Especial
Foto: Geraldo Bubniak
A noite de 06 de junho de 2013 foi especial para o torcedor Coxa, mas mais especial ainda para o craque Alex. Foi naquela noite que o “menino de ouro” marcou o seu gol de número 400 em sua brilhante carreira.
O ano de 2013 por si só já era especial para a torcida Coxa. O fato de ter de volta um grande ídolo já era motivo para a torcida sorrir. Porém, em 06/06/2013 o Coritiba lutava pela liderança do campeonato brasileiro.
A partida era contra o Fluminense. Mais de 17.000 torcedores em uma quinta-feira à noite. O Coritiba comandado por Marquinhos Santos tinha não só Alex sem seu time, como outros bons jogadores como Robinho, Vanderlei, Victor Ferraz, Junior Urso, o saudoso Gil, Rafinha e Deivid, entre outros. Do outro lado, um Fluminense aguerrido comandado por Abel Braga.
O Coritiba saiu da frente logo aos 15 minutos. Alex, em um prenúncio de uma grande noite, deu um passe genial para Robinho, que só completou para abrir o placar.
Atrás no placar o Fluminense cresceu em campo e empatou a partida aos 22, após o lateral-esquerdo Carlinhos aproveitar uma cobrança de escanteio, se antecipar no primeiro pau e cabecear sem chances para Vanderlei.
Com o placar igualado, porém com a chance de assumir a liderança em caso de vitória, a torcida Coxa passou a cantar alto e empurrar o time, sendo o 12º jogador em campo.
Quando a partida se encaminhava para um empate, aos 42, Alex recebeu de Botinelli, carregou a bola e disparou um “tirambaço” de fora da área, sem nenhuma chance para o goleiro Ricardo Berna. Um verdadeiro golaço no Alto da Glória. Um gol histórico do “menino de ouro”!
Não houve tempo para o Fluminense reagir. Quiseram os Deuses do Futebol que a noite histórica de Alex levasse o Coritiba a liderança do campeonato brasileiro.
Os torcedores que estavam no Alto da Glória se emocionaram, sorriam, choravam de alegria, reverenciando o “menino de ouro” e cantando seu amor pelo Coritiba.
Em declaração exclusiva ao COXAnautas, o craque Alex fala sobre a partida e seu gol histórico:
Era a quarta rodada do brasileiro de 13 e nosso segundo jogo no Couto Pereira. Vínhamos de dois empates com Bahia e Goiás e essa partida caiu numa quinta-feira. Era o último jogo da rodada e sabíamos que se vencemos viraríamos líderes. E eu estava atrás da minha marca pessoal. Na final do paranaense tinha chegado a 399 e buscava aquele 400, que aconteceu naquela noite. O jogo estava bem disputado e num passe do Botinelli eu consegui um espaço pra carregar e chutar de fora. O chute saiu todo cheio de curva e o Berna não conseguiu chegar. Ali atingia uma marca espetacular e o assumíamos a liderança. Uma das grandes lembranças que carregarei do futebol para sempre. Noite inesquecível para mim!
Ficha Técnica
Coritiba: Vanderlei, Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Junior Urso (Everton Costa), Gil (Bottinelli), Robinho (Willian)e Alex; Rafinha e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Fluminense: Ricardo Berna, Rhayner (Biro-Biro), Gum, Digão e Carlinhos, Edinho (Felipe), Diguinho e Wagner; Rafael Sobis, Wellington Silva e Samuel (Thiago Neves).
Técnico: Abel Braga
Gols: Robinho (Coritiba), aos 15 minutos do primeiro tempo; Carlinhos (Fluminense), aos 22 do primeiro tempo; Alex (Coritiba), aos 42 minutos do segundo tempo;
Confira o histórico gol de Alex e os demais lances da partida
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)