
OPINIÃO
Existe uma discussão recente a respeito do uso do preto no uniforme do Coritiba.
Como participante do grupo "Helênicos", que pesquisa a história do Clube, posso afirmar que existe há muito tempo uma associacão entre o nosso uniforme e a cor preta.
Explico: desde a criação do Coritiba, até o início da década de 70, o uniforme tradicional do Clube sempre foi camisa branca e calção preto. Por essa razão, por mais de 60 anos o Coritiba foi chamado de alvinegro, ou "o clube dos calções negros". Alviverde era usado, na verdade, para se referir ao Palestra Itália (que mais tarde fundiu-se ao Ferroviário e Britânia, dando origem ao Colorado) e, às vezes, à Seleção Paranaense.
Pois foi só no início da década de 70, quando o Coxa começou a utilizar a camisa branca com duas faixas verdes horizontais e o Palestra Itália desapareceu, que torcida e a imprensa passaram a referir-se ao Clube como Alviverde, Verdão do Alto da Glória, etc.
Assim, me parece pertinente o uso da cor preta no uniforme dos atletas, por resgatar um pouco do glorioso passado de nosso Clube, o Coritiba.
Guilherme Costa Straube (grupo Helênicos")
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)