
EDITORIAL
O Coritiba faz a sua estréia no segundo turno do Brasileiro jogando ao lado de sua torcida, nesta noite de quinta-feira, contra o Fortaleza, que está uma posição a frente do Verdão na tabela de classificação. Durante a semana, jogadores e comissão técnica procuraram reforçar publicamente a necessidade de jogar em busca da vitória, para findar de vez a irregularidade que o time vem apresentando na competição, alternando boas e más apresentações. A expectativa é de que o jogo seja bastante truncado, com o Fortaleza jogando forte no sistema defensivo.
O treinador Cuca deve alterar o posicionamento tático do Coxa, voltando ao sistema 3x5x2, com Allan, Flávio (voltando ao time, após cumprir suspensão automática) e Vagner, com o capitão Reginaldo Nascimento na posição de volante, depois de ficar de fora na última partida do Cori, devido à automática pelo terceiro cartão amarelo.
Na meta coritibana, o time Coxa-Branca terá Douglas, que entra no lugar de Vizzotto, depois de alguns lances de insucesso do goleiro que atuou como titular por quinze partidas neste Brasileirão. Nos treinos desta semana, o preparador de goleiros, o Pardal, optou por Douglas como o titular do gol Coxa contra o Fortaleza.
Pelos lados do campo, o Cori terá Ricardinho e Jackson, que auxiliarão os atacantes Renaldo e Caio contra a defesa tricolor. No meio de campo, Capixaba deve voltar a equipe, no lugar que poderia ser de Alcimar.
O meia esquerda Alcimar, que vinha atuando bem nas três oportunidades que teve, sofreu uma contusão no ombro durante o treino de terça-feira. Apesar da lesão, o atleta irá para a concentração e fará um teste antes da partida para saber se terá condições de jogo contra o Leão cearense.
Capixaba, que foi um dos jogadores mais regulares na temporada passada, vem de uma fase de pouca inspiração, apesar de ser um dos jogadores do Verdão mais acionados dentro do campo. Com a contusão de Alcimar, Capixaba deve ser o titular na partida de logo mais.
Na frente, o Cori deve contar com o artilheiro Renaldo, dois gols em duas partidas pelo Coxa, e Caio, que jogará mais avançado, compondo a linha de ataque pelos lados do campo, enquanto Renaldo deve atuar mais pelo interior da área. Completando o time do Alto da Glória, Cuca deve escalar o meio campista Marquinhos entre os titulares.
Por esta estrutura tática, o treinador do Verdão deverá levar a campo um time veloz pelos lados, mas com um bom toque de bola em frente a grande área, procurando furar o bloqueio defensivo que o treinador Hélio dos Anjos deverá armar no Monumental do Alto da Glória.
O adversário do Coxa nesta partida, tem no experiente goleiro Bosco uma segurança a mais na meta. Além dele, outro destaque do time cearense é o lateral Amaral, recentemente convocado para a Seleção Sub-18. Na frente, o time tricolor tem dois jogadores que merecem atenção da zaga coritibana: Rinaldo e Fumagalli.
Do lado de fora do gramado, nas arquibancadas do Couto Pereira, a torcida Coxa mostrará sua força. Já foram comprados antecipadamente quase 4 mil ingressos para a partida desta noite. A torcida Coxa-Branca tem mostrado seu apoio ao time e em troca espera que os jogadores do Cori atuem com raça e vontade de vencer, iniciando o segundo turno do Brasileirão com uma vitória, no confronto direto contra o Fortaleza.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - 2005 - 22ª rodada
Coritiba x Fortaleza
Local: Estádio Couto Pereira
Data: 25/08/2005, quinta-feira
Horário: 20h30
Coritiba:
Douglas; Jackson, Allan, Flávio, Vagner e Ricardinho; Nascimento, Capixaba (Alcimar) e Marquinhos; Caio e Renaldo
Técnico:Cuca
Fortaleza:
Bosco; Amaral, Alan, Ronaldo Angelim e Marquinhos; Marcelo Lopes, Erandir, Lúcio e Mazinho Lima; Rinaldo e Fumagalli.
Técnico: Hélio dos Anjos.
Árbitro: Wilson De Souza Mendonça/PE FIFA
Assistente 1: Erick Bartholomeu Antas e Silda Bandeira/PE FIFA
Assistente 2: Alcides Augusto de Lira Júnior/PE
4º Árbitra: Sueli Teresinha Tortura/PR FIFA
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)