
EDITORIAL
Domingo Londrina e Coritiba jogarão no estádio do Café pela liderança e classificação antecipada para a semi-final caso ocorra uma vitória do Cori.
Ambos os times estão motivados e a partida tem todos os predicativos para ser bastante disputada dentro de campo.
Mas fora de campo, uma atenção especial precisa ser adotada pelas autoridades locais: ação preventiva para os torcedores.
As partidas envolvendo Londrina e Coritiba historicamente levam grandes públicos ao estádio do Café. Mas é prudente levar em conta que essa rivalidade de décadas pode vir a transformar-se em animosidade entre torcedores, como ocorreu no jogo entre Rio Branco x Coritiba, em Paranaguá, onde a ação do policiamento foi ineficaz para evitar confrontos dentro e fora do estádio.
Para evitar que os incidentes similares aos que ocorreram em Paranaguá se repitam, é conveniente que medidas preventivas sejam adotadas, para evitar com que ânimos mais exaltados possam transformar-se em confrontos entre torcedores.
Alguns pontos merecem ser cuidadosamente observados:
1 - Escolta policial antes e depois do jogo para os torcedores, dirigentes e profissionais do Coritiba;
2 - Separação das torcidas;
3 - Saída em separado das torcidas, mantendo um intervalo de tempo entre a saída da torcida do Coritiba e a saída da torcida local;
4 - Acessos exclusivos e em separado para a torcida do Coritiba;
5 - Controle do tráfego viário após o encerramento da partida, objetivando que os veículos dos torcedores locais não trafeguem nas proximidades do estacionamento dos veículos da torcida do Coritiba.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)