
HOMENAGEM
A torcida Coxa Branca poderá contribuir para uma das causas mais nobres quando o assunto é a homenagem aos grandes nomes que construíram a centenária e vitoriosa história Alviverde. De acordo com notícia veiculada no Blog A Torcida Que Nunca Abandona, assinado por Luiz Carlos Betenheuser Junior, os fieis torcedores coritibanos Felipe Oscar Ribeiro e Cristian Simioni, iniciaram um projeto de captação de recursos para confeccionar uma bandeira em homenagem ao grande Aryon Cornelsen - personagem que tem a vida absolutamente ligada ao clube do Alto da Glória.
A ideia é confeccionar uma bandeira de 4x4m ao maior responsável pela reconstrução do Estádio Couto Pereira. O custo deste material está orçado em R$220,00 e trará em seu corpo a seguinte mensagem (ilustrada pela foto desta matéria): "Eu tenho passagens de choro, alegria e desespero, e seu tivesse que fazer tudo outra vez, eu começava de novo" - frase proferida pelo próprio homenageado quando entrevistado por um portal nacional.
Os torcedores Alviverdes que queiram contribuir para esta justa homenagem, poderão fazer os depósitos de qualquer quantia na seguinte conta bancária:
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 0998
Conta: 00140793-6
Operação: 013
Nome: Fabio de Lima Paes
Maiores Informações: cristiansimioni@hotmail ou feliperibeiro19@hotmail.com
Para que a história possa ser conhecida pelos torcedores mais jovens, a equipe do Portal Coxanautas preparou um breve histórico da vida de Aryon Cornelsen, especialmente relacionado à construção do estádio Coxa Branca, confira:
Aryon assumiu a presidência do Coritiba em 1956, ex-jogador, advogado e empresário comercial, com inteligência acima da média, executou o projeto de reconstrução do estádio desenvolvido por seu irmão, Ayrton Cornelsen. A arrecadação de fundos veio de um sorteio nos jogos chamado Bolo Esportivo, idéia que havia fracassado em outros clubes mas foi muito bem sucedido no Coritiba.
Ordenou a derrubada das antigas arquibancadas de cimento e inaugurou uma grandiosa obra em 12 de outubro de 1958, auxiliado por seu pai Emílio Cornelsen, que segundo relatos históricos, abandonou seus negócios para dedicar-se ao projeto, fiscalizando inclusive os pregos que entravam e saiam da obra.
O Bolo Esportivo era um sucesso e todos os recursos eram aplicados na construção do estádio, até 1963, quando Aryon Cornelsen deixou o Coritiba para dedicar-se a sua vida pessoal. O clube passou por um período de crises e deixou de conquistar títulos, até surgir Evangelino da Costa Neves. A obra estava pela metade, os recursos haviam sumido, quando surgiu novamente Aryon Cornelsen, com um novo e ampliado sorteio, agora com carros, casas, vendido em todo o Estado do Paraná, tornando-se novamente um sucesso.
A obra de reconstrução do estádio voltou com força máxima, para a surpresa de todos. Os recursos também foram suficientes para montar grandes equipes que conquistaram diversos títulos através das promoções executadas por Aryon Cornelsen. O estádio foi crescendo, contando também com a participação decisiva dos Irmãos Mauad, com uma maravilhosa contribuição, ao maior palco do futebol paranaense.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)