
EDITORIAL
Vai sair faísca! Devido o posicionamento das equipes na tabela do Brasileirão 2005, pode-se afirmar que a partida de logo mais é um duelo de opostos, pois o Verdão Coxa-Branca luta para corrigir os erros que cometeu durante a competição, enquanto o Corinthians luta para conquistar o título nacional.
Apesar de grande parte da crônica esportiva nacional achar que o time paulista não terá muitas dificuldades para vencer a partida, o Coritiba irá mostrar para o Brasil que tal tarefa não será nada fácil. Para tanto, irá contar com o apoio incondicional de praticamente 31 mil torcedores alviverdes apaixonados, que farão despertar novamente o Gigante Coxa-Branca, o Clube mais tradicional e vitorioso da história do Paraná, e que nunca foi, em campo, rebaixado para uma segunda divisão.
A tarefa do Coxa também não será das mais fáceis. Do outro lado, está o líder do campeonato, equipe que merece respeito, mas que vem de uma longa viagem internacional, depois de sofrer pela Copa Sul-Americana, uma goleada frente ao Pumas, último colocado em sua chave no campeonato mexicano. Derrotado, o alvinegro paulista acabou eliminado da competição.
O técnico corinthiano, Antônio Lopes (ex-Coritiba), deve armar sua equipe num falso 4x4x2, pois como fazia na época que treinava o Coritiba, Lopes escala três volantes, sendo que um deles joga como um terceiro zagueiro.
Antônio Lopes tem consciência da pressão que seu time irá sofrer pela força da Nação Coxa, que lotará o Monumental do Alto da Glória. Para não virar presa do Cori, Lopes deverá adiantar sua marcação para a intermediária Alviverde, tentando forçar o Verdão a fazer a ligação direta da zaga para o ataque, através de lançamentos de média e longa distâncias.
O time coritibano tem que ter em mente que tal atitude é precipitada e geralmente não traz sucesso. Para ter sucesso na partida, o Coritiba terá que tocar muito a bola e ter paciência, tanto no gramado como nas arquibancadas. Parafraseando o colunista Cláudio Réus, "nós torcedores temos que tirar proveito de cada minuto, apoiando sempre o jogador do Coxa. Mesmo que ele erre no primeiro minuto, pois ele pode decidir a nosso favor no último minuto".
Além disto, os jogadores do Alviverde do Alto da Glória precisam explorar o cansaço do adversário, buscar espaços e atacar no momento certo, sem afobação, com o maior número possível de jogadores, pois os rebotes na intermediária adversária tem que ter um único dono: o Coritiba. E nesta tarefa de ganhar os rebotes, o jovem Peruíbe pode ser figura decisiva para o Coxa.
Apesar do reboliço que o jogo aéreo costuma trazer em sua zaga, o sistema defensivo alvinegro é bem postado, característica buscada sempre nos times comandados por Antônio Lopes. O goleiro Fábio Costa atravessa grande fase, sendo uma segurança para seus companheiros. Por isso, o ataque do Alviverde deve ser no momento certo, bem planejado e estudado para que não dê oportunidade do Corinthians sair em contra-ataque, com o rápido e competente Nilmar.
Devido à grande dificuldade que o Coritiba irá enfrentar para penetrar na zaga corinthiana, um grande nome Alviverde poderá brilhar na partida será o meia-atacante Caio. Se estiver inspirado, e ficará, pois esse trabalho será da torcida Coxa-Branca, irá infernizar a zaga adversária com seu individualismo e grande domínio de bola. O camisa 10 será uma válvula de escape para o ataque do Alviverde.
Por isso os atacantes Alviverdes deverão estar muito antenados na partida, pois oportunidades irão aparecer, principalmente na grande área paulista, onde a festa estará armada, cabendo a Maia e, especialmente, ao Renaldo completarem o serviço.
Já que o jogo será muito disputado por envolver vários interesses, espera-se que o carioca Sr. Álvaro Azeredo Quelhas e seus auxiliares, todos do quadro de árbitros da Federação Mineira, conduzam a partida de forma discreta e totalmente imparcial, como sempre deve ser.
Tudo está preparado para uma grande tarde Verde e Branca. A Nação Alviverde começou a fazer a sua parte comprando antecipadametne quase todos os ingressos e continuará fazendo sua parte até o apito final do árbitro encerrando o jogo.
Esse grande clima de união entre clube e torcida faz com que os jogadores coritibanos ganhem moral e tenham orgulho de vestir a camisa do Glorioso. Por isto eles deverão entram em campo não só com a vontade de ganhar a partida, mas também, com a postura de vencedores.
Nação Coxa-Branca! Vamos mostrar para o Brasil todo o nosso amor, apoio e respeito ao Coritiba, a verdadeira força do Estado do Paraná. Torcedor Coxa-Branca: vamos levar o Coritiba à conquista da vitória! Contra tudo e contra todos!
Campeonato Brasileiro 2005 - 38ª rodada
Coritiba x Corinthians
Local: Estádio Couto Pereira, o Monumental do Alto da Glória
Data: 13/11/2005, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Douglas; Anderson, Flávio e Nascimento; Jackson, Peruíbe, Capixaba, Caio e Ricardinho; Maia e Renaldo.
Técnico: Márcio Araújo.
Corinthians:
Fábio Costa; Eduardo Ratinho, Marinho, Betão e Hugo; Marcelo Mattos, Rosinei, Bruno Octávio e Carlos Alberto; Nilmar e Jô.
Técnico: Antônio Lopes
Árbitro: Álvaro Azeredo Quelhas/MG
Assistente 1: Helberth Costa Andrade/MG
Assistente 2: Márcio Eustáquio Santiago/MG
4º Árbitro: Nilo Neves de Souza/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)