
EDITORIAL
O Coritiba encerrou a sua participação no Campeonato Brasileiro com um empate em 3x3 contra o Criciúma, em Santa Catarina. O Coxa teve maior domínio do jogo, Lopes voltou a manter o 3x5x2 e o jovem atacante Guilherme marcou seu primeiro gol pela equipe profissional do Alviverde. Também marcaram para o Verdão o zagueiro Miranda e o meia Vital. Com o empate em Criciúma o Coxa finalizou sua participação neste Brasileirão com 62 pontos, ficando em 12º lugar.
Com a combinação de resultados, o Criciúma foi rebaixado para a segunda divisão.
Os atletas do Coritiba entram em férias a partir de segunda-feira e voltam aos trabalhos no próximo dia 05.
A partir desta segunda-feira o Coxa volta suas atenções para as renovações de contrato e contratações visando a temporada de 2005.
Primeiro tempo
O Coritiba começou a partida jogando no esquema 3x5x2, repetido com sucesso na maioria das últimas rodadas do Brasileirão. Lopes optou por manter o trio de zagueiros e isto possibilitou que Rafinha e Ricardinho desenvolvessem um futebol de destaque ofensivo.
O jogo começou com uma maior presença do Coritiba, que estava seguro na defesa e procurava atacar com os dois alas. Laércio se movimentava bastante na frente, junto com Alemão.
O primeiro ataque do time catarinense teve uma conclusão errada, com o zagueiro Luciano errando feio uma bicicleta, aos 9 minutos.
Aos 11, o Coxa teve boa oportunidade, com Capixaba quase marcando. O meia chuta forte, no canto esquerdo baixo, para grande defesa do goleiro catarinense.
No contra-ataque, o time da casa marcaria o primeiro gol da partida. Nascimento falha e aos 13 minutos o atacante Vagner Carioca abre o placar.
Aos 16, o Coxa ataca pela direita, mas Alemão cruza sem sucesso. Logo depois Laércio e Ricardinho tentam novo ataque, mas finalizam errado.
Três minutos depois, o ala Rafinha faz boa jogada individual, entra na grande área e chuta forte, mas a zaga corta, para escanteio, afastando o perigo.
Aos 20, boa chance do Coxa, com a bola tocando na trave: Capixaba lançou Laércio, que cruza bem para Alemão, que chuta, a bola toca no goleiro e na trave e sai para escanteio.
Quatro minutos depois, o Coxa volta ao ataque, com Alemão, mas o atacante Coxa chuta de muito longe, sem perigo para o goleiro do Tigre.
Aos 27, outro bom ataque Coxa, desta vez pelo lado esquerdo do ataque, com Ricardinho, que toca para Laércio, que lança Capixaba, que novamente chuta bem, mas o goleiro defende.
Aos 28, o Coxa amplia a pressão: Alemão entra na área e a zaga afasta de qualquer maneira, em novo lance originado numa triangulação entre Ricardinho e Laércio
A pressão do Coxa trouxe resultados. Aos 31 minutos, o Coxa fez o gol de empata, com Miranda, de cabeça, após cruzamento perfeito de Ricardinho.
Na saída de bola, o Tigre pressiona no contra-ataque, acertando um tiro na trave, noutra jogada de Vagner Carioca.
Aos 41, outro bom ataque do Coxa, com Ricardinho, que recupera e lança Alemão, que chuta forte para grande defesa do goleiro do Criciúma.
Na seqüência, outro bom ataque do Alviverde, quando Brum fez um belo lançamento para o atacante Laércio, que chuta forte, com perigo, mas a zaga catarinense corta novamente, impedindo a finalização de Capixaba.
Aos 44, Capixaba arma o jogo, conduzindo o lance com Brum, que passa para Alemão. O atacante Coxa recebe e arma bem, passando para Capixaba, mas na conclusão o meia do Coritiba chuta muito alto.
No último lance do primeiro tempo, aos 47, Alemão avança, passa para Laércio. O atacante Coxa lança Rafinha, que cruza bem, mas o goleiro do time da casa, afastando o perigo no último lance da primeira etapa.
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto da etapa complementar, uma boa chance para o time da casa: na terceira tentativa de ataque, a zaga Coxa corta de qualquer maneira, afastando o perigo da meta de Douglas.
Aos 4, Ataliba briga muito na intermediária, mas o time local recupera a bola, mas a conclusão de Paulo César é má feita, ao chutar direto e a bola bater na rede, mas pelo lado de fora.
Aos 12 minutos, o técnico do Tigre, Lori Sandri faz duas substituições, ao perceber que o Coritiba estava melhor postado em campo e tendo o domínio do jogo.
Com a pressão do time da casa, o Coritiba procurou cadenciar ao jogo, em especial no ataque, com Laércio e Capixaba tocando bem os passes.
Aos 19, mais um bom ataque Coxa. O goleiro do Criciúma salva por duas vezes, primeiro com Laércio e depois com Alemão, chutando bem, para milagrosa defesa do goleiro catarinense, que impediu o gol do Cori.
Aos 21, Lopes muda o Coxa pela primeira vez: Egídio entra no jogo no lugar de Ataliba. Logo após a mudança, o time local faz mais um gol. Numa cobrança de falta, Vagner Carioca aproveita o cruzamento e marca o segundo gol do time local.
Num escanteio, aos 26, o jovem Guilherme, que acabará de entrar no jogo, marca o gol de empate do Coritiba, aproveitando bem um cruzamento perfeito de Ricardinho. O atacante Coxa cabeceia forte, indefensável para o goleiro catarinense.
29 minutos, novo ataque do Tigre, mas Douglas evita o perigo, saindo bem do gol e interceptando o lance.
Aos 36, mais um ataque pela lado direito da defesa Coxa e no cruzamento, Douglas sai bem e tira a bola pela linha de fundo.
Três minutos depois, mais um gol do Coritiba, que virava o placar. Em boa jogada de Capixaba, Vital (foto) que acabara de entrar em campo, faz o gol da virada do Coritiba em Santa Catarina, acertando um voleio perfeito, indefensável, num golaço do Coxa.
Neste momento do jogo, as mudanças programadas por Lopes mostram sucesso. O Coxa domina a partida, sendo muito mais presente no ataque.
Com a vantagem no placar, o time Coxa procurava cadenciar a posse de bola, conduzindo-a com toques de bola entre os meio campistas Capixaba e Vital, aproveitando a velocidade dos alas Ricardinho e Rafinha.
Aos 45, um verdadeiro milagre: o goleiro Roberto salva o quarto gol do Coritiba, num belo ataque do Verdão. Logo em seguida, o Criciúma chegava ao terceiro empate na partida: Saulo empata aos 46 minutos de jogo, chutando muito forte, sem chance de defesa para Douglas: fim de jogo Criciúma 3x3 Coritiba.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)