
EDITORIAL
A partida entre Iraty x Coritiba, dia 31, 15h30 no Estádio Cel. Emilio Gomes, em Irati precisa ter os devidos cuidados por parte do clube mandante, responsável legal pela organização do evento e das autoridades públicas, seja pela rivalidade histórica entre as duas torcidas, seja pela quantidade de torcedores do Coritiba que seguirão da capital até Irati para acompanhar a partida.
Sabedores disto, a Diretoria do Coritiba já se antecipou, enviando nesta terça-feira ofícios às autoridades responsáveis pela ordem pública: Comandante Geral da Polícia Militar no Paraná, Comandante do Policiamento no Interior, Polícia Rodoviária Estadual e Batalhão da PM em Irati comunicando que 500 torcedores do Coxa deixarão a capital seguindo a Irati para assistir a partida.
Alguns cuidados são necessários de serem tomados e por isto a Diretoria do Alviverde sugeriu oficialmente que algumas práticas sejam observadas pela PM antes, durante e depois da partida desta quinta-feira.
- Escolta da PM para a torcida do Coritiba, da entrada da cidade até o local da partida (serão 12 ônibus, dos quais 8 já estão lotados);
- Espaço em separado e exclusivo para os torcedores do Coritiba (é bom lembrar que na semifinal do Paranaense de 1998, esta providência não foi tomada e durante a chegada da torcida do Cori, a PM teve que retirar torcedores do time local, ampliando o espaço para a massa Coxa);
- Após o final do jogo, liberar primeiro a saída da torcida do Coritiba do estádio, prática já adotada quando dos clássicos em Curitiba.
A Diretoria do Glorioso já comunicou as autoridades que toda a carga de ingressos disponibilizados pelo clube mandante aos torcedores do Coritiba estão sendo vendidos no Couto Pereira e que só torcedores com ingressos seguirão viajem para Irati, na caravana que está sendo organizada pela Império Alviverde.
Outro detalhe importante que cabe ressaltar é o da conveniência em separar espaços exclusivos à torcida coritibana nos estacionamentos próximos ao estádio. Outro fato importante de ser levado em consideração é da grande quantidade de mulheres torcedoras do Verdão que estarão seguindo para Irati, fazendo com que o efetivo de policiais femininas seja ampliado para a partida Iraty x Coritiba.
A prevenção é um fator fundamental para a segurança pública. Cabe agora às autoridades bem conduzir suas estratégias e operações para que todos os torcedores que foram assistir a partida entre Iraty x Coritiba sejam respeitados, encontrem um local apropriado, seguro e confortável para ver o Cori jogar.
Confira o que dizem alguns dos artigos do Estatuto do Torcedor:
Estatuto de Defesa do Torcedor
CAPÍTULO IV
DA SEGURANÇA DO TORCEDOR PARTÍCIPE DO EVENTO ESPORTIVO
Art. 13. O torcedor tem direito a segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização das partidas.
Parágrafo único. Será assegurado acessibilidade ao torcedor portador de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Art. 14. Sem prejuízo do disposto nos arts. 12 a 14 da Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, a responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e de seus dirigentes, que deverão:
I - solicitar ao Poder Público competente a presença de agentes públicos de segurança, devidamente identificados, responsáveis pela segurança dos torcedores dentro e fora dos estádios e demais locais de realização de eventos esportivos;
II - informar imediatamente após a decisão acerca da realização da partida, dentre outros, aos órgãos públicos de segurança, transporte e higiene, os dados necessários à segurança da partida, especialmente:
a) o local;
b) o horário de abertura do estádio;
c) a capacidade de público do estádio; e
d) a expectativa de público;
(...)
CAPÍTULO VI
DO TRANSPORTE
Art. 26. Em relação ao transporte de torcedores para eventos esportivos, fica assegurado ao torcedor partícipe:
I - o acesso a transporte seguro e organizado;
II - a ampla divulgação das providências tomadas em relação ao acesso ao local da partida, seja em transporte público ou privado; e
III - a organização das imediações do estádio em que será disputada a partida, bem como suas entradas e saídas, de modo a viabilizar, sempre que possível, o acesso seguro e rápido ao evento, na entrada, e aos meios de transporte, na saída.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)