
EDITORIAL
O treinador Cuca assumiu o Coritiba há dez dias e já mostrou uma evolução tática no comando do time. Contra Palmeiras e São Paulo, o Coxa mostrou ser um time com melhor toque de bola e maior velocidade na saída pelas laterais, ora com Rafinha, ora com Ricardinho, que agora não mais fazem o “terceiro zagueiro” da sobra. Ambos se preocupam mais em atacar do que defender no esquema tático de Cuca.
Na defesa, o Cori também mudou, voltando ao 3x5x2, deixando a zaga mais consistente. Miranda, Flávio e Nascimento jogaram bem em São Paulo, apesar do gol sofrido ocorrer de uma cobrança de escanteio. Diferente dos lances contra o Santos, no Alto da Glória (2x3), contra o time tricolor Miranda e Nascimento marcaram o zagueiro Fabão, que aproveitou sua maior estatura para marcar o gol. No lance, uma falta dele em Nascimento, que foi empurrado, não foi marcado pelo árbitro da partida.
O meio de campo do Coxa ganhou com a presença de Vital e Capixaba, cadenciando mais o jogo e melhorando o toque de bola com os atacantes e com os alas. Jackson joga agora bem mais avançado, próximo dos atacantes, diferentemente do que vinha jogando nos tempos de Antônio Lopes, quando jogava mais recuado, fazendo o posicionamento de um segundo volante.
No ataque, o time coritibano ainda não encontrou a combinação ideal. Contra o alviverde e o tricolor paulista, o Coxa ainda ficou aquém do rendimento necessário, apesar de ter tido boas oportunidades para marcar, especialmente contra o São Paulo. Cuca parece estar avaliando mais detalhadamente as características dos atletas, fato justificável devido ao pouco tempo de trabalho dele como treinador do Coritiba.
Este ajuste técnico e tático dos atacantes do time Coxa será fundamental para as aspirações do Cori neste Brasileirão. O forte defesa do Cori tem mostrado bom ritmo de jogo; os alas são reconhecidos pelo seu poderio ofensivo; o meio de campo alia velocidade e bom toque de bola. Melhorar o desempenho dos atacantes é o ponto de maior relevância neste momento da competição.
Equilibrando o Cori no ataque, Cuca alcançará um modelo tático que possibilitará ao time do Verdão conquistar muitos pontos neste Campeonato Brasileiro, fazendo com que o torcedor do Alviverde continue a sorrir com o sucesso do time do Alto da Glória.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)