
Máquina do Tempo
Por: Luiz Eduardo Buquera
Os confrontos entre Coritiba e F. C. Cascavel tiveram início em 2015 com a chegada do time do oeste à primeira divisão do Campeonato Paranaense. Desde então, se enfrentaram anualmente, por pelo menos uma partida. Nesse período, foram sete encontros em Curitiba e cinco em Cascavel.
O retrospecto geral aponta oito vitórias e duas derrotas do Alviverde, além de dois empates. Considerando-se apenas as partidas no palco do espetáculo de domingo, o Glorioso obteve seis vitórias e uma derrota.
As equipes já chegaram a se enfrentar pelas quartas de final do Campeonato Estadual em 2015 e 2017, ambas com classificação do Verdão, que, na segunda oportunidade, sagrou-se campeão. Em 2019, disputaram em partida única, em Cascavel, a vaga para a final do primeiro turno, novamente com classificação Coxa, desta vez decidida nos pênaltis.
Certamente o adversário será bastante complicado, já que a cada temporada tem demonstrado melhores resultados, é organizado e comandado por um treinador que conhece muito bem o Coritiba e que já está treinando a cobra desde 2021.
Hoje, lembraremos a partida de estreia do Coxa no Campeonato Paranaense de 2016. Uma bela vitória por goleada com três gols de pênalti, numa temporada de altos e baixos, que infelizmente terminou sem a conquista de títulos.
Ficha técnica:
Coritiba 4x0 F. C. Cascavel
30 de janeiro de 2016
Estádio Couto Pereira.
Coritiba: Wilson, Ceará, Walison Maia, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Amaral, Juan (Guilherme Parede) e Leandro (Dudu); Kléber e Negueba (Vinícius). Técnico: Gílson Kleina.
Cascavel: Fernando, Romarinho, Henrique, Sorbara e Hildo (Wiliam); Felipe, Vitti, Kanu (Alemão) e Léo Maringá; Grafite e Júlio César. Técnico: Charles Gbeke.
Gols: Kléber (CFC) (2) 24/1 e 41/2, Juan (CFC) 26/2 e Dudu (CFC) 36/2 .
Público pagante: 5.374 pessoas
Público total: 6.445 pessoas
Árbitro: Nilo Neves de Souza Junior.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)