
Análise individual
Após a conquista do trigésimo nono título estadual, o Coritiba parte agora para um novo desafio, a Série A do campeonato brasileiro, um campeonato extremamente difícil e que, historicamente costuma ser muito complicado para os times que vêm da Série B.
Buscando entender em que nível o Coritiba se encontra para disputar um dos campeonato mais difíceis do mundo, o editor do COXAnautas, Ricardo Honório, fez uma análise individual de todos os atletas atuais do elenco alviverde e que chegaram a disputar ao menos uma partida em 2022.
Na visão de Honório, o atacante Igor Paixão vem sendo o grande destaque da equipe até o momento, seguido de perto pelo volante Andrey, a melhor contratação do Coritiba para esta temporada. Remanescentes da temporada passada, como os zagueiros Henrique e Luciano Castán e o atacante Léo Gamalho também estão fazendo um bom início de ano até aqui.
Mas apesar da conquista do título estadual e da classificação à terceira fase da Copa do Brasil, onde enfrentará o Santos, o Coritiba precisa reforçar o seu elenco para fazer uma temporada mais tranquila, evitando brigar apenas para fugir do rebaixamento à Série B: “ O time precisa ser reforçado. As chegadas de Fabrício Daniel, Diego Porfírio, Matias Galarza e Adrian Martinez trazem opções interessantes à Gustavo Morínigo, mas ainda é preciso ainda contratar um goleiro, um lateral-direito, um zagueiro que atue pelo lado esquerdo para compor elenco, um volante, uma vez que Willian Farias tem sofrido com problemas físicos, e no mínimo mais um meia”, disse Ricardo Honório.
Alex Muralha
16 jogos, 14 gols sofridos
Vem fazendo uma boa temporada pelo Coritiba, sendo eleito o melhor goleiro do campeonato paranaense. Tem surpreendido com ótimos lançamentos de ligação ao ataque. Suas excelentes atuações nos Atletibas das semifinais amenizaram as críticas da torcida Coxa-Branca, mas ainda não o suficiente para torná-lo titular absoluto da meta alviverde na visão de parte da torcida.
Rafael William
2 jogos, 1 gol sofrido
Foi testado em dois jogos, e mostrou ter futuro. Como o Coritiba está a procura de um goleiro, deve continuar como terceira opção, buscando a evolução e a titularidade em um futuro não tão distante.
Marcão
1 jogo, 1 gol sofrido
Falhou feio no único jogo em que atuou. Deve ser emprestado caso o Coxa traga um novo goleiro.
Natanael
3 jogos
Começou muito bem a temporada, mostrando grande evolução, porém, após sofrer lesão no tornozelo na terceira partida da temporada, desfalcará o Coritiba até o mês de julho. Faz muita falta a equipe.
Warley
10 jogos, 1 gol, 3 assistências
Jogador versátil, pode atuar como lateral e ponta. Extremamente veloz, vem se firmando na lateral-direita. Tem mostrado evolução desde os jogos das semifinais, mesmo que ainda apresente defeitos, principalmente na questão defensiva. Enquanto Natanael não retorna vai sendo útil e se mostrando um jogador importante.
Matheus Alexandre
12 jogos
Começou muito mal a temporada, gerando fortes críticas do torcedor. Evoluiu nos últimos jogos, mas não é um jogador de nível de Série A. E se estiver no elenco uma hora poderá ser utilizado.
Henrique
12 jogos, 2 gols
Grande líder da equipe, jogando com raça e categoria. Vem fazendo um ótimo início de temporada, sendo o principal zagueiro do time.
Luciano Castan
14 jogos, 2 gols, 1 assistência
Vem repetindo as boas atuações do ano passado, formando uma ótima dupla com Henrique. Além de eficiente na defesa, é muito importante na construção de jogo do time.
Guillermo
13 jogos, 1 gol
Chegou como um desconhecido e caiu nas graças da torcida com muita firmeza e raça em campo. Não fez um jogo ruim em todas as vezes em que foi escalado, tornando-se uma ótima opção para o sistema defensivo.
Thalisson
2 jogos
Apesar de ter sido pouco aproveitado, é um jovem de muito valor e que pode compor o elenco, sendo uma alternativa para o lado direito da zaga.
Marcio Silva
6 jogos
Outro jovem de valor, que pode fazer parte do elenco. Zagueiro canhoto e de boa eficiência no jogo aéreo. Vai ser importante em jogos que o Coritiba precisar reforçar sua bola aérea em minutos finais.
Egídio
13 jogos, 1 gol, 1 assistência
Precisa aprimorar a questão defensiva? Sim, isso é fundamental. Mas vem sendo importante para o time. Sabe jogar, principalmente quando apoia ao ataque. E por ser um jogador vencedor, traz uma mentalidade diferente ao elenco.
Guilherme Biro
12 jogos
Perdeu a posição para Egídio, mas vem entrando bem quando é chamado. Muito dedicado em campo, faz um bom trabalho defensivo, precisando se soltar mais na questão ofensiva. É um jogador muito útil para o treinador.
Angelo
1 jogo
A torcida tem uma expectativa muito grande em cima deste jogador, mas parece não agradar ao treinador, pois só recebeu uma chance e não foi bem. Será emprestado ao Brusque, o que será ótimo para ganhar experiência e ritmo de jogo.
Willian Farias
10 jogos
Um dos pilares do time, mas tem sofrido com problemas físicos nesta temporada, ficando ausente de vários jogos, o que reforça a necessidade do Coritiba reforçar a posição. A sua liderança é muito importante dentro do elenco, sendo a voz de Morínigo dentro de campo.
Andrey
13 jogos, 1 gol
A grande contratação do Coritiba na temporada. Motorzinho do time, coordena a meia-cancha do time. Faz um ótimo papel tanto defensivo, quanto ofensivamente. Já atuou como primeiro e segundo-volante, mas se sai melhor quando atua como volante mais avançado.
Val
16 jogos, 1 assistência
Ainda está bem distante do jogador que fez uma ótima Série B em 2021, mas dá sinais que pode recuperar seu futebol, apesar de aparentar estar acima do peso. Precisa calibrar seus chutes, que já foram uma importante arma para o time. Forma uma boa dupla de meio com Andrey na ausência de Willian Farias. Fez jogos razoáveis como lateral-direito, mas com a evolução de Warley na posição, não deve ser mais utilizado por ali.
Matheus Sales
7 jogos, 1 assistência
Ficou um bom tempo fora do time por problemas físicos, mas por mais que tenha confiança do treinador, a torcida não aguenta mais vê-lo com a camisa do Coritiba, principalmente pelo seu alto salário, que traz um custo benefício muito baixo ao clube. Uma saída traria um grande alívio na folha salarial.
Gustavo Bochecha
8 jogos
Novamente não conseguiu justificar o esforço que o clube fez para contratá-lo. Parece sempre desanimado quando entra em campo. Apesar de ser um jogador de apenas 25 anos, parece um veterano em fim de carreira. Fez apenas uma boa partida nesta temporada, contra o Cianorte. Parece perder mais espaço a cada dia. Será emprestado ao Novorizontino. Sua saída é necessária para clube e também para sua carreira.
Bernardo
8 jogos
O piá tem futuro. Joga de cabeça erguida, tem bom passe e excelente sentido de cobertura e marcação. Foi bem em todas as vezes que entrou. Pode ganhar mais chances com Morínigo.
Thonny Anderson
14 jogos, 5 assistências
Chegou sob desconfiança de parte da torcida, pelas últimas temporadas ruins. Mas parece que no Coritiba a história será diferente. Jogador diferenciado, de muita técnica, tem sido o melhor armador da equipe, sempre com passes certeiros. Como um autêntico meia, falta entrar mais na área para concluir em gol.
Robinho
8 jogos, 1 gol, 1 assistência
Outro que tem um custo benefício muito baixo. Uma decepção nesta temporada. Só fez um bom jogo, na vitória sobre o Bahia de Feira. Parece sempre estar fora de ritmo. Passa a impressão de que já deu o que tinha que dar ao Coritiba. Mudança de ares faria bem a ele e ao clube, que abriria margem na folha salarial para a contratação de um meia com mais dinamismo.
Régis
11 jogos, 3 assistências
Começou bem a temporada, dando várias assistências. Mas caiu muito de produção depois que ficou afastado por conta da Covid-19, tornando-se a terceira opção para a posição de armador. Pelo cartaz que chegou, ainda espera-se um bom futebol, mas precisa demonstrar isso em campo.
Biel
6 jogos
Não conseguiu convencer nas chances que recebeu. Atuações muito abaixo daquilo que se espera dele pelo que mostrou nas categorias de base. Um empréstimo seria a melhor opção para ele, pois poderia amadurecer e buscar experiência e ritmo de jogo.
Pablo Garcia
4 jogos, 1 assistência
Mostrou lampejos de bom jogador, mas tem sofrido com problemas físicos desde que chegou ao clube. Chegou cheio de cartaz como uma boa revelação do futebol uruguaio, mas no Coritiba precisa provar que não veio passear no Brasil.
Igor Paixão
18 jogos, 7 gols, 6 assistências
O craque do time. Impressionante a sua evolução. Tem se mostrado acima da média, mostrando ser muito forte no 1x1 e com alta precisão nos chutes. Tem tudo para fazer um grande Brasileirão.
Alef Manga
17 jogos, 6 gols, 2 assistências
Começou bem, caiu de produção e renasceu nos Atletibas. Focado e com a cabeça no lugar pode ser muito útil ao time. Faz muito bem o facão pelo lado direito, mostrando ainda alto poder de conclusão. É também, muito útil nas bolas aéreas defensivas.
Edson Carioca
2 jogos
Está fazendo hora extra no elenco. A comissão técnica deve ter visto alguma qualidade que a torcida ainda não viu nele, mas não ganhou mais chances, sinal de que a comissão também não acredita mais. Pode pegar a barca junto com outros jogadores.
Neilton
2 jogos
Voltou recentemente e jogou poucos minutos. Por ter ficado muito tempo fora devido a lesão, precisa de ritmo de jogo. Tem qualidade técnica e pode ser utilizado jogando como meia próximo do centroavante ou pelos lados. Mas precisa correr em campo, senão não joga.
Nathan Fogaça
3 jogos
Alguns torcedores chegaram a ter expectativa que pudesse render bem em seu retorno. Ledo engano, além de não render bem, não demonstrou nenhuma vontade em campo. Empréstimo pra já.
Léo Gamalho
14 jogos, 9 gols, 1 assistência
Artilheiro do time, matador, é também muito importante taticamente ao abrir espaços para seus companheiros, bem como segurar a zaga adversária. Tem uma excelente média de gols com a camisa do Coritiba. Existe uma grande expectativa em saber o que irá render contra zagas mais fortes, mas tem tudo para fazer um grande Brasileirão.
Clayton
8 jogos, 2 gols
Chegou cheio de expectativa, mas ainda precisa mostrar mais. Após os dois gols contra o Bahia de Feira, que deu esperanças à torcida, não conseguiu render mais. Parece pesado e lento, precisando melhorar a condição física.
Luizão
9 jogos, 1 gol
Aposta para o futuro. Tem qualidade, mostrando ser matador nas categorias de base. Nas chances que recebeu, com exceção do gol marcado contra o Paraná, rendeu muito abaixo da expectativa. Como o Coritiba está atrás de um centroavante, deve ser emprestado para pegar experiência.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)