
EDITORIAL
O Coritiba entra em campo logo mais, a partir das 16h em Campo Mourão, pensando na vitória que lhe pode garantir como líder isolado do grupo A do Campeonato Paranaense. A partida frente a ADAP, que é a terceira colocada do grupo, vale também pela auto-afirmação do elenco Coxa na competição, que vem apresentando um futebol instável: do ótimo futebol apresentado contra as equipes do União e do Paraná Clube, ao fraco desempenho nos empates em 1x1 com o Engenheiro Beltrão e Cianorte. O time de Antônio Lopes terá novas mudanças para a partida desta tarde: Marquinhos está suspenso pelo terceiro cartão e em seu lugar entra o experiente e polivalente Jackson. No ataque, Luiz Carlos perde a posição depois de cometer um ato de indisciplina e ser afastado do elenco. O dono da camisa 9 contra a ADAP será o avante Negreiros (foto). Do lado da ADAP, os principais destaques os meias Barbieri, que já fez um ótimo Paranaense na última temporada e Souza, ex-Coritiba. A ADAP também tem em seu elenco o atacante Marcelo Peabiru, que passou por testes no Coxa mas não foi aprovado.
O treinador do Coritiba mais uma vez não poderá repetir a escalação em duas partidas seguidas. Com a ausência forçada de Marquinhos, suspenso, Lopes definiu que Jackson ficará em seu lugar, sendo responsável pelas jogadas em velocidade que armarão os contra-ataques da equipe coritibana. Na frente, Marciano tem novo companheiro: sai Luiz Carlos, afastado por indisciplina, entrando Negreiros, que volta a ter um lugar ao sol na equipe do Alto da Glória.
Com Negreiros na frente, o Coxa passa por uma mudança tática no setor ofensivo, pois Negreiros é um centroavante que joga mais fixo, enquanto Luiz Carlos buscava as jogadas mais pelo lado esquerdo do campo. Marciano será responsável por armar as jogadas pela ponta direita, sendo um apoio para os avanços do lateral Rafinha.
Na defesa o Coritiba não muda, permanecendo com Fernando, Miranda, Alexandre e Ricardinho. No meio de campo, Nascimento será o primeiro volante, com Vital jogando um pouco mais à frente. Pelo lado direito, o meia Capixaba será um dos responsáveis por iniciar as jogadas com os laterais e meio campistas do Alviverde.
Lopes deverá manter um esquema de jogo mais cadenciado no início da partida, já que a ADAP tem se mostrado uma equipe com um bom condicionamento físico e disposição tática. O adversário estreou o técnico João Ricardo na última rodada, no empate em Paranaguá por 2x2 contra o Rio Branco. O time de Campo Mourão joga num sistema 3x5x2 e seus principais jogadores são os meias Barbieri e Souza, ex-Coritiba. O atacante Marcelo Peabiru é o principal nome no ataque do time local.
Com 18 pontos e na liderança do grupo A, uma vitória do Coritiba pode tranqüilizar o ambiente no Alto da Glória, já que o Clube vem passando por uma fase instável, depois de apenas empatar contra o Cianorte na rodada do meio de semana, pelo placar de 1x1, mesmo tendo um atleta a mais durante mais de 30 minutos da segunda etapa.
O comandante técnico do Coritiba, Antônio Lopes, procura achar mecanismos para fazer o Coritiba apresentar um futebol consistente e padrão, acabando com a instabilidade do time em campo. O Coxa apresentou excelente futebol em algumas partidas, como nas goleadas contra o União Bandeirante (5x1) e contra o Paraná Clube (3x1), mas teve um futebol fraco nas duas últimas rodadas, nos empates contra o Engenheiro Beltrão e Cianorte (ambos os jogos terminaram em 1x1), quando o ataque do Verdão não funcionou, criando poucas chances de gol.
Serviço
A partida ADAP x Coritiba será transmitida pelas afiliadas da RPC (Globo) para todo o estado, exceto para Campo Mourão e região.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)