
EDITORIAL
O clássico Atletiba ganha contornos heróicos à medida em que o domingo se aproxima. Ambas as torcidas se mobilizaram durante a semana, em especial o lado verde de Curitiba, que mesmo não tendo a possibilidade de assistir pela TV a decisão (o presidente do A. Paranaense não autorizou a liberação das imagens para Curitiba), irá ao Alto da Glória para acompanhar a radiotransmissão do clássico.
Um grande número de torcedores Coxas são esperados no estacionamento do Couto Pereira neste domingo, visto que apenas 1.900 ingressos foram disponibilizados para o torcedor do Verdão neste decisão de campeonato.
A torcida Império Alviverde estará com sua sede e sua loja abertas a partir das 11h de domingo para receber seus associados e torcedores do Coritiba.
A loja Coxa Mania também estará com as portas abertas para atender os torcedores alviverdes interessados em aproveitar uma grande promoção no domingo.
Olho vivo, Secretário!
Preparativos à parte, o Coritiba e as autoridades precisam estar atentas aos bastidores do clássico AtleTiba. Em especial o Sr. Secretário de Segurança Pública do estado do Paraná, Luiz Fernando Delazari, que durante a semana não comentou nada sobre a decisão da diretoria do A. Paranaense em não liberar a entrada de materiais e baterias das torcidas organizadas na Baixada.
O translado do ônibus do Coritiba, do hotel da concentração até o Estádio da Baixada deverá acontecer com uma escolta policial. Até aí nada de diferente. Entretanto é extremamente necessário que a Polícia Militar tome todos os cuidados possíveis e imagináveis para que não haja o encontro do ônibus do Coxa com os torcedores do A. Paranaense, situação possível de ocorrer quando falta organização e sobra desespero.
Prevenir é o melhor remédio
Outro cuidado importantíssimo por parte da PM é o de fiscalizar e coibir atos de vandalismo dentro da Baixada, em ambas as torcidas. Num jogo como este, onde o clima de Vale tudo é criado, pessoas alheias ao espetáculo, que se misturam entre os verdadeiros torcedores e que podem vir a cometer atos ilícitos.
Já que o Estádio da Baixada foi o segundo estádio do Paraná a ter um moderno sistema de segurança monitorada por circuito interno de câmaras (o primeiro foi o Couto Pereira, que receberá mais câmeras já a partir do Campeonato Brasileiro), indivíduos que por ventura entrem na Baixada só para estragar a festa têm como serem identificados imediatamente e levados às autoridades para as providências legais.
Revivendo o Brinco de Ouro?
Outro folclore do futebol, mais que ainda existe em determinadas situações extremas, onde o desespero toma conta até de dirigentes amadores é o de colocar éter e outros produtos químicos espalhados pelos corredores dos vestiários.
Cabe ao quarto árbitro e aos representantes da partida, desigandos pela Federação Paranaense de Futebol estarem muito atentos aos detalhes, pois acidentes acontecem e um vidro de éter pode acabar caindo e quebrando num dos vestiários.
Paz!
Futebol é para um time vitorioso. Na decisão, uma torcida só sairá feliz da Baixada. Por isto os torcedores precisam estar atentos às determinações da Polícia Militar, para manter a ordem e a segurança.
O clássico do último dia 10 reviveu áureos tempos do AtleTiba de décadas anteriores, onde a cidade literalmente entrava no clima da partida, mobilizando as torcidas do lado verde e do lado vermelho.
No domingo é necessário haver muito respeito mútuo entre os torcedores, deixando a rivalidade imperar só dentro do estádio. Fora dele é importante manter a estatística do último clássico, realizado dia 10 no Pinheirão: nenhum ônibus do transporte coletivo depredado, nenhum incidente envolvendo torcedores adversários dentro do Pinheirão.
As torcidas fizarem a parte que lhes cabia no último dia 10. Que continue assim no dia 17.
Raça Verdão!!!
Domingo o Coxa vai para mais uma decisão. Sua torcida, em enorme expectativa, aguarda ansiosa pela conquista de mais um título.
Os 1.900 torcedores felizardos, que conseguiram garantir seu ingresso tem a obrigação de cantar sem parar Cooxxaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!.
E os jogadores do Coritiba têm a obrigação de buscar com muita raça e determinação o Tricampeonato, o melhor presente que esta torcida que tanto ama o Coritiba poderá receber.
Boa sorte, Coritiba!!!
Luiz Carlos Betenheuser Júnior
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)