
MARATONA
Após um período de jogos somente aos domingos, inclusive com o treinador Renè Simões comemorando as "semanas cheias" para trabalhar, o Coritiba volta a ter em seu caledário duas partidas por semana durante os meses de julho e agosto. As partidas serão válidas pelo Brasileirão e pela Copa Sul-Americana.
Ontem, na primeira partida desta maratona, contra o Barueri, o Coritiba foi derrotado por 3 a 1, fora de casa. Restam, portanto, 30 dos 33 pontos que estarão em jogo nesta sequência.
"Serão 13 jogos com os dois da Sul-Americana. Conversamos muito sobre isso, o que poderia ajudar e o que poderia atrapalhar. Eu acho que cada um deve pegar essa programação, sentar com a família e discutir onde pode ter uma brecha para ir ao cinema, o dia que pode jantar, o dia que pode levar as crianças ao parque ou fazer algo diferente", afirmou o treinador coritibano na coletiva após o treino da última quinta-feira, 9.
Nas contas de Renè, serão 53 dias diretos, com um jogo atrás do outro. "Vamos passar muito tempo juntos e serão muitas viagens, avião, hotel e 33 pontos em jogo. É a metade dos pontos que você precisa para entrar na Libertadores", destacou o técnico, falando sobre os 11 jogos que serão válidos pelo Brasileiro.
E como não dá para desperdiçar esses pontos, tudo está sendo feito para o elenco sofrer o mínimo de desgaste possível. "É uma fase extremante complicada. Tivemos uma reunião grande com a fisiologia, a nutrição. Conversei com a Flávia (Focaccia, psicóloga) para que nesses 53 dias estejamos com tudo planejado, sabendo tudo o que vamos fazer, dar o melhor para os jogadores, os cuidados todos", explica o treinador.
Renè falou ainda que o fisiologista Raul Osiecki acompanhará a delegação em algumas viagens para monitorar o nível de estresse dos atletas, principalmente quando o time for de uma cidade para outra sem voltar para casa.
Veja a sequência de jogos do Coxa, conforme levantamento do jornalista Rodrigo Sell:
Sequência | Data | Jogo | Campeonato |
1 | 11/7 | Barueri x Coritiba | Brasileirão |
2 | 15/7 | Coritiba x Grêmio | Brasileirão |
3 | 19/7 | A. Paranaense x Coritiba | Brasileirão |
4 | 23/7 | Coritiba x Sport | Brasileirão |
5 | 26/7 | Vitória x Coritiba | Brasileirão |
6 | 29/7 | Coritiba x Botafogo | Brasileirão |
7 | 2/8 | Atlético x Coritiba | Brasileirão |
8 | 5/8 | Coritiba x Santos | Brasileirão |
9 | 9/8 | Coritiba x Cruzeiro | Brasileirão |
10 | a definir | Vitória x Coritiba | Sul-Americana |
11 | 16/8 | Fluminense x Coritiba | Brasileirão |
12 | 19/8 | Coritiba x Palmeiras | Brasileirão |
13 | a definir | Coritiba x Vitória | Sul-Americana |
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)