
EDITORIAL
Um torcedor do Coritiba vale por dois! Vale por dois torcedores de qualquer outra torcida. E o ano de 2006 será um ano para que isto fique comprovado.
Desde 1995 a torcida Coxa-Branca começou uma nova fase de comportamento. Novos torcedores começaram a surgir nos Estádios e novos costumes começaram a ser criados. Espontaneamente, o grito de COXA eu te AMO!!! saiu da garganta, ecoando forte nos estádios. A emoção que estava no coração tornou-se voz de uma torcida, uma gigantesca torcida.
Ano a ano a torcida do Coxa ganhava mais força na arquibancada, defendendo ferozmente o seu Clube de coração. Contra tudo e contra todos, os torcedores do Coritiba fizeram a parte que lhes cabia. A mudança começava a ser percebida...
O confronto de interesses estava criado. Era como só um povo, uma nação na cidade. Mas ano a ano a mobilização da torcida do Alviverde quebrava mitos.
Em 1999, a torcida fez uma festa descomunal até a conquista do título do Cori, depois de dez anos sem título. Na decisão, a torcida do Verdão esgotou os ingressos e cantou seu amor pelo time. A vitória de 99 foi uma combinação de muita raça dos jogadores e dos torcedores do Coritiba, ao som do grito de COXA eu te AMO!!! que ecoava no Pinheirão.
Já no século XXI, a torcida Coxa-Branca sedimentou para sempre o grito de COXA eu te AMO!!!. Nem mesmos os insucessos dentro de campo calaram a torcida Coxa. O Brasil começava a despertar para a torcida do Alviverde.
Em 2004, um mito surgiu, ao som do o grito de COXA eu te AMO!!! Na final do Campeonato Paranaense daquele ano, mesmo jogando contra tudo e contra todos, o Cori venceu.
Na Baixada, 2.500 torcedores do Coritiba calaram 17.500 torcedores do A. Paranaense, com o grito incessante de Cooxxaaaaaaaaa!!! A torcida cantou e cantou sem parar. Eles, em maioria, tentaram calar-nos, mas era impossível calar a torcida do Coxa. O amor aflorou nos torcedores coritibanos. Incansáveis, 2.500 torcedores cantaram sem parar. E o Coritiba levou o título para o Alto da Glória, ao som da sua torcida.
Ali a história do futebol paranaense teve uma página que mudaria o rumo dos cursos. Nada, nem ninguém, mudou um fato: a torcida demonstrou que o grito de COXA eu te AMO!!! era para ficar, já estava no coração e na alma da torcida.
Aquele AtleTiba do 3x3 na Baixada entrara para a história. Ali, 2.500 privilegiados Coxas-Brancas mostraram que cada um deles poderia fazer a diferença. O grito foi mantido na base da raça. Nada parava aquele grito da torcida Coxa. Nada, nem ninguém.
Naquele AtleTiba, cada torcedor do Verdão sabia que poderia fazer a diferença, que um Coxa valia por dois deles. Cada torcedor Coxa sabia que o amor pelo Clube era maior do que todo um intrincado jogo de bastidores. A torcida do Verdão ganhou aquele título na base do grito.
Contrapondo o marketing oficial, a torcida do Coritiba se uniu. Um a um, dia após dia. No Couto, a torcida cantava. E cantava, e cantava. Aquilo batia forte no coração do torcedor do Coritiba. Ele sabia: “eu posso fazer a diferença!” E o torcedor Coxa-Branca fez a diferença.
Em 2005, mais um AtleTiba, mas um show da torcida que quase um ano depois, voltou a cantar sem parar seu amor pelo Clube. Cada torcedor sabia que ele poderia fazer a diferença. E que unidos, éramos invencíveis.
E a torcida gritou. E gritou sem parar, até o Coxa marcar seu gol, o gol da vitória, a vitória do time da raça, do time do povo, do time que tem uma torcida que ama sua camisa, acima de resultados. Amor puro, irrestrito, incondicional. Amor sincero, amor eterno, um amor que não tem fim. Um amor que nunca morre. Um amor de pai para filho, neto, bisneto, tataraneto.
Durante o Campeonato Brasileiro de 2005, a torcida cantou seu amor pelo Clube. Estava inerente à sua cultura Coxa o grito de COXA eu te AMO!!! E assim foi durante a temporada. A torcida cantou e cantou sem parar seu orgulho em ser Coxa-Branca de coração!
Nem mesmo uma desastrosa série de erros afastou o amor da torcida pelo Verdão. O amor fluía.
O grito de COXA eu te AMO!!! é único,é marca registrada de uma única torcida, a torcida do Coritiba Foot Ball Club. Nada supera o grito de COXA eu te AMO!!! Este grito é nosso, ninguém nos tira!
Na fase mais dramática do Clube, em 96 anos de existência, uma vitória sobre aquele que se tornaria o vice-campeão brasileiro da temporada de 2005 não bastou. O Coritiba caia para a segunda divisão, numa tarde que se tornou inesquecível para milhões de brasileiros, nas palavras de Cléber Machado, durante a transmissão da partida Coritiba 1x0 Internacional:
"Olha que bonita a manifestação da torcida do Coritiba. Prestem atenção: (ao fundo, o ensurdecedor grito de "Eu sou COXA-BRANCA, com muito ORGULHO e muito AMOR!!!" ) o Estádio com mais de 25 mil pessoas, acompanhando o time que está caindo para a série B com os resultados da rodada e cantando que é "COXA-BRANCA, com muito ORGULHO e muito AMOR!!!" "
Todos os torcedores alviverdes que cantaram seu orgulho em amar o Coritiba sabem o que isto representa: poder fazer a diferença! Torcer pelo Coxa faz diferença para nós!
Você torcedor Coxa-Branca sabe desta verdade, que não é contada pelos adversários: o grito de COXA eu te AMO!!! nunca pára! Ao mesmo tempo que o grito de COXA eu te AMO!!! nos emociona, os irrita. E eles um dia pensaram que iriam acabar com a gente...
Nosso marketing é simples: nós mesmos, nossa conduta, nosso exemplo. Nós, Coxas-Brancas de coração. Nós divulgaremos nosso orgulho em amar o Coritiba. Levaremos para as ruas camisas e bandeiras. Levaremos um amigo aos jogos do Coxa. E convidaremos um torcedor que não pode ir ao Couto. Seremos padrinhos e madrinhas de novos torcedores. Um Coxa-Branca vale por dois!
A torcida vai fazer o Coritiba voltar já em 2007 à Primeira Divisão, fazendo com que os jogos no Couto Pereira elevem o Cori ao Alto da Glória: vencer e vencer, empurrado por milhares de declarações de uma torcida incansável, aos gritos de COXA eu te AMO!!!,COXA eu te AMO!!!, grito de COXA eu te AMO!!!
Torcedor Coxa: demonstre o orgulho em amar o Coritiba. Envie mensagens de otimismo e fé pelo Coritiba. Defenda seu Clube de coração. Cada um de nós pode e irá fazer a diferença. Cada anônimo torcedor do Coritiba.
Esta emoção que só nós Coxas-Brancas sabemos sentir e exprimir é o amor, é o amor. ”Não se diz Eu te AMO!!! sem estar amando”. Isso é a vida real. O resto é propaganda enganosa.
COXA eu te AMO!!!
Esse editorial é uma homenagem dos Coxan@utas à torcida mais vibrante do Brasil. Feliz Natal, Coxas-Brancas! E um ano novo de muita luta, conquistas e, sobretudo, de muito amor pelo Coritiba.
Para acessar esta comunidade clique aqui
Torcedor Coxa-Branca, você pode ajudar o Coritiba Foot Ball Club. É fácil, rápido e não custa nada.
Repasse este texto para todos os teus amigos torcedores do Verdão do Alto da Glória. E ao assinar suas mensagens eletrônicas, use a frase COXA eu te AMO!!!
Arte: André Gustavo Brustolin
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)