Série B
Por Ricardo Honório e João Sihvenger
A bola vai rolar na Série B a partir desta sexta-feira (04/04), e com ela, a nossa torcida pelo retorno do Coritiba à elite do futebol brasileiro, após sua pior campanha na história da competição em 2024.
Pensando sempre em oferecer o melhor conteúdo para o torcedor Coxa-Branca, preparamos um Guia Especial da Série B 2025, reunindo informações detalhadas sobre os 20 clubes que disputarão o campeonato.
Neste material exclusivo, você encontrará:
✅ O desempenho de cada equipe na temporada 2025 até o momento.
✅ O time base de cada clube.
✅ As contratações realizadas para a Série B.
✅ Os principais destaques de cada elenco.
✅ Todos os jogadores que já passaram pelo Coritiba e hoje defendem outras equipes da competição.
✅ Uma análise completa dos adversários do Coxa.
E como de costume, o COXAnautas não fica em cima do muro! Também trazemos nossa opinião sobre as expectativas de cada time para o campeonato.
📖 Confira abaixo a análise completa e fique por dentro de tudo sobre a Série B 2025! ⚽💚
clique nos escudos dos times para visualizar
clique nos escudos dos times para visualizar
Colocação em 2024: 12º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Alex Silva (ld - Portuguesa), Zeca (ld - sem clube), Wallisson (v - Athletic), De Pena (m - sem clube), Nicolas Careca (a - FC Anyang-COR)
Técnico: Mozart
Elenco:
Goleiros: Benassi, Gabriel Leite, Pedro Morisco, Pedro Rangel
Laterais Direitos: Alex Silva, Felipe Guimarães, Zeca
Zagueiros: Bruno Melo, Guilherme Aquino, Maicon, Matias Fracchia, Rodrigo Moledo, Thalisson, Tiago Cóser
Laterais Esquerdos: João Almeida
Volantes: Filipe Machado, Geovane, Sebastian Gómez, Vini Paulista, Wallisson
Meias: Carlos de Pena, Jean Gabriel, Josué
Atacantes: Caio Matheus, Everaldo, Lucas Ronier, Nicolas Carecas, Ruan Assis
Centroavantes: Dellatorre, Eberth, Júnior Brumado, Gustavo Coutinho
Time base: Pedro Morisco, Zeca, Maicon, Bruno Melo e João Almeida; Filipe Machado, Sebastian Gómez, Josué e De Pena; Lucas Ronier e Dellatorre.
Destaques: Pedro Morisco, Josué e Lucas Ronier.
14 jogos disputados
6 vitórias/ 4 empates/ 4 derrotas
22 gols marcados / 13 gols sofridos
52,3 % de aproveitamento
Eliminado nas quartas de final do Paranaense para o Maringá
Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Ceilândia
Artilheiro: Dellatorre, 6 gols
Assistências: João Almeida, 3 assistências.
O Coritiba inicia sua caminhada na Série B sob forte desconfiança da torcida, reflexo dos péssimos resultados no início da temporada. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense e ainda na primeira fase da Copa do Brasil, o time precisa recuperar a confiança dos torcedores, tarefa que não será fácil.
Fora de campo, a insatisfação da torcida com a gestão da Treecorp se intensificou, culminando em protestos na sede da empresa em São Paulo. No entanto, para a estreia na Série B, contra o Vila Nova, no Couto Pereira, a expectativa é de um bom público e apoio incondicional durante os noventa minutos.
A qualidade do elenco alviverde segue sendo questionada, assim como o trabalho do Departamento de Futebol. Apesar da chegada de cinco reforços para a Série B, o time ainda apresenta carências evidentes, como na lateral esquerda e na ausência de um atacante de velocidade. Além disso, algumas escolhas do técnico Mozart não agradam à torcida.
Diante desse cenário, mais uma vez a esperança recai sobre os Piás do Couto, como o goleiro Pedro Morisco, o lateral-esquerdo João Almeida e o atacante Lucas Ronier. O treinador também conta com nomes experientes, como os zagueiros Maicon e Bruno Melo, os volantes Sebastián Gómez e Vini Paulista, os meias Josué e Carlos de Pena, além dos centroavantes Dellatorre e Gustavo Coutinho—jogadores que podem ser peças-chave na busca pelo acesso.
Confira abaixo o que a equipe do COXAnautas espera do Coritiba na Série B em 2025.
Ricardo Honório
Como sempre, inicio o campeonato com a expectativa de uma boa campanha do Coritiba e da tão esperada conquista do acesso à Série A.
Diferente do ano passado, o Coxa terá um fator motivacional extra: a presença do seu maior rival, que caiu justamente em seu centenário, tornando a disputa por uma das quatro vagas ainda mais acirrada.
Apesar do péssimo início de temporada, ainda acredito que o técnico Mozart possa fazer um bom trabalho à frente do time. No entanto, algumas carências do elenco precisam ser corrigidas, como a contratação de um lateral-esquerdo e de pelo menos um atacante de velocidade.
Com alguns reforços pontuais e a presença de alguns bons jogadores do elenco, acredito que o Coritiba tem totais condições de conquistar o acesso!
João Sihvenger
Esta série B terá um nível técnico ainda mais baixo do que foi em 2024. O Coritiba não fez até aqui, um bom início de temporada e o elenco foi parcialmente reformulado, mas, com raras exceções, com jogadores com números muito discretos. O técnico Mozart não conseguiu dar uma identidade ao time nesses jogos até agora, a expectativa é de que consiga isso nessa série B. Apesar de tudo, ainda espero o acesso do time para a série A de 2026.
Jorge Junior
A palavra mais ouvida intra e extra muros no Alto da Glória nos últimos anos foi reconstrução. Fossem levadas a cabo todas elas, seríamos o maior clube do planeta. A torcida, cansada de tantas decepções, com certeza vai apoiar o time durante o restante do ano. E não vai ser uma Série B fácil. Clubes acostumados a estar na elite entram como os principais candidatos ao acesso.
Inclui-se entre eles, querendo ou não, o tetra vice lá de baixo. Goiás, América-MG, Atlético-GO e Coritiba (sim, eu acredito). Todos esses devem estar no pelotão da frente. Cuiabá e Criciúma vão acompanhar. A torcida é para que o Coritiba finalmente ache o caminho da Série A e que o Operário fique com a vaga poodle.
André Ramiro
Que a série B de 2025 seja uma competição da qual tenhamos orgulho e motivação de assistir, principalmente aqueles que estão em diferentes fusos horários no mundo; com os “belíssimos” jogos de madrugada de terça-feira. A esperança de bons jogos ao assistir o Coritiba é algo que há anos perdemos como coxas-brancas, porém o momento é de apenas recuperar nossa autoestima e, se possível, honrarem o manto alviverde para voltarmos à Série A! Avante!!!
Ronaldo Anzanello
O Coritiba entra na Série B com um técnico identificado com o clube e que já demonstrou qualidade no passado. Mozart conhece bem o clube e a pressão da torcida. No entanto, ele terá que superar as limitações do elenco que, no papel, parece mais fraco que do ano passado. Em 2024, mesmo com um dos elencos mais caros o time nunca brigou de fato pra subir. Investimento nem sempre se traduz em desempenho. Para buscar o acesso, será fundamental resgatar a simbiose entre time e torcida e a diretoria terá que agir no mercado. Até então, minhas expectativas são de um ano sofrido mas com chances reais de acesso desde que mantenham o técnico e reforcem o time com contratações pontuais e de qualidade.
Colocação em 2024: 17º colocado na Série A (rebaixado)
Contratações para a Série B: Habraão (z - Fortaleza), Renan Peixoto (a - Portuguesa SP), Fabrizio Peralta (m - Cruzeiro)
Treinador: Maurício Barbieri
Time base: Mycael, Dudu, Palácios, Tobias Figueiredo, Léo e Fernando; Filipinho, Raul e Zapelli; Kevin Velasco, Alan Kardec e Luiz Fernando.
Destaques do time: Mycael, Zapelli, Luiz Fernando
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Habraão
17 jogos disputados
9 vitórias; 6 empates; 2 derrotas:
28 gols marcados;14 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Eliminado na semifinal pelo Maringá
Campanha Copa do Brasil: Está na 3a fase
Mais uma equipe que vem da Série A e busca o retorno em 2026. O desempenho no campeonato estadual não foi dos melhores, já que o time não chegou à final, mas a expectativa é de uma boa campanha na Série B, contando com o elenco montado e o trabalho do técnico Maurício Barbieri.
Colocação em 2024: 11º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Gabriel Caran (z - Boa Vista/RJ), Alexandro (a - Inter de Limeira), Fernando Neto (v - sem clube)
Treinador: Eduardo Barros
Time base: Renan; Thiago Cametá, Wellington Nascimento, Fabiano e Rafael Monteiro; Larry Vásquez, Robertinho e Rafael Tavares; Rodrigo Varanda, Cocote e Henrique Almeida
Destaques do time: Sassá, Rodrigo Varanda, Henrique Almeida
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Henrique Almeida, Sassá, Fabiano
15 jogos disputados
6 vitórias; 5 empates; 4 derrotas:
22 gols marcados;12 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Bicampeão Amazonense (venceu o Nacional em 01/04)
Campanha Copa do Brasil: Eliminado na 1a fase pelo Rio Branco (ES)
Campanha Campeonato Regional: Eliminado na 2a fase da Copa Verde pelo São Raimundo (RR)
O Amazonas começou bem o Campeonato Amazonense, conquistando o título do primeiro turno sem dificuldades. No entanto, a campanha no segundo turno não foi tão sólida, levando a equipe a uma decisão contra o Nacional, onde garantiu o bicampeonato estadual.
Apesar do sucesso no estadual, as eliminações precoces na Copa do Brasil e na Copa Verde para adversários mais modestos ligaram o sinal de alerta no clube. Agora, sob o comando do recém-contratado técnico Eduardo Barros, o Amazonas busca ajustes para chegar mais preparado à disputa da Série B.
Colocação em 2024: 8º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Miguelito (m - Santos), Willian Bigode (a - Santos), Stênio (a - Karpaty - UCR), Guilherme Pato (a - Mirassol)
Treinador: Willian Batista
Time base: Matheus Mendes, Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Elizari, Miqueias e Miguelito; Fabinho, Willian Bigode e Figueiredo.
Destaques do time: Mariano, Elizari, Figueiredo
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Figueiredo
13 jogos disputados
4 vitórias; 6 empates; 3 derrotas:
17 gols marcados;12 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Vice campeão
Campanha Copa do Brasil: Eliminado na 1a fase pelo Cascavel (PR)
O América teve um início de temporada irregular, com oscilações no Campeonato Mineiro e uma eliminação precoce na Copa do Brasil, ainda na primeira fase. No entanto, a equipe se recuperou no estadual, chegando à final contra o Atlético-MG após eliminar o Cruzeiro nas semifinais.
O técnico da equipe demonstra confiança e afirma que os torcedores podem cravar o acesso à Série A em 2026. Já o atacante Jonathan, artilheiro do time, anunciou sua aposentadoria após a decisão do Mineiro.
Colocação em 2024: Subiu da Série C
Contratações para a Série B: Ezequiel (a - Sanfrecce Hiroshima - JAP), Adriel (g - Grêmio), Rodrigo Gelado (le - Coritiba), Marcelo Ajul (z - Sport), Andrey (m - Coritiba)
Treinador: Roger Silva
Time base: Adriel, Wesley Gasolina, Sidimar, Edson Miranda e Yuri; Diego Fumaça, David Braga e Amorim; Wellington Torrão, Lincoln e Ezequiel
Destaques do time: David Braga, Lincoln, Wellington Torrão
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Rodrigo Gelado, Andrey
14 jogos disputados
8 vitórias; 2 empates; 4 derrotas:
23 gols marcados;18 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Eliminado na primeira fase
Campanha Copa do Brasil: Eliminado na 2a fase pelo Grêmio (RS)
Com uma ascensão impressionante, o Athletic saiu da Série D em 2023, conquistou o acesso à Série C em 2024 e, agora, disputará a Série B em 2025. O clube tem se destacado pela organização e boa gestão e chega à competição com ambições ainda maiores. O técnico Roger Silva está no comando da equipe desde 2024.
Colocação em 2024: 19º colocado na Série A (rebaixado)
Contratações para a Série B: Vladimir (g - Santos), Matheus Felipe (z - Athletico PR), Kauâ Rodrigues (m - Fortaleza)
Treinador: Cláudio Tencatti
Time base: Anderson, Raí Ramos, Alex Vinicius, Pedro Henrique e Alex Vinícius; Willian Maranhão, Rhaldney e Shaylon; Willian Potker, Caio Dantas e Marcelinho
Destaques do time: Shaylon, Caio Dantas, Alejo Cruz
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Willian Potker
17 jogos disputados
6 vitórias; 8 empates; 3 derrotas:
23 gols marcados;16 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Eliminado na semifinal pelo Anápolis
Campanha Copa do Brasil: Eliminado na 2a fase pelo Retrô (PE)
Após o rebaixamento para a Série B, o time goiano não teve um bom início de temporada, sendo eliminado na semifinal do Campeonato Goiano. Com o desempenho abaixo do esperado, o técnico Rafael Guanaes foi demitido, e Cláudio Tencati assumiu o comando da equipe.
A esperança da torcida e da diretoria é garantir o retorno à Série A em 2025, mas para isso, o elenco ainda precisa de reforços.
Colocação em 2024: 10º colocado na Série B
Contratações para a Série B: JP (m - Vasco da Gama), Mendes (m - Santa Catarina), Renan (a - Caravaggio)
Treinador: Enderson Moreira (se demitiu após o catarinense) - Jair Ventura contratado
Time base: César, Eduardo Brock, Jonathan Costa e Pedrão; Marcos Vinícius, Zé Ricardo, João Vitor, Marquinhos Gabriel e Mário Sérgio; Alef Manga e Cleber.
Destaques do time: Cleber, Marquinhos Gabriel, Alef Manga
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Alef Manga, Marcos Vinícius, César
15 jogos disputados
5 vitórias; 7 empates; 3 derrotas:
18 gols marcados;11 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Campeão
Campanha Copa do Brasil: Não disputou
O Avaí teve um bom início de temporada, coroado com o título do Campeonato Catarinense. No entanto, o técnico Enderson Moreira, que comandava a equipe desde 2024, optou por não permanecer no cargo. Para seu lugar, o clube contratou Jair Ventura, recém-demitido do Goiás, o que pode gerar desafios na preparação para o início da Série B.
Colocação em 2024: 14º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Matheus Régis (a - Guarani), Jefferson Nem (atacante - Velo Clube), Carlão (z - Inter de Limeira), Rafael Milhorim (z - Santo André) e Wesley Dias (v - Água Santa)
Treinador: Márcio Zanardi
Time base: João Carlos, Alisson Cassiano, Ericson, Gabriel Risso; Edson, Leandro Maciel, Gabriel Bispo e Alejo Dramisino; Jonathan Cafú, Douglas Baggio e Alexandre Jesus
Destaques do time: Alexandre Jesus, Jonathan Cafú, Leandro Maciel
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Gustavo Bochecha, Pablo Thomaz
12 jogos disputados
2 vitórias; 5 empates; 5 derrotas:
8 gols marcados;13 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Eliminado na primeira fase do Paulistão
Campanha Copa do Brasil: Não disputou
O Botafogo-SP fez uma campanha razoável no Paulistão, mas não conseguiu avançar para as quartas de final. Para a Série B, o clube está trazendo reforços que, segundo o Diretor de Futebol, Toninho Cecílio, devem fortalecer a equipe e evitar o sofrimento vivido em 2024, quando o time escapou do rebaixamento para a Série C nas últimas rodadas. No entanto, apesar do otimismo da diretoria, a tendência é que o Botafogo-SP enfrente mais uma vez dificuldades na competição.
Colocação em 2024: 15º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Marcinho (m - Joinville), João Paulo (z - Ferroviária), Marlon (v - Inter de Limeira)
Treinador: Gilmar Dal Pozzo
Time base: Léo Vieira, Mailton, Eduardo Doma, Bruno Leonardo e Walter Clar; Bruno Matias, Jorge Jimenez e Giovanni Augusto; Marcinho, Mário Sérgio e Dentinho.
Destaques do time: Mário Sérgio, Marcinho, Giovanni Augusto
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Giovanni Augusto, Mailton
15 jogos disputados
4 vitórias; 10 empates; 1 derrotas:
19 gols marcados;15 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Vice-campeão
Campanha Copa do Brasil: Não disputou
A Chapecoense chega à Série B após um vice-campeonato catarinense marcado por polêmica. A diretoria e os jogadores contestaram o pênalti assinalado para o Avaí, que resultou no empate e garantiu o título ao rival. Apesar da campanha que levou o time à final, a Chape conquistou apenas quatro vitórias na temporada, evidenciando fragilidades na equipe.
Um fator que pode influenciar seu desempenho na competição é a recém-instalada grama sintética da Arena Condá, que pode se tornar um diferencial para a equipe nos jogos como mandante.
Colocação em 2024: 16º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Hayner (ld - Santos), Mikael (a - América MG), Anderson Jesus (z - Bolívar (BOL)
Treinador: Eduardo Barroca
Time base: Matheus Albino, Hayner, Luis Segovia, Anderson Jesus e Vitinho; Igor Meritão, Nathan Melo, Gegê e Daniel; David da Hora e Anselmo Ramon.
Destaques do time: Anselmo Ramon, Gegê, David da Hora
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Hayner, David Da Hora
18 jogos disputados
8 vitórias; 7 empates; 3 derrotas:
38 gols marcados; 20 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Campeão
Campanha Copa do Brasil: Está na 3a fase por ter sido vice-campeão da Copa do Nordeste de 2024
Campanha Campeonato Regional: Eliminado na 2a fase da Copa do Nordeste 2025
Apesar de conquistar o título estadual em 2025, a diretoria não ficou satisfeita com o desempenho da equipe sob o comando de Umberto Louzer e optou por sua demissão. Para seu lugar, contratou Eduardo Barroca, que terá a missão de reavaliar o elenco e ajustar a equipe para a disputa da Série B.
A grande questão é se haverá tempo suficiente para o novo treinador implementar suas ideias e fortalecer a equipe. Caso contrário, com o atual plantel, a tendência é que o time lute novamente contra o rebaixamento.
Colocação em 2024: 18º colocado na Série A (rebaixado)
Contratações para a Série B: Diego Gonçalves (a - Mirassol), Marcelo Benevenuto (z - Fortaleza), Guilherme Lobo (m - Santa Catarina)
Treinador: Zé Ricardo
Time base: Caíque, Jonathan, Luciano Castan, Rodrigo e Marcelo Hermes; Matheus Trindade, Morelli, Felipe Matheus e Juninho; Neto Pessoa e Talisson.
Destaques do time: Marcelo Hermes, Morelli, Juninho (Werik Popó - atacante)
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Luciano Castan, Morelli, Marcelo Benevenuto, Jonathan
14 jogos disputados
7 vitórias; 6 empates; 1 derrotas:
19 gols marcados; 8 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Eliminado nas quartas de final pelo Joinville
Campanha Copa do Brasil: Está na 3a fase (passou pelo Operário (MS) e Remo)
O Criciúma passou por uma grande reformulação no elenco após o rebaixamento em 2024, mas manteve algumas peças experientes, como o zagueiro Rodrigo e o lateral Marcelo Hermes, ambos com várias temporadas no clube do sul de Santa Catarina.
A equipe avançou para a terceira fase da Copa do Brasil, mas ainda precisa reforçar o elenco para ter chances reais de disputar o acesso e retornar à Série A em 2026.
Colocação em 2024: 20º colocado na Série A (rebaixado)
Contratações para a Série B: Luiz Eduardo (v - Vasco da Gama), Guilherme Mariano (z - Inter de Limeira), Edu (a - Goiás)
Treinador: Guto Ferreira
Time base: Matheus Pasinato, Mateusinho, Bruno Alves, Gabriel e Sander; Denilson, Ruan e Lucas Mineiro; André Luis, Dérik e Pedrinho
Destaques do time: Dérik, Juan Christian, Max Alves
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Artur , Edu
13 jogos disputados
7 vitórias; 5 empates; 1 derrotas:
23 gols marcados; 7 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Vice-Campeão (perdeu a final para o Primavera)
Campanha Copa do Brasil: Eliminado na 1a fase, perdeu nos pênaltis para o Porto Velho (RO)
A equipe mato-grossense não teve um bom início de ano. Apesar de chegar à final do Campeonato Estadual, foi derrotada pelo modesto Primavera, de Primavera do Leste, e ainda sofreu uma eliminação precoce na Copa do Brasil, caindo na primeira fase para o Porto Velho, de Rondônia.
Durante o Estadual, o clube trocou de comando técnico: Bernardo Franco foi demitido e Guto Ferreira assumiu o cargo. A missão do novo treinador é recolocar o time na Série A de 2026, mas, diante do cenário atual, restam muitas dúvidas sobre as chances de acesso.
Colocação em 2024: Subiu da Série C
Contratações para a Série B: Wesley Pomba (a - Coritiba), Denis Júnior (g - Vila Nova - GO), Thiago Lopes (m - Noroeste), Maycon (z - Noroeste), Netinho (m - Água Santa), Albano (m - Inter de Limeira), Carlão (a - Noroeste)
Treinador: Vinicius Bergantin
Time base: Dênis Junior, Weverton, Ronaldo Alves, Gustavo Medina e Edson Lucas; Ricardinho, Ian Lucas e Albano; Wesley Pomba, Quirino e Juninho
Destaques do time: Quirino, Ronaldo, Juninho
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Wesley Pomba, Thiago Lopes
17 jogos disputados
7 vitórias; 4 empates; 6 derrotas:
26 gols marcados; 22 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Eliminado nas quartas de finais no campeonato paulista da série A2 pelo Ituano
Campanha Copa do Brasil: não participou
A Ferroviária não conseguiu o acesso na Série A2 do Campeonato Paulista e terá que permanecer na divisão por mais uma temporada. Agora, a equipe encara a Série B do Campeonato Brasileiro como um aprendizado, buscando corrigir os erros do passado. No entanto, a expectativa é de uma competição desafiadora, e o time deve enfrentar muitas dificuldades ao longo da disputa.
Colocação em 2024: 6º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Jajá (a - Portuguesa - SP)
Treinador: Vagner Mancini (recém contratado no lugar do Jair Ventura)
Time base: Tadeu, Willian Leppo, Lucas Ribeiro, Messias e Lucas Lovat; Marcão, Juninho e Rafael Gava; Weliiton, Facundo Barceló e Pedrinho.
Destaques do time: Tadeu, Juninho e Pedrinho
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Zé Hugo, Tadeu, Régis, Arthur Caíke
20 jogos disputados
8 vitórias; 8 empates; 4 derrotas:
26 gols marcados; 12 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Eliminado na semifinal pelo Vila Nova
Campanha Copa do Brasil: Não participou
Campanha Campeonato Regional: Está na final da Copa Verde, vai decidir com o Paysandu
O Goiás sempre inicia a Série B como um dos favoritos ao acesso, e em 2025 não é diferente. A equipe se reforçou em relação à temporada passada e, apesar de não ter chegado à final do Campeonato Goiano, segue como um forte candidato a uma vaga na Série A de 2026.
Colocação em 2024: 6º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Matheus Frizzo (m - Coritiba)
Treinador: A definir
Time base: Airton, Rafael Donato, Cesar Martins e Patrick; Igor Formiga, Jean Irmer, Marlon e Patrick Brey; Lép Natel, Waguininho e Robson.
Destaques do time: Marlon, Robson, Pablo Dyego
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Robson, Frizzo, Willian Farias, Nathan Fogaça, Patrick Brey, Waguininho
15 jogos disputados
6 vitórias; 6 empates; 3 derrotas:
17 gols marcados; 13 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Eliminado nas quartas de final pelo São Paulo
Campanha Copa do Brasil: Está na 3a fase (eliminou Rio Branco-ES e Operário-MT)
O Grêmio Novorizontino inicia mais uma Série B com o objetivo de ser protagonista, após bater na trave nos últimos dois anos na luta pelo acesso. O técnico Eduardo Baptista segue no comando pelo terceiro ano consecutivo, um fator importante para a continuidade do trabalho e o conhecimento do elenco. Durante o Paulistão, a equipe fez contratações pontuais, tornando o time ainda mais competitivo. Com um elenco reforçado e entrosado, o Tigre do Vale chega forte para brigar novamente pelo acesso à Série A.
Colocação em 2024: 7º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Daniel Amorim (a - Velo Clube), Miranda (z - CRB), Ronald (a - CRB)
Treinador: Bruno Pivetti
Time base: Elias, Diogo Mateus, Joseph, Alan Godoy e Gabriel Feliciano; Jacy, Neto Paraíba e Boschilia; Rodrigo Rodrigues, Vinícius Mingoti e Allano.
Destaques do time: Elias, Boschilia, Vinícius Mingoti
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Boschilia, Fransérgio, Diogo Mateus, Jean Lucas
19 jogos disputados
8 vitórias; 9 empates; 2 derrotas:
26 gols marcados; 14 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Campeão Paranaense
Campanha Copa do Brasil: Está na 3a fase (eliminou Humaitá-AC e Tombense-MG)
Após 10 anos, o Operário voltou a conquistar o título de Campeão Paranaense, um feito que pode servir de impulso para uma boa campanha na Série B, assim como em 2024. A equipe se destaca pela organização e pelo trabalho sólido do técnico Bruno Pivetti, que tem conseguido extrair o melhor do elenco. Com um time competitivo, o Fantasma deve brigar na parte de cima da tabela e sonha com o acesso à Série A.
Colocação em 2024: 13º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Dudu Vieira (v - Juventude), André Lima (m - Confiança-SE), Jorge Benítez (a - Sportivo Luqueño-PY), Reverson (z - Novorizontino)
Treinador: Luizinho Lopes
Time base: Matheus Nogueira, Bryan Borges, Yeferson Quintana, Ramón Martinez e PK; Leandro Vilela e Matheus Vargas; Benjamín Borasi, Nicolas Cavani; Rossi e Marlon Douglas.
Destaques do time: Nicolas, Rossi, Matheus Vargas
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Giovani, Ramon Martinez
16 jogos disputados
10 vitórias; 5 empates; 1 derrotas:
32 gols marcados; 12 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Vai fazer a final do Parazão contra o Remo
Campanha Copa do Brasil: Está na 3a fase, garantiu vaga sendo campeão da Copa Verde 2024
Campanha Campeonato Regional: Vai fazer a final da Copa Verde com o Goiás
O Paysandu teve uma Série B discreta em 2024, lutando contra o rebaixamento durante boa parte do campeonato. Para 2025, a equipe se reforçou com boas contratações, buscando um desempenho mais consistente. No entanto, a expectativa é de uma campanha intermediária, sem grandes riscos, mas também sem um favoritismo claro pelo acesso.
Colocação em 2024: Subiu da Série C
Contratações para a Série B: Caio Vinícius (v - Vitória), Janderson (a - Atlético GO), Ygor Vinhas (g - Água Santa)
Treinador: Daniel Paulista
Time base: Marcelo Rangel, Marcelinho, Ivan Alvarino, Klaus e Sávio; Caio Vinicius, Jaderson e Dodô; Pedro Rocha, Ytalo e Janderson.
Destaques do time: Pedro Castro, Ytalo, Giovanni Pavani
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Reynaldo
13 jogos disputados
8 vitórias; 3 empates; 2 derrotas:
27 gols marcados; 8 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Vai fazer a final do Parazão contra o Paysandu
Campanha Copa do Brasil: Eliminado na 2a fase pelo Criciúma
Campanha Campeonato Regional: Eliminado nas oitavas da Copa Verde pelo São Raimundo (RR).
O Clube do Remo retorna à Série B sem grandes expectativas de acesso, focando inicialmente em garantir a permanência e evitar um retorno à Série C. Com a demissão de Rodrigo Santana, técnico que conquistou o acesso, a equipe agora é comandada por Daniel Paulista, que levou o time à final do Parazão contra o Paysandu.
Apesar de algumas contratações, o Leão Azul deve enfrentar dificuldades ao longo da competição e precisará lutar para se manter na segunda divisão.
Colocação em 2024: 9º colocado na Série B
Contratações para a Série B: Jean Mota (m - Vitória), Weverton (z - Betim-MG), Ruan Ribeiro (a- Inter de Limeira)
Treinador: Rafael Lacerda
Time base: Halls; Elias, Thiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; Arilson, João Vieira e Diego Torres; Vinicius Paiva, Gabriel Poveda e Junior Todinho.
Destaques do time: João Vieira, Gabriel Poveda, Vinicius Paiva
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Walisson Maia, Igor Inocêncio, Arilson, Guilherme Parede
22 jogos disputados
10 vitórias; 9 empates; 3 derrotas:
24 gols marcados; 12 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Campeão Goiano
Campanha Copa do Brasil: Está na 3a fase da Copa do Brasil (eliminou Inter de Limeira e Rio Branco-ES)
Campanha Campeonato Regional: Eliminado na quartas de final da Copa Verde pelo Brasiliense
Empolgado pela conquista do Campeonato Goiano de 2025, o Vila Nova chega à Série B com o objetivo de superar a campanha de 2024, quando perdeu fôlego na reta final e ficou longe do acesso.
O grande trunfo da equipe segue sendo o fator casa, com o Estádio OBA reformado e um novo gramado para a estreia na competição. A expectativa é de que o time consiga uma boa campanha e brigue na parte de cima da tabela.
Colocação em 2024: Subiu da Série C
Contratações para a Série B: Lucas Tocantins (m - São Bernardo), Caio Roque (l - Bahia), Hyuri (a - Quang Nan - Vietnã), Ynayã (l - Água Santa), Johnny (l - Coritiba), Du Fernandes (m - Vila Nova)
Treinador: Rogério Correa
Time base: Jean Drosny, Wellington Silva, Fabricio, Gabriel Bahia e Sanchez; Bruno Barra, Pierre e Robinho; Kelvin, Bruno Santos e MV.
Destaques do time: Bruno Santos, Fabrício, Mirandinha
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Johnny, Ynayã (sub-19 em 2018), Lucas Tocantins, (sub-23 em 2019), Kelvin
13 jogos disputados
6 vitórias; 3 empates; 4 derrotas:
13 gols marcados; 16 gols sofridos
Campanha Campeonato Estadual: Eliminado na Semifinal do Carioca pelo Fluminense
Campanha Copa do Brasil: Não participou
Breve análise: O Volta Redonda fez um bom Campeonato Carioca, chegando entre os quatro finalistas da competição. Agora, após 26 anos, retorna à Série B do Campeonato Brasileiro com o principal objetivo de garantir a permanência.
Ciente dos desafios que enfrentará contra clubes com orçamentos muito superiores, o Voltaço aposta na organização e no trabalho coletivo para fazer uma campanha segura e consolidar sua posição na segunda divisão nacional.
clique nos escudos dos times para visualizar
clique nos escudos dos times para visualizar
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)