
EDITORIAL
Durante a semana, chegou-se a usar o termo “ou vai ou racha”, na intenção de graduar a importância da partida de logo mais. Uma vitória convincente do Verdão Coxa-Branca perante sua torcida que deverá lotar as dependências do Monumental do Alto da Glória, fará com que o torcedor Coxa-Branca acredite de vez numa possível arrancada Alviverde rumo ao topo da tabela, visto que a diferença do Coxa para o atual líder, Fluminense, é de 12 pontos.
Após uma semana movimentada no Alto da Glória, inclusive com a apresentação de dois novos reforços, o atacante Maia e o zagueiro Anderson, sendo que o primeiro já tem condições de jogo, o técnico Cuca prefere não abrir o jogo sobre a escalação da equipe Alviverde na tentativa de confundir o técnico adversário, Abel Braga.
As certezas são que o zagueiro Vagner não joga por estar cumprindo suspensão e, como desfalque de última hora, o também zagueiro Flávio deixa o time porque sofreu uma pancada no nariz fraturando-o durante o treino da última sexta-feira. Essas são as únicas certezas, o resto são especulações como por exemplo: a saída de Renaldo para entrada de Peruíbe, a saída de Jackson para a entrada de Marciano ou Rodrigo Batata, etc.
Porém, o técnico Cuca deixou claro que só vai definir a equipe depois que ficar sabendo como o Fluminense irá atuar. Se Cuca depender somente desta informação, então suas dúvidas já estão sanadas, pois o técnico Abel Braga já declarou que virá para Curitiba com seu time aberto, atuando com três atacantes, utilizando a formação 4x3x3 e, pelo que se conhece do técnico Abel, ele deve cumprir sua promessa.
Sendo assim, o Fluminense vem atrás de uma vitória, até mesmo por estar empolgado com a vitória no meio de semana pela Copa Sul-Americana quando estava com um jogador a menos em campo e por ser o líder do Campeonato Brasileiro. Porém, futebol se ganha dentro do campo e o Coritiba, empurrado pela sua enorme torcida que se fará presente poderá acabar com a pompa tricolor.
Para tanto, o jogo será de superação para a equipe Coxa-Branca que terá em sua zaga, dois jogadores prata-da-casa, Allan e Douglas Ferreira que terão a incumbência de parar o ataque carioca formado por Tuta, Leandro e Beto que serão municiados pelo sérvio Petkovic. Por isso, será fundamental que o bloqueio no meio campo seja perfeito e para isso, Cuca deverá utilizar os volantes Reginaldo Nascimento e Silas, além de sacar o lateral esquerdo Ricardinho que tem mais características de apoiador para a entrada de Rubens Jr, lateral mais marcador.
Outras modificações na equipe do Verdão Coxa-Branca devem ficar mesmo no campo das especulações, pois Cuca deverá manter o ataque com Caio e Renaldo, sendo que o primeiro é o grande articulador do ataque e o segundo sempre foi esperança de gols, mesmo que agora não esteja passando por uma grande fase.
Para quem estiver no Monumental do alto da Glória hoje, verá uma bela partida de futebol, isso se o técnico do Fluminense, Abel Braga, cumprir sua promessa de jogar aberto, pois assim sendo, haverá muita movimentação de ambos os lados e o Coritiba poderá buscar os espaços deixados pela equipe carioca, sendo que o palco da partida é, nada mais nada menos, que o melhor gramado do Brasil e a grande vantagem do Coritiba, que goleou o adversário na primeira fase por 4x2, é que será empurrado por mais de vinte mil vozes Alviverdes. Raça Verdão!
Coritiba x Fluminense
Data: 18/09/2005, domingo
Local: Couto Pereira, o Monumental do Alto da Glória,
Horário: 18h10
Coritiba
Douglas; James, Douglas Ferreira, Allan e Rubens Jr: Nascimento, Silas, Capixaba e Jackson (Rodrigo Batatinha); Caio e Renaldo.
Técnico: Cuca.
Fluminense
Kleber, Gabriel, Ygor, Gabriel Santos e Juan; Arouca, Preto e Petkovic; Beto (Tiuí), Leandro e Tuta.
Técnico: Abel Braga.
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva/RS FIFA
Assistente 1: Altemir Hausmann/RS FIFA
Assistente 2: Sérgio Buttes Cordeiro Filho/RS
4º Árbitro: Marcos Tadeu Silva Mafra/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)