
EDITORIAL
Atualmente vale de tudo para se arrancar pelo menos um empate do Verdão Coxa-Branca, que nas últimas nove partidas do campeonato brasileiro perdeu apenas uma, sendo esta uma derrota acidental. Seja jogando em casa ou fora de casa, o Coritiba é considerado um grande problema para os adversários que arquitetam planos e mais planos para tentar se defender.
Com a Ponte Preta não será diferente, pois seu técnico, Nenê Santana, que não costuma esconder escalações de sua equipe, não teve opção, prometendo divulga-la apenas momentos antes da partida. O esquema tático da Macaca dependerá da formação do Verdão Coxa-Branca, que se jogar com três atacantes, forçará a Ponte a jogar com três zagueiros, no defensivo sistema 3-5-2; já se o Coxa jogar com dois atacantes, a Macaca jogará no tradicional 4-4-2.
De qualquer jeito será formada mais uma muralha para o ataque Alviverde transpor, pois jogando com três ou com dois zagueiros, a Ponte promete muita marcação e saídas no contra-ataque, pois a equipe vem em declínio nas últimas partidas, inclusive amargando uma indigesta goleada de 5 a 0 frente ao Goiás. Portanto, para a Ponte, o empate fora de casa é um excelente resultado.
Para o Coritiba, a palavra de ordem é tranqüilidade. O caminho para se chegar ao gol da Macaca será cheio de barreiras e dificuldades, sendo que as jogadas deverão ser mais trabalhadas para que o gol saia naturalmente. Durante a semana o ataque treinou muito as jogadas de bolas paradas, podendo servir de arma para transpor uma forte postura defensiva.
O técnico Antônio Lopes deverá escalar o Coritiba com dois atacantes, o mestre Aristizábal (foto) e o matador Tuta, para as laterais, Jucemar retorna ao lado direito depois de se recuperar de contusão e o aniversariante, Ricardinho, jogará pela esquerda no lugar do suspenso Adriano. Arrisca-se a dizer que o Verdão Coxa-Branca está com sua força máxima podendo facilmente mudar seu sistema tático para um sistema muito mais ofensivo com Alemão entrando como terceiro atacante no lugar de um volante.
A palavra tranqüilidade vale também para a torcida Coxa-Branca que comparecerá ao Alto da Glória, pois o gol poderá demorar a sair. Pela movimentação do torcedor Alviverde durante a semana, o time receberá muito apoio e incentivo, sendo que a promessa é de muita festa nas arquibancadas, pois a torcida sabe de sua importância e da importância de somar mais três pontos no campeonato. Vá ao Couto, cante, pule, incentive e grite Coooxxaaaa sem parar!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)