
EDITORIAL
O Coritiba venceu mais uma partida jogando fora de seus domínios e alcançou a melhor campanha do Campeonato Paranaense, ao vencer o Paraná Clube por 3x1, quarta-feira à noite no Estádio Willie Davids, em Maringá. Mais de dois mil espectadores, a maior parte torcedores do Cori, viram os gols da vitória do Alviverde serem marcados por Rodrigo, Nunes e Luiz Carlos. Com mais esta vitória, o Cori empata o retrospecto do clássico ParaTiba. Agora são 25 vitórias para cada lado e 22 empates. A delegação do Coritiba deixa a cidade de Maringá às 16h de hoje, rumando para Curitiba, onde no domingo, 19h, no Estádio do Pinheirão, o Coritiba enfrentará o Francisco Beltrão, em partida única.
Já o Coxa, que fechou a primeira fase como líder do grupo A, com 31 pontos, recebe o Francisco Beltrão na próxima etapa, que acontece em rodada única, domingo, às 19h, no Pinheirão. Os paranistas deixam o estadual no sexto lugar da mesma chave, com 16.
O clássico ParaTiba começou com uma melhor colocação em campo do time tricolor, que procurava mais as jogadas ofensivas no início do jogo, apesar da primeira oportunidade ter sido do lado alviverde, quando aos cinco minutos o atacante Marciano recebeu um ótimo lançamento, ganhou na corrida, entrou na área e concluiu para fora.
Procurando o jogo pelos lados do campo, o time adversário marcou o seu gol aos 13 minutos. O volante Messias cobrou uma falta, com a bola quicando em frente ao goleiro Fernando, que caído não segurou a bola. Na sobra, Reinaldo foi mais rápido que Nascimento e desviou para o gol, abrindo o placar no Willie Davids, para alegria da minoria da torcida presente no estádio.
Depois do seu gol, a equipe tricolor intensificou o jogo ofensivo. Num cruzamento despretensioso pela direita da defesa Coxa, Vicente quase marcou aos 34 minutos, com a bola batendo no travessão da meta de Fernando e saindo.
A partir dos 35 minutos do primeiro tempo, o Cori equilibrou o jogo, avançando mais seus laterais e seus atacantes Nunes e Marciano. Aos 37 minutos Rubens Jr cobra bem uma falta na intermediária e a bola explode no travessão do goleiro paranista. Minutos depois, o Verdão teve nova chance de marcar, mas Marquinhos desequilibrado não conseguiu concluir para o gol, com a zaga afastando a bola quase em cima da linha, depois de um cruzamento feito por Rafinha que passou a bola na medida para Marquinhos marcar.
O Coritiba voltou melhor posicionado em campo na segunda etapa. Logo a um minuto da etapa final, o atacante Nunes inicia com qualidade uma jogada que iniciou pela direita do ataque Coxa, cruzando na pequena área. Na confusão, Rodrigo divide com a zaga e marca o gol de empate do Cori.
Sete minutos depois, nova chance para o Verdão, quando Marciano invade a área mas antes de poder concluir, vê a bola ser roubada pelo goleiro Flávio, que deixou a meta e evitou o segundo gol do Alviverde.
Com o Coxa melhor postado em campo, o domínio alviverde começou a se destacar. Tanto que numa jogada iniciada por Nunes, o atacante coritibano fintou dois zagueiros, avançou com a bola e chutou bem para desempatar a partida: 2x1 Coritiba.
O domínio do Alviverde era nítido. Numa boa jogada individual de Marquinhos, o meia entrou pela grande área e no momento da finalização foi impedido pelo zagueiro, que acompanhava a jogada na corrida e desviou a bola, numa jogada de grande qualidade do Verdão.
A troca de passes em velocidade no meio de campo e ataque do Cori ditava as normas do jogo, fazendo com que o adversário ficasse preso na defesa, tentando parar o ímpeto dos jogadores do Coritiba.
O técnico Coxa, Antônio Lopes, mudou o time na segunda etapa, colocando em campo o zagueiro Vagner (no lugar de Capixaba) e uma nova dupla de atacantes, Luiz Carlos e Laércio, que substituíram Nunes e Marciano.
E foi o próprio Luiz Carlos (foto) quem fechou o placar, enterrar de vez as esperanças do rival aos 43: o atacante divide a jogada com o zagueiro, ganha na força, avança alguns passos com a bola dominada e chuta quase que da entrada da grande área, com estilo, fazendo o gol mais bonito do clássico e selando os destinos do jogo: Verdão 3x1.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)