
Máquina do Tempo
Por: Luiz Eduardo Buquera
Ao longo de sua história, o Coritiba enfrentou várias equipes do interior de Santa Catarina em Curitiba. Em partidas oficiais, os adversários foram Blumenau, Chapecoense, Criciúma, Joinville, Marcílio Dias, Metropol e Tubarão.
A próxima rodada marcará a primeira partida do verdão contra o Brusque na capital paranaense.
Em 10 de outubro de 1954, o Coritiba enfrentou em jogo amistoso no Belfort Duarte (atual Couto Pereira) o Clube Atlético Carlos Renaux, um dos clubes que deram origem ao Brusque. Vitória por 1x0 com direito a gol de Duílio, maior artilheiro de nossa história.
Nos confrontos oficiais realizados em Curitiba contra equipes do interior catarinense, o retrospecto é extremamente favorável ao glorioso. Em 33 partidas, foram dezenove vitórias, dez empates e quatro derrotas:
Blumenau 1V 1E 0D
Chapecoense 4V 0E 1D
Criciúma 10V 4E 3D
Joinville 3V 3E 0D
Marcílio Dias 0V 1E 0D
Metropol 0V 1E 0D
Tubarão. 1V 0E 0D
Registra-se vantagem contra Blumenau, Chapecoense, Criciúma, Joinville e Tubarão; e desempenho neutro contra Marcílio Dias e Metropol.
Os placares mais dilatados em favor do alviverde do Alto da Glória foram por 3x0, contra Tubarão pela Copa Sul de 1999 e Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro de 2014. Todas as derrotas sofridas pelo Coritiba foram pela diferença de 1 gol.
O primeiro confronto em partidas oficiais foi o empate por 1x1 com o Marcílio Dias, de Itajaí, com gol de Oda, no Estádio Durival de Britto e Silva, em 03 de fevereiro de 1962, pelo Torneio Sul Brasileiro. E o último foi em 12 de outubro de 2019, data do aniversário de 110 anos do clube, quando o Coritiba venceu o Criciúma por 1x0 com gol de Róbson.
Tratando-se de partidas amistosas, a primeira realizada em Curitiba que conseguimos identificar contra clubes do interior catarinense foi a vitória por 4x1 contra o Caxias de Joinville em 13 de janeiro de 1929, com tentos de Stephan, Arthur (contra), Staco e Emílio. E a última, um 3x0 sobre o Joinville em 03 de agosto de 2002, com gols de Da Silva, Genílson e Pícoli.
As partidas mais importantes foram:
2x1 contra o Joinville pela segunda fase do Campeonato Brasileiro de 1985, com gols de Dida e Lela.
2x0 frente ao Criciúma com gols de Marcel e Lima, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2003, que garantiu a classificação para a disputa da Copa Libertadores da América do ano seguinte, a derradeira participação do clube.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)