time Coxa-Branca será o mesmo que venceu a fraca equipe de Brasília no meio de semana. Apesar das provocações naturais que antecedem o clássico, nos dois últimos dias o rival preferiu adotar um discurso de humildade ou de desculpas antecipadas, pois conhecem e respeitam a força do Alviverde do Alto da Glória.
A dúvida do técnico Júnior começa pelo sistema tático que irá utilizar, se o 4x4x2 ou o sistema com três zagueiros. Aí, pode surgir uma mescla desses dois sistemas, assim como acontecia na época em que seu pai, Antônio Lopes, comandava o Verdão, ou seja, um dos volantes joga como um falso zagueiro.
Nessa tônica, o Coritiba pode ir a campo com a seguinte formação: Douglas; James, Anderson, Douglas Ferreira e Ricardinho; Nascimento (falso zagueiro), Paebiru (Egidio), Jackson (Rodrigo Batata) e Marquinhos (Caio); Caio (Maia) e Marcelo Peabiru.
Mas podem pintar novidades ainda nos vestiários momentos antes de iniciar a partida, pois Marquinhos pode aparecer com a camisa 10, deslocando Caio para o ataque, ficando à escolha do técnico Júnior quem complementará a dupla de ataque, se Marcelo Peabiru, com mais presença de área ou se optará pela velocidade e movimentação de Maia.
O certo é que todos os jogadores Alviverdes estão sedentos para entrar em campo hoje para demonstrar à torcida coritibana que novos tempos vêm por aí, vida nova, sendo que nada melhor para se dar esse importante passo, conquistando a vitória sobre o maior rival no Estado.
Portanto Torcedor Coxa-Branca, você que estará nas arquibancadas do Monumental do Alto da Glória, terá que representar toda a Nação Alviverde espelhada pelo mundo, através de sua voz, de seu incentivo, de seu grito e de sua festa! Do início da partida até o seu término, não pare de cantar: Coooooooxaaaaaaa, Coooooooxaaaaaaa. Chegou a hora da arrancada!
CORITIBA x A. Paranaense
Data: 15/10/2005, sábado
Horário: 18h10
Local: Estádio Couto Pereira, o Monumental do Alto da Glória.
CORITIBA:
Douglas; James, Anderson, Douglas Ferreira e Ricardinho; Nascimento (falso zagueiro), Paebiru (Egidio), Jackson (Rodrigo Batata) e Marquinhos (Caio); Caio (Maia) e Marcelo Peabiru.
Técnico: Júnior Lopes.
A. Paranaense:
Tiago Cardoso; Jancarlos, Danilo, Paulo André e Marcão; Alan Bahia, Cristian, Evandro e Lima; Aloísio e Dagoberto.
Técnico: Evaristo de Macedo.
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo/RJ (FIFA)
Assistente 1: Hilton Moutinho Rodrigues/RJ (FIFA)
Assistente 2: Marcos Tadeu Penichi Nunes/RJ
4º Árbitra: Sueli Terezinha Tortura/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)