HISTÓRIA
Mantendo a sua política de valorizar e se aprofundar na história do maior e mais vitorioso clube do Estado no ano do seu centenário, o site COXAnautas relembra mais uma camisa que participou da Gloriosa história do Coritiba Foot Ball Club.
A camisa de 1989, fornecida pela marca Campeã, viveu a conquista do Campeonato Paranaense sobre o União Bandeirante. No relato do fiel torcedor Alviverde Ricardo Guerra, saiba um pouco mais sobre a vestimenta utilizada pelo Verdão:
Primeiro semestre de 1989. Lembro-me como se fosse hoje: eu ainda criança, com 10 anos de idade, na frente de um moto-rádio acompanhado de meu irmão mais novo, que ao meu lado aprendia a amar um clube do Paraná que na época, tal qual seus rivais, perdia em número de torcedores no interior do estado para clubes gaúchos, cariocas e paulistas.
A voz de Lombardi Junior até hoje está gravada em minha mente: emoções verdadeiras, fortes, que sumiam em dias de chuva através dos 1.430 AM da Rádio Clube B2. Eu, torcedor apaixonado, fazia de tudo para ouvir os gols de Tostão, Kazu, Chicão & Cia, chegando ao ponto de colocar palhas de aço na antena do velho rádio para melhor escutar as vitórias daquele time que, em minha opinião, foi um dos melhores da história de nosso Glorioso.
Lembro-me que na sala de aula do Colégio Mater Dei, ao falar em futebol, me sentia sozinho, pois torcer para clubes paranaenses era algo fora de padrão no interior de nosso Estado.
Tornei-me torcedor do Coritiba influenciado por meu pai, que por sua vez foi motivado por morar em Curitiba nos anos 70 e acompanhar todos aqueles títulos inesquecíveis. Com a exceção do título de 1985, nenhum clube paranaense tinha respaldo forte da mídia, tanto é que o grande elenco de 1989 não teve suas memoráveis partidas transmitidas pela Tv para todo Estado. Jogos pela Tv eram raros para clubes paranaenses! Quem desejasse que fosse ao estádio ou rezasse para que a 1430 AM, a rádio mais potente do Estado na época, pegasse em sua cidade...
Ou seja, numa época em que o Rádio fazia a diferença, o estado do Paraná ficava na mão, isso sem contar a colonização de diversas regiões do estado por gaúchos (sudoeste, oeste e centro) e paulistas (nordeste e norte) que na época possuíam emissoras de penetração nacional e consequentemente expandiram torcidas a ponto de dominar nosso interior. Lembrando que os clubes brasileiros (salvo raras exceções) sequer possuíam departamento de marketing.
Agora, passados alguns anos, posso garantir que nunca uma oportunidade tão fantástica surgiu no sentido de fortalecer a formação de torcidas e divulgação de marcas de clubes como o Glorioso Coritiba. Afirmo isso, pois a visibilidade do clube via TV, seja aberta ou fechada, e as barreiras de distância rompidas com a internet (o exemplo é o portal www.coxanautas.com.br), abrem acesso a qualquer pessoa para acompanhar seu clube de coração. Finalmente, motivados pelo acesso aos jogos, a cada dia mais e mais torcedores do Coritiba surgem no interior do Estado, e é preciso aproveitar essa grande chance!
Porém, aliada à mídia, é necessária a existência de uma equipe campeã. Ninguém motiva-se a torcer sem títulos, sem conquistas, sem vitórias extraordinárias. Futebol é amor, e amor além de fidelidade, companheirismo, reciprocidade e bem querer, para existir, precisa passar pela arte da conquista. No futebol, a conquista do torcedor vem com mídia, títulos e marketing profissional. Fico imaginando o título de 1985 nos dias atuais, ou a equipe de 1989 em campo atualmente, com toda aquela qualidade e técnica. Penso nas imagens desses momentos ao vivo em rede internacional!
Como se trata de um sonho impossível, é preciso saber aliar uma grande equipe, com a mídia aberta ao espetáculo e o trabalho competente do departamento de marketing do clube, que está de parabéns pelo projeto dos consulados. Este, a meu ver, se acompanhado e apoiado da maneira adequada, ajudará a promover a “virada do jogo” no interior do estado, que é a formação de novos torcedores. Isto porque a obrigação de todo paranaense é torcer pela sua terra, apoiar sua gente e, por que não, ousar desejar que o estado todo vista na camisa e no coração as cores eternas de sua bandeira que são o verde e o branco?
Ricardo Guerra é empresário nos ramos do agronegócio e das comunicações no interior do Paraná. Torcedor do Coritiba desde criança, atualmente possui uma das maiores coleções de camisas do Glorioso.
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Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)