
EDITORIAL
O Coritiba enfrenta neste domingo, às 16h, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), o A. Mineiro, não podendo pensar em outro resultado que não o de vitória. Caso ela venha, o Coxa deixa a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro – possibilidade que surgiu graças à derrota do Figueirense por 4x2 frente ao São Paulo, neste sábado, no Morumbi – e dá um passo importante para permanecer na Primeira Divisão da competição.
Na tabela de classificação o Cori ocupa a 19ª colocação, com 45 pontos, atrás do Figueirense, estacionado nos 47, e do São Caetano, com o mesmo número de pontos. O time paulista pega neste domingo o A. Paranaense, em Curitiba, e depois o próprio Coritiba, domingo próximo, no Anacleto Campanella.
Já o Galo mineiro, com a vitória do Brasiliense por 1x0 frente ao Santos, neste sábado, voltou a ser o lanterna, com 40 pontos, e está à beira da Série B – além de vencer os três jogos restantes, deve torcer para Figueirense ou São Caetano não marcarem um ponto sequer.
Embalado pela vitória de 2x1 no meio de semana contra a Ponte Preta, o Coritiba encara esta partida como uma decisão. “Será um jogo muito importante. Nada impede que possamos sair de lá com a vitória. Vamos entrar com coragem para procurar o resultado positivo”, disse o técnico Márcio Araújo.
O treinador não poderá contar com o volante Peruíbe, que cumpre suspensão pelo terceiro amarelo. Seu substituto será o capitão Reginaldo Nascimento, que também cumpriu a automática no meio de semana. O retorno do zagueiro Flávio, que ficou de fora pelo mesmo motivo, ainda é incerto.
Vagner, que substituiu Flávio, foi um dos destaques do time na vitória sobre a Ponte e pode permanecer no time. Márcio Araújo também pode optar pelo esquema 3-5-2, sacando o lateral-direito James e deslocando o meio-campo Jackson para a posição. Neste caso, a zaga poderia ser formada por Flávio, Anderson e Vagner. No ataque, Maia ainda é dúvida e aguarda liberação do Departamento Médico.
No lado do time alvinegro, que tenta acabar com um jejum de mais de dois meses sem vitória no Mineirão, o técnico Lori Sandri, ciente das dificuldades que tem pela frente, considera fundamental uma vitória: “Vencemos duas partidas difíceis fora de casa (contra Paysandu e Fluminense). Agora, temos que fazer nosso dever na nossa casa contra um concorrente direto. Não podemos deixar escapar esta chance”, comentou Lori.
O treinador dos mineiros não poderá contar com o lateral-direito Zé Antônio, autor dos últimos quatro gols alvinegros, e o volante Rafael Miranda, suspensos. Rodrigo Dias e Vinícius serão seus respectivos substitutos. Em compensação, o zagueiro Leandro Castan volta ao time. Outro que pode voltar é o atacante Marques, apesar do mistério que Lori Sandri faz sobre esta escalaçao.
“O jogo de domingo é fundamental, a gente não quer cair. Eu conheço o Mineirão, sei que a torcida vai lotar o estádio, mas a gente vai jogar com inteligência pra tentar vencer”, finalizou o zagueiro coritibano Vagner.
Como o jogo desta tarde é promovido pela multinacional Nestlé, e habitualmente a torcida do time mineiro comparece em grande número nos momentos em que seu time precisa, o Verdão precisará ter os nervos no lugar, cadenciar o jogo e usar do contra-ataque em velocidade para sair de BH com mais três pontos na bagagem.
Este jogo em Minas é um jogo para o Cori atuar na base da velocidade, pois se ficar em vantagem no marcador, o estresse mineiro deve aumentar, facilitando as coisas para o Glorioso Alviverde.
A. Mineiro x Coritiba
Data: 20/11/2005, domingo
Horário: 16h
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
A. Mineiro:
Bruno; Caceres, Thiago Junio e Leandro Castan; Rodrigo Dias, Alício, Vinícius, Renato e Thiago; Marques e Pablo Gimenez.
Técnico: Lori Sandri.
Coritiba:
Douglas; Jackson (James), Anderson, Flávio, Vagner e Ricardinho; Nascimento, Capixaba e Caio; Renaldo e Alcimar (Maia).
Técnico: Márcio Araújo.
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho/BA
Assistente 1: Alessandro Rocha/BA
Assistente 2: Luiz Carlos Silva Teixeira/BA
4º Árbitro: Juliano Lopes Lobato/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)