
EDITORIAL
Segundo notícias veiculadas pela imprensa especializada, os dirigentes A. Paranaense pretendem disponibilizar ingressos para os torcedores do Coritiba Foot Ball Club nas arquibancadas tubulares montadas às pressas no Estádio da Baixada.
Com base nesta informação, e tendo em vista o clima quente que o clássico deste final de semana gerou nas duas torcidas, acirrando a rivalidade entre as duas maiores torcidas do Estado, a equipe do site Coxan@utas divulga um editorial alertando as autoridades dos cuidados que devem ser tomados para este jogo.
O risco
A característica da estrutura metálica disponível na Baixada não tem uma série histórica que permita garantir totais garantias de segurança aos torcedores que pretendem ir ao clássico de domingo.
A PM nunca fez este tipo de segurança, num clássico AtleTiba, numa estrutura tubular que deixe lado a lado, 4 mil e cem torcedores do Coritiba e 13 mil torcedores do co-irmão. Haverá áreas de escape e saídas de emergência suficientes para ambas as torcidas? Como será feita a entrada e saída dos torcedores do Coritiba? Haverá sanitários e lanchonetes em número suficiente para atender 4.100 torcedores do Coxa?
Torcedores exigirão cópias dos laudos
Nesta quinta-feira, representantes do Cori Ação estarão encaminhando correspondências eletrônicas ao CREA-PR e o Corpo de Bombeiros, com cópia ao Sr. Governador do Paraná, Secretário de Segurança Pública, Coordenador do Procon, Câmara Municipal de Curitiba, Ouvidoria do Estado, Comando do Policiamento da Capital e Secretaria Especial de Relações com a Comunidade.
Nesta correspondências, será solicitado o recebimento de cópias dos laudos, que segundo diversos órgãos da imprensa divulgaram durante o final da semana passada e o início desta semana, foram entregues tanto pelo CREA PR como pelo Corpo de Bombeiros, aos dirigentes do A. Paranaense. Vale lembrar que a Federação Paranaense tem um comissão para avaliação das condições dos estádios paranaenses.
Nas matérias publicadas pela imprensa, afirmou-se que tais documentos foram utilizados pelos dirigentes do co-irmão na infrutífera tentativa junto a Conmebol, de mandar o jogo da decisão da Libertadores no Estádio da Baixada.
A iniciativa se deve ao fato de pairarem dúvidas sobre as totais garantias de segurança aos torcedores do Coritiba, caso os mesmos venham a ocupar o espaço das arquibancadas tubulares na Baixada.
Segurança: saiba mais
Por mais que você dimensione corretamente os tubos que foram utilizados no projeto da Baixada, ainda há o problema da fadiga estrutural.
A empresa que aluga tem uma estimativa de quantas vezes cada tubo daqueles já foi usado? Se não tem, não pode garantir nada. Onde estes tubos são armazenados entre um uso e outro? Se forem guardados em almoxarifado ao céu aberto, como se pode garantir que não haja peças com problemas de corrosão? Foi feita a inspeção em todas as peças de fixação da tubulação? Não há como garantir uma estrutura sem conhecer as condições dos materiais e peças empregadas.
Ainda há a preocupação com o procedimento de montagem. Se todas as peças estiverem boas, mas o montador não proceder a montagem de forma correta, existe a possibilidade de comprometimento da estrutura.
Nessas estruturas tubulares, os tubos são amarrados uns aos outros por abraçadeiras aparafusadas. No projeto da Baixada, o que foi feito para garantir um torque correto de aperto dos parafusos? O montador usou um torquímetro ou ele apertou o parafuso até quando conseguir? Isso é perigoso, pois um parafuso muito apertado acaba perdendo resistência mecânica e pode arrebentar; já um parafuso pouco apertado, não garante o atrito entre as partes e, com o peso das pessoas, a estrutura acaba cedendo.
Laudos do CREA PR e do Corpo de Bombeiros
Se, de fato, os dirigentes do A. Paranaense, como responsáveis pela organização do AtleTiba, pretendem colocar torcedores nessas arquibancadas tubulares, é necessário que tantos os torcedores, como as autoridades, solicitem vistas aos laudos do CREA-PR e do Corpo de Bombeiros.
No laudo do CREA-PR, deve constar a capacidade máxima de carga da estrutura (número de pessoas), devidamente assinado e constando o nome completo e o Registro do Engenheiro que autorizou a obra.
Outro laudo que deve ser exigido é o do Corpo de Bombeiros, a quem cabe verificar se foram avaliadas a existência de saídas de emergência, a existência de luzes indicativas das saídas de emergência e se estas saídas estão dimensionadas para o público máximo indicado no laudo do CREA-PR,que segundo o A. Paranaense, seria de 17 mil torcedores.
Torcedor Coxa: guarde seu ingresso. Ele é a sua garantia para atuar junto ao Procon e a Justiça, caso entenda ter sido prejudicado. E exija seus direitos previstos na legislação Federal, pois o O Estatuto do Torcedor está aí para preservar a segurança e o conforto dos torcedores nos estádios de futebol.
Serviço
Cidadão, exerça seus direitos. Contate as autoridades:
Governador
Governador do Paraná.
CREA PR
Central de Informações pelo 0800-410067, de
segunda à sexta-feira das 8:00 às 19:00.
secretaria@crea-pr.org.br.
Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros.
Comando do Corpo de Bombeiros - Curitiba
Endereço: Rua Nunes Machado, 130, Centro, Curitiba, PR -
CEP 80.250-000
Telefones: PABX e FAX - (0xx41) 351-2000; Cmdo - (0xx41)
351-2005
ccb@pm.pr.gov.br.
- 7ª Seção do Estado Maior / Engenharia - (0xx41) 351-2037
- 7ª Seção do Estado Maior / Vistoria - (0xx41) 351-2038
Comando do Policiamento da Capital
Comando do Policiamento na Capital.
PROCON PR
Telefone Geral Administrativo 3219-7400
Consumidores 0800-41-1512
Fax 3219-7406
proconpr@procon.pr.gov.br.
Secretaria de Segurança Pública (SESP)
Telefone: 3313-1900
Fax: 3254-8838
Secretaria de Segurança.
sesp@pr.gov.br.
Ouvidoria Geral do Estado - Ouvidor do Governo Paraná
0800-41-1113
Fale conosco.
Secretaria Especial de Relações com a Comunidade - SERC
Telefone: 41 350-1273 - Fax: 41 350-1292
serc@pr.gov.br.
Câmara Municipal de Curitiba
Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania
Compete matéria que diga respeito ao exercício dos direitos
inerentes à cidadania, à segurança pública, os direitos do
consumidor, das minorias, da mulher, da criança, do idoso e
do deficiente físico.
Fazem parte da comissão:
Dr. Valdenir Dias (Presidente)
valdenir.dias@cmc.pr.gov.br.
Jônatas Pirkiel
jpirkiel@cmc.pr.gov.br.
Tico Kuzma
tico.kuzma@cmc.pr.gov.br.
Dona Lourdes
dona.lourdes@cmc.pr.gov.br.
Tito Zeglin
tito.zeglin@cmc.pr.gov.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)